CULTURA DO IMPRESSO NO DIGITAL: O TEXTO LITERÁRIO EM PRÁTICAS TRADICIONAIS DE ABORDAGEM DE CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS REVESTIDAS DE TECNOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, GILVAN MATEUS
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/440
Resumo: O letramento digital tem se constituído, atualmente, foco de discussão no processo de ensino e aprendizagem. No bojo das reflexões e de “inovações” para a abordagem, em sala, da lngua portuguesa, coleções didáticas referentes ao Ensino Fundamental II integraram, ao manual impresso, um DVD, disponibilizando objetos educacionais digitais (jogos, animações, infográficos) para abordar conteúdos gramaticais. Torna-se, assim, fundamental analisar como a abordagem desses conteúdos tem incorporado o uso das mídias digitais, de forma a promover o desenvolvimento de competências comunicativas, na perspectiva dos multiletramentos. Para proceder a essa análise, discute-se, brevemente, a origem e a história da constituição da tradição dos estudos gramaticais, de modo que se observa o desenvolvimento de uma cultura impressa (gramáticas, manuais didáticos, livretos, apostilas de cursinho) que favoreceu o processo de transformação de uso inicial do texto literário como exemplo da língua padrão, por meio dos grandes clássicos, para seu uso como pretexto para abordagem de tópicos da gramática normativa.
id IFES-1_1c5bbca89081131d7602d46e13310d6e
oai_identifier_str oai::article/440
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling CULTURA DO IMPRESSO NO DIGITAL: O TEXTO LITERÁRIO EM PRÁTICAS TRADICIONAIS DE ABORDAGEM DE CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS REVESTIDAS DE TECNOLOGIA Texto literárioCultura digitalMultiletramentosO letramento digital tem se constituído, atualmente, foco de discussão no processo de ensino e aprendizagem. No bojo das reflexões e de “inovações” para a abordagem, em sala, da lngua portuguesa, coleções didáticas referentes ao Ensino Fundamental II integraram, ao manual impresso, um DVD, disponibilizando objetos educacionais digitais (jogos, animações, infográficos) para abordar conteúdos gramaticais. Torna-se, assim, fundamental analisar como a abordagem desses conteúdos tem incorporado o uso das mídias digitais, de forma a promover o desenvolvimento de competências comunicativas, na perspectiva dos multiletramentos. Para proceder a essa análise, discute-se, brevemente, a origem e a história da constituição da tradição dos estudos gramaticais, de modo que se observa o desenvolvimento de uma cultura impressa (gramáticas, manuais didáticos, livretos, apostilas de cursinho) que favoreceu o processo de transformação de uso inicial do texto literário como exemplo da língua padrão, por meio dos grandes clássicos, para seu uso como pretexto para abordagem de tópicos da gramática normativa.Instituto Federal do Espírito Santo2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/440Revista Ifes Ciência ; v. 1 n. 1 (2019): Edição Especial de Letras; 28-422359-479910.36524/ric.v1i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/440/387Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessSOARES, GILVAN MATEUS2020-07-08T17:26:46Zoai::article/440Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:39.835842Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv CULTURA DO IMPRESSO NO DIGITAL: O TEXTO LITERÁRIO EM PRÁTICAS TRADICIONAIS DE ABORDAGEM DE CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS REVESTIDAS DE TECNOLOGIA
title CULTURA DO IMPRESSO NO DIGITAL: O TEXTO LITERÁRIO EM PRÁTICAS TRADICIONAIS DE ABORDAGEM DE CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS REVESTIDAS DE TECNOLOGIA
spellingShingle CULTURA DO IMPRESSO NO DIGITAL: O TEXTO LITERÁRIO EM PRÁTICAS TRADICIONAIS DE ABORDAGEM DE CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS REVESTIDAS DE TECNOLOGIA
SOARES, GILVAN MATEUS
Texto literário
Cultura digital
Multiletramentos
title_short CULTURA DO IMPRESSO NO DIGITAL: O TEXTO LITERÁRIO EM PRÁTICAS TRADICIONAIS DE ABORDAGEM DE CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS REVESTIDAS DE TECNOLOGIA
title_full CULTURA DO IMPRESSO NO DIGITAL: O TEXTO LITERÁRIO EM PRÁTICAS TRADICIONAIS DE ABORDAGEM DE CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS REVESTIDAS DE TECNOLOGIA
title_fullStr CULTURA DO IMPRESSO NO DIGITAL: O TEXTO LITERÁRIO EM PRÁTICAS TRADICIONAIS DE ABORDAGEM DE CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS REVESTIDAS DE TECNOLOGIA
title_full_unstemmed CULTURA DO IMPRESSO NO DIGITAL: O TEXTO LITERÁRIO EM PRÁTICAS TRADICIONAIS DE ABORDAGEM DE CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS REVESTIDAS DE TECNOLOGIA
title_sort CULTURA DO IMPRESSO NO DIGITAL: O TEXTO LITERÁRIO EM PRÁTICAS TRADICIONAIS DE ABORDAGEM DE CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS REVESTIDAS DE TECNOLOGIA
author SOARES, GILVAN MATEUS
author_facet SOARES, GILVAN MATEUS
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, GILVAN MATEUS
dc.subject.por.fl_str_mv Texto literário
Cultura digital
Multiletramentos
topic Texto literário
Cultura digital
Multiletramentos
description O letramento digital tem se constituído, atualmente, foco de discussão no processo de ensino e aprendizagem. No bojo das reflexões e de “inovações” para a abordagem, em sala, da lngua portuguesa, coleções didáticas referentes ao Ensino Fundamental II integraram, ao manual impresso, um DVD, disponibilizando objetos educacionais digitais (jogos, animações, infográficos) para abordar conteúdos gramaticais. Torna-se, assim, fundamental analisar como a abordagem desses conteúdos tem incorporado o uso das mídias digitais, de forma a promover o desenvolvimento de competências comunicativas, na perspectiva dos multiletramentos. Para proceder a essa análise, discute-se, brevemente, a origem e a história da constituição da tradição dos estudos gramaticais, de modo que se observa o desenvolvimento de uma cultura impressa (gramáticas, manuais didáticos, livretos, apostilas de cursinho) que favoreceu o processo de transformação de uso inicial do texto literário como exemplo da língua padrão, por meio dos grandes clássicos, para seu uso como pretexto para abordagem de tópicos da gramática normativa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/440
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/440/387
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 1 n. 1 (2019): Edição Especial de Letras; 28-42
2359-4799
10.36524/ric.v1i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948024898027520