GÊNERO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZANDO REPRESENTAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Santos, Katia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/70
Resumo: O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que analisou um livro didático como instrumental de uma pedagogia da sexualidade no contexto escolar, que formata e legitima saberes, identidades de gênero, diferenças e desigualdades. Em especial, a pesquisa problematizou categorias de representação de gênero em um livro didático de matemática, utilizado por estudantes do Ensino Médio de uma instituição de ensino em Minas Gerais, e constatou como tais representações ainda legitimam posições hierarquizantes de sujeito, (re)produzem os estereótipos de gênero e diversidade presentes na educação e em nossa sociedade. Os resultados apontaram, mais uma vez, a urgência de investimentos em uma micropolítica de desestabilização de nossas escolhas, ações e representações no/do espaço escolar de forma a reduzir os processos discriminatórios a que estão sujeitas as representações do gênero feminino nas mais diversas instâncias desse espaço.
id IFES-1_1c6009e74c5581919be16182a860b419
oai_identifier_str oai::article/70
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling GÊNERO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZANDO REPRESENTAÇÕES DesigualdadeGêneroLivro didáticoRepresentaçãoO artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que analisou um livro didático como instrumental de uma pedagogia da sexualidade no contexto escolar, que formata e legitima saberes, identidades de gênero, diferenças e desigualdades. Em especial, a pesquisa problematizou categorias de representação de gênero em um livro didático de matemática, utilizado por estudantes do Ensino Médio de uma instituição de ensino em Minas Gerais, e constatou como tais representações ainda legitimam posições hierarquizantes de sujeito, (re)produzem os estereótipos de gênero e diversidade presentes na educação e em nossa sociedade. Os resultados apontaram, mais uma vez, a urgência de investimentos em uma micropolítica de desestabilização de nossas escolhas, ações e representações no/do espaço escolar de forma a reduzir os processos discriminatórios a que estão sujeitas as representações do gênero feminino nas mais diversas instâncias desse espaço.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/7010.36524/dect.v4i01.70Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 01 (2014): 2014 - 01; 151-1782236-215010.36524/dect.v4i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/70/65Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Santos, Katia2019-10-17T21:38:14Zoai::article/70Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:00.614299Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv GÊNERO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZANDO REPRESENTAÇÕES
title GÊNERO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZANDO REPRESENTAÇÕES
spellingShingle GÊNERO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZANDO REPRESENTAÇÕES
Costa Santos, Katia
Desigualdade
Gênero
Livro didático
Representação
title_short GÊNERO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZANDO REPRESENTAÇÕES
title_full GÊNERO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZANDO REPRESENTAÇÕES
title_fullStr GÊNERO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZANDO REPRESENTAÇÕES
title_full_unstemmed GÊNERO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZANDO REPRESENTAÇÕES
title_sort GÊNERO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZANDO REPRESENTAÇÕES
author Costa Santos, Katia
author_facet Costa Santos, Katia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Santos, Katia
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdade
Gênero
Livro didático
Representação
topic Desigualdade
Gênero
Livro didático
Representação
description O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que analisou um livro didático como instrumental de uma pedagogia da sexualidade no contexto escolar, que formata e legitima saberes, identidades de gênero, diferenças e desigualdades. Em especial, a pesquisa problematizou categorias de representação de gênero em um livro didático de matemática, utilizado por estudantes do Ensino Médio de uma instituição de ensino em Minas Gerais, e constatou como tais representações ainda legitimam posições hierarquizantes de sujeito, (re)produzem os estereótipos de gênero e diversidade presentes na educação e em nossa sociedade. Os resultados apontaram, mais uma vez, a urgência de investimentos em uma micropolítica de desestabilização de nossas escolhas, ações e representações no/do espaço escolar de forma a reduzir os processos discriminatórios a que estão sujeitas as representações do gênero feminino nas mais diversas instâncias desse espaço.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/70
10.36524/dect.v4i01.70
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/70
identifier_str_mv 10.36524/dect.v4i01.70
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/70/65
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 01 (2014): 2014 - 01; 151-178
2236-2150
10.36524/dect.v4i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027520516096