GÊNERO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZANDO REPRESENTAÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/70 |
Resumo: | O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que analisou um livro didático como instrumental de uma pedagogia da sexualidade no contexto escolar, que formata e legitima saberes, identidades de gênero, diferenças e desigualdades. Em especial, a pesquisa problematizou categorias de representação de gênero em um livro didático de matemática, utilizado por estudantes do Ensino Médio de uma instituição de ensino em Minas Gerais, e constatou como tais representações ainda legitimam posições hierarquizantes de sujeito, (re)produzem os estereótipos de gênero e diversidade presentes na educação e em nossa sociedade. Os resultados apontaram, mais uma vez, a urgência de investimentos em uma micropolítica de desestabilização de nossas escolhas, ações e representações no/do espaço escolar de forma a reduzir os processos discriminatórios a que estão sujeitas as representações do gênero feminino nas mais diversas instâncias desse espaço. |
id |
IFES-1_1c6009e74c5581919be16182a860b419 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/70 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
GÊNERO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZANDO REPRESENTAÇÕES DesigualdadeGêneroLivro didáticoRepresentaçãoO artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que analisou um livro didático como instrumental de uma pedagogia da sexualidade no contexto escolar, que formata e legitima saberes, identidades de gênero, diferenças e desigualdades. Em especial, a pesquisa problematizou categorias de representação de gênero em um livro didático de matemática, utilizado por estudantes do Ensino Médio de uma instituição de ensino em Minas Gerais, e constatou como tais representações ainda legitimam posições hierarquizantes de sujeito, (re)produzem os estereótipos de gênero e diversidade presentes na educação e em nossa sociedade. Os resultados apontaram, mais uma vez, a urgência de investimentos em uma micropolítica de desestabilização de nossas escolhas, ações e representações no/do espaço escolar de forma a reduzir os processos discriminatórios a que estão sujeitas as representações do gênero feminino nas mais diversas instâncias desse espaço.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/7010.36524/dect.v4i01.70Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 01 (2014): 2014 - 01; 151-1782236-215010.36524/dect.v4i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/70/65Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Santos, Katia2019-10-17T21:38:14Zoai::article/70Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:00.614299Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GÊNERO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZANDO REPRESENTAÇÕES |
title |
GÊNERO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZANDO REPRESENTAÇÕES |
spellingShingle |
GÊNERO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZANDO REPRESENTAÇÕES Costa Santos, Katia Desigualdade Gênero Livro didático Representação |
title_short |
GÊNERO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZANDO REPRESENTAÇÕES |
title_full |
GÊNERO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZANDO REPRESENTAÇÕES |
title_fullStr |
GÊNERO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZANDO REPRESENTAÇÕES |
title_full_unstemmed |
GÊNERO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZANDO REPRESENTAÇÕES |
title_sort |
GÊNERO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZANDO REPRESENTAÇÕES |
author |
Costa Santos, Katia |
author_facet |
Costa Santos, Katia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa Santos, Katia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desigualdade Gênero Livro didático Representação |
topic |
Desigualdade Gênero Livro didático Representação |
description |
O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que analisou um livro didático como instrumental de uma pedagogia da sexualidade no contexto escolar, que formata e legitima saberes, identidades de gênero, diferenças e desigualdades. Em especial, a pesquisa problematizou categorias de representação de gênero em um livro didático de matemática, utilizado por estudantes do Ensino Médio de uma instituição de ensino em Minas Gerais, e constatou como tais representações ainda legitimam posições hierarquizantes de sujeito, (re)produzem os estereótipos de gênero e diversidade presentes na educação e em nossa sociedade. Os resultados apontaram, mais uma vez, a urgência de investimentos em uma micropolítica de desestabilização de nossas escolhas, ações e representações no/do espaço escolar de forma a reduzir os processos discriminatórios a que estão sujeitas as representações do gênero feminino nas mais diversas instâncias desse espaço. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/70 10.36524/dect.v4i01.70 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/70 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v4i01.70 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/70/65 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 01 (2014): 2014 - 01; 151-178 2236-2150 10.36524/dect.v4i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027520516096 |