A Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os Institutos Federais no Contexto Regional: Diálogos com o Desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/361 |
Resumo: | A proposta do artigo é analisar os efeitos da expansão da Rede Federal e da criação dos Institutos Federais e sua contribuição para o desenvolvimento considerando as possibilidades multi e transescalares, a partir do diálogo que potencializa intervenções a favor do desenvolvimento. Os conceitos de território, escalas e desenvolvimento, aqui apresentados na propositura de fundamentos teóricos, buscam sustentar os argumentos que conduzem às reflexões pretendidas. A Educação Profissional e Tecnológica e seu protagonismo nos processos de desenvolvimento são analisados sem desconsiderar autonomia, hierarquias e limites do poder subnacional, num gerenciamento autossustentável de seu futuro. Por fim, dentro das políticas de expansão da Rede Federal, aborda, em especial, os Institutos Federais e o papel estratégico que podem assumir numa proposição de desenvolvimento que fortaleça a cidadania. |
id |
IFES-1_22a7b8b2f24e697d8cebc00f2386f8a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/361 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
A Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os Institutos Federais no Contexto Regional: Diálogos com o DesenvolvimentoInstitutos FederaisEscalasTerritóriosDesenvolvimento A proposta do artigo é analisar os efeitos da expansão da Rede Federal e da criação dos Institutos Federais e sua contribuição para o desenvolvimento considerando as possibilidades multi e transescalares, a partir do diálogo que potencializa intervenções a favor do desenvolvimento. Os conceitos de território, escalas e desenvolvimento, aqui apresentados na propositura de fundamentos teóricos, buscam sustentar os argumentos que conduzem às reflexões pretendidas. A Educação Profissional e Tecnológica e seu protagonismo nos processos de desenvolvimento são analisados sem desconsiderar autonomia, hierarquias e limites do poder subnacional, num gerenciamento autossustentável de seu futuro. Por fim, dentro das políticas de expansão da Rede Federal, aborda, em especial, os Institutos Federais e o papel estratégico que podem assumir numa proposição de desenvolvimento que fortaleça a cidadania. EDIFES2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/36110.36524/ept.v1i1.361Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 1 n. 1 (2017): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 90-1052594-482710.36524/ept.v1i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/361/321Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessAugusto Caldas Pereira, Luiz 2019-12-12T13:57:42Zoai::article/361Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:13.437344Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os Institutos Federais no Contexto Regional: Diálogos com o Desenvolvimento |
title |
A Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os Institutos Federais no Contexto Regional: Diálogos com o Desenvolvimento |
spellingShingle |
A Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os Institutos Federais no Contexto Regional: Diálogos com o Desenvolvimento Augusto Caldas Pereira, Luiz Institutos Federais Escalas Territórios Desenvolvimento |
title_short |
A Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os Institutos Federais no Contexto Regional: Diálogos com o Desenvolvimento |
title_full |
A Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os Institutos Federais no Contexto Regional: Diálogos com o Desenvolvimento |
title_fullStr |
A Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os Institutos Federais no Contexto Regional: Diálogos com o Desenvolvimento |
title_full_unstemmed |
A Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os Institutos Federais no Contexto Regional: Diálogos com o Desenvolvimento |
title_sort |
A Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os Institutos Federais no Contexto Regional: Diálogos com o Desenvolvimento |
author |
Augusto Caldas Pereira, Luiz |
author_facet |
Augusto Caldas Pereira, Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Augusto Caldas Pereira, Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Institutos Federais Escalas Territórios Desenvolvimento |
topic |
Institutos Federais Escalas Territórios Desenvolvimento |
description |
A proposta do artigo é analisar os efeitos da expansão da Rede Federal e da criação dos Institutos Federais e sua contribuição para o desenvolvimento considerando as possibilidades multi e transescalares, a partir do diálogo que potencializa intervenções a favor do desenvolvimento. Os conceitos de território, escalas e desenvolvimento, aqui apresentados na propositura de fundamentos teóricos, buscam sustentar os argumentos que conduzem às reflexões pretendidas. A Educação Profissional e Tecnológica e seu protagonismo nos processos de desenvolvimento são analisados sem desconsiderar autonomia, hierarquias e limites do poder subnacional, num gerenciamento autossustentável de seu futuro. Por fim, dentro das políticas de expansão da Rede Federal, aborda, em especial, os Institutos Federais e o papel estratégico que podem assumir numa proposição de desenvolvimento que fortaleça a cidadania. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/361 10.36524/ept.v1i1.361 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/361 |
identifier_str_mv |
10.36524/ept.v1i1.361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/361/321 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 1 n. 1 (2017): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 90-105 2594-4827 10.36524/ept.v1i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029325115392 |