ENSINO HÍBRIDO: MÉTODO DA SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA AO ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meyer, Ana Paula
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gualandi, Jorge Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2454
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação qualitativa do tipo intervenção pedagógica seguindo respectivamente as acepções de Bogdan e Biklen e Damiani, et al.  A pesquisa de intervenção foi realizada por meio da proposta da sala de aula invertida no ensino híbrido na conceituação de Bacich, Tanzi Neto e Trevisani, utilizando para tanto as ferramentas digitais como: Podcast, Word Cloud e Padlet. A metodologia da sala de aula invertida no ensino híbrido foi aplicada na disciplina de mineralogia do curso de graduação em Engenharia de Minas do Ifes - campus Cachoeiro de Itapemirim durante o período de pandemia da Covid-19, com a participação de quatro alunos. A pesquisa de intervenção pedagógica teve como objetivo possibilitar uma maior interação dos sujeitos da pesquisa com o conteúdo teórico sobre propriedades físicas dos minerais abordado na disciplina de mineralogia. Este conteúdo foi escolhido por possibilitar a aplicação do método da sala de aula invertida, contendo conteúdos teóricos que necessitam ser aplicados na prática do reconhecimento mineral. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, a metodologia da sala de aula invertida conforme modelo de rotação da proposta pedagógica do ensino híbrido se mostrou como uma prática que favoreceu aos sujeitos envolvidos na pesquisa, engajamento nos assuntos teóricos e práticos relacionados ao conteúdo propriedades físicas dos minerais, autonomia e motivação intrínseca nos processos de ensino e de aprendizagem. A prática de reconhecimento das propriedades físicas dos minerais realizada em sala de aula durante a pesquisa de intervenção foi um ambiente de discussões e reflexões, em que a professora teve como função significar as informações oriundas das pesquisas e questionamentos dos sujeitos.
id IFES-1_2670ae4c318af7c7d40bbb362e024207
oai_identifier_str oai::article/2454
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling ENSINO HÍBRIDO: MÉTODO DA SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA AO ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAISEste trabalho apresenta os resultados de uma investigação qualitativa do tipo intervenção pedagógica seguindo respectivamente as acepções de Bogdan e Biklen e Damiani, et al.  A pesquisa de intervenção foi realizada por meio da proposta da sala de aula invertida no ensino híbrido na conceituação de Bacich, Tanzi Neto e Trevisani, utilizando para tanto as ferramentas digitais como: Podcast, Word Cloud e Padlet. A metodologia da sala de aula invertida no ensino híbrido foi aplicada na disciplina de mineralogia do curso de graduação em Engenharia de Minas do Ifes - campus Cachoeiro de Itapemirim durante o período de pandemia da Covid-19, com a participação de quatro alunos. A pesquisa de intervenção pedagógica teve como objetivo possibilitar uma maior interação dos sujeitos da pesquisa com o conteúdo teórico sobre propriedades físicas dos minerais abordado na disciplina de mineralogia. Este conteúdo foi escolhido por possibilitar a aplicação do método da sala de aula invertida, contendo conteúdos teóricos que necessitam ser aplicados na prática do reconhecimento mineral. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, a metodologia da sala de aula invertida conforme modelo de rotação da proposta pedagógica do ensino híbrido se mostrou como uma prática que favoreceu aos sujeitos envolvidos na pesquisa, engajamento nos assuntos teóricos e práticos relacionados ao conteúdo propriedades físicas dos minerais, autonomia e motivação intrínseca nos processos de ensino e de aprendizagem. A prática de reconhecimento das propriedades físicas dos minerais realizada em sala de aula durante a pesquisa de intervenção foi um ambiente de discussões e reflexões, em que a professora teve como função significar as informações oriundas das pesquisas e questionamentos dos sujeitos.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2023-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2454Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 13 n. 1 (2023): Debates na educação contemporânea2236-215010.36524/dect.v13i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2454/1112Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMeyer, Ana PaulaGualandi, Jorge Henrique2023-12-16T12:07:17Zoai::article/2454Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:12.996882Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO HÍBRIDO: MÉTODO DA SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA AO ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS
title ENSINO HÍBRIDO: MÉTODO DA SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA AO ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS
spellingShingle ENSINO HÍBRIDO: MÉTODO DA SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA AO ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS
Meyer, Ana Paula
title_short ENSINO HÍBRIDO: MÉTODO DA SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA AO ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS
title_full ENSINO HÍBRIDO: MÉTODO DA SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA AO ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS
title_fullStr ENSINO HÍBRIDO: MÉTODO DA SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA AO ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS
title_full_unstemmed ENSINO HÍBRIDO: MÉTODO DA SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA AO ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS
title_sort ENSINO HÍBRIDO: MÉTODO DA SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA AO ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS
author Meyer, Ana Paula
author_facet Meyer, Ana Paula
Gualandi, Jorge Henrique
author_role author
author2 Gualandi, Jorge Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meyer, Ana Paula
Gualandi, Jorge Henrique
description Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação qualitativa do tipo intervenção pedagógica seguindo respectivamente as acepções de Bogdan e Biklen e Damiani, et al.  A pesquisa de intervenção foi realizada por meio da proposta da sala de aula invertida no ensino híbrido na conceituação de Bacich, Tanzi Neto e Trevisani, utilizando para tanto as ferramentas digitais como: Podcast, Word Cloud e Padlet. A metodologia da sala de aula invertida no ensino híbrido foi aplicada na disciplina de mineralogia do curso de graduação em Engenharia de Minas do Ifes - campus Cachoeiro de Itapemirim durante o período de pandemia da Covid-19, com a participação de quatro alunos. A pesquisa de intervenção pedagógica teve como objetivo possibilitar uma maior interação dos sujeitos da pesquisa com o conteúdo teórico sobre propriedades físicas dos minerais abordado na disciplina de mineralogia. Este conteúdo foi escolhido por possibilitar a aplicação do método da sala de aula invertida, contendo conteúdos teóricos que necessitam ser aplicados na prática do reconhecimento mineral. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, a metodologia da sala de aula invertida conforme modelo de rotação da proposta pedagógica do ensino híbrido se mostrou como uma prática que favoreceu aos sujeitos envolvidos na pesquisa, engajamento nos assuntos teóricos e práticos relacionados ao conteúdo propriedades físicas dos minerais, autonomia e motivação intrínseca nos processos de ensino e de aprendizagem. A prática de reconhecimento das propriedades físicas dos minerais realizada em sala de aula durante a pesquisa de intervenção foi um ambiente de discussões e reflexões, em que a professora teve como função significar as informações oriundas das pesquisas e questionamentos dos sujeitos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2454
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2454/1112
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 13 n. 1 (2023): Debates na educação contemporânea
2236-2150
10.36524/dect.v13i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028989571072