ENSINO HÍBRIDO: MÉTODO DA SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA AO ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2454 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação qualitativa do tipo intervenção pedagógica seguindo respectivamente as acepções de Bogdan e Biklen e Damiani, et al. A pesquisa de intervenção foi realizada por meio da proposta da sala de aula invertida no ensino híbrido na conceituação de Bacich, Tanzi Neto e Trevisani, utilizando para tanto as ferramentas digitais como: Podcast, Word Cloud e Padlet. A metodologia da sala de aula invertida no ensino híbrido foi aplicada na disciplina de mineralogia do curso de graduação em Engenharia de Minas do Ifes - campus Cachoeiro de Itapemirim durante o período de pandemia da Covid-19, com a participação de quatro alunos. A pesquisa de intervenção pedagógica teve como objetivo possibilitar uma maior interação dos sujeitos da pesquisa com o conteúdo teórico sobre propriedades físicas dos minerais abordado na disciplina de mineralogia. Este conteúdo foi escolhido por possibilitar a aplicação do método da sala de aula invertida, contendo conteúdos teóricos que necessitam ser aplicados na prática do reconhecimento mineral. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, a metodologia da sala de aula invertida conforme modelo de rotação da proposta pedagógica do ensino híbrido se mostrou como uma prática que favoreceu aos sujeitos envolvidos na pesquisa, engajamento nos assuntos teóricos e práticos relacionados ao conteúdo propriedades físicas dos minerais, autonomia e motivação intrínseca nos processos de ensino e de aprendizagem. A prática de reconhecimento das propriedades físicas dos minerais realizada em sala de aula durante a pesquisa de intervenção foi um ambiente de discussões e reflexões, em que a professora teve como função significar as informações oriundas das pesquisas e questionamentos dos sujeitos. |
id |
IFES-1_2670ae4c318af7c7d40bbb362e024207 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/2454 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO HÍBRIDO: MÉTODO DA SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA AO ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAISEste trabalho apresenta os resultados de uma investigação qualitativa do tipo intervenção pedagógica seguindo respectivamente as acepções de Bogdan e Biklen e Damiani, et al. A pesquisa de intervenção foi realizada por meio da proposta da sala de aula invertida no ensino híbrido na conceituação de Bacich, Tanzi Neto e Trevisani, utilizando para tanto as ferramentas digitais como: Podcast, Word Cloud e Padlet. A metodologia da sala de aula invertida no ensino híbrido foi aplicada na disciplina de mineralogia do curso de graduação em Engenharia de Minas do Ifes - campus Cachoeiro de Itapemirim durante o período de pandemia da Covid-19, com a participação de quatro alunos. A pesquisa de intervenção pedagógica teve como objetivo possibilitar uma maior interação dos sujeitos da pesquisa com o conteúdo teórico sobre propriedades físicas dos minerais abordado na disciplina de mineralogia. Este conteúdo foi escolhido por possibilitar a aplicação do método da sala de aula invertida, contendo conteúdos teóricos que necessitam ser aplicados na prática do reconhecimento mineral. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, a metodologia da sala de aula invertida conforme modelo de rotação da proposta pedagógica do ensino híbrido se mostrou como uma prática que favoreceu aos sujeitos envolvidos na pesquisa, engajamento nos assuntos teóricos e práticos relacionados ao conteúdo propriedades físicas dos minerais, autonomia e motivação intrínseca nos processos de ensino e de aprendizagem. A prática de reconhecimento das propriedades físicas dos minerais realizada em sala de aula durante a pesquisa de intervenção foi um ambiente de discussões e reflexões, em que a professora teve como função significar as informações oriundas das pesquisas e questionamentos dos sujeitos.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2023-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2454Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 13 n. 1 (2023): Debates na educação contemporânea2236-215010.36524/dect.v13i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2454/1112Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMeyer, Ana PaulaGualandi, Jorge Henrique2023-12-16T12:07:17Zoai::article/2454Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:12.996882Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO HÍBRIDO: MÉTODO DA SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA AO ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS |
title |
ENSINO HÍBRIDO: MÉTODO DA SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA AO ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS |
spellingShingle |
ENSINO HÍBRIDO: MÉTODO DA SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA AO ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS Meyer, Ana Paula |
title_short |
ENSINO HÍBRIDO: MÉTODO DA SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA AO ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS |
title_full |
ENSINO HÍBRIDO: MÉTODO DA SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA AO ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS |
title_fullStr |
ENSINO HÍBRIDO: MÉTODO DA SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA AO ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS |
title_full_unstemmed |
ENSINO HÍBRIDO: MÉTODO DA SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA AO ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS |
title_sort |
ENSINO HÍBRIDO: MÉTODO DA SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA AO ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS |
author |
Meyer, Ana Paula |
author_facet |
Meyer, Ana Paula Gualandi, Jorge Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Gualandi, Jorge Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meyer, Ana Paula Gualandi, Jorge Henrique |
description |
Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação qualitativa do tipo intervenção pedagógica seguindo respectivamente as acepções de Bogdan e Biklen e Damiani, et al. A pesquisa de intervenção foi realizada por meio da proposta da sala de aula invertida no ensino híbrido na conceituação de Bacich, Tanzi Neto e Trevisani, utilizando para tanto as ferramentas digitais como: Podcast, Word Cloud e Padlet. A metodologia da sala de aula invertida no ensino híbrido foi aplicada na disciplina de mineralogia do curso de graduação em Engenharia de Minas do Ifes - campus Cachoeiro de Itapemirim durante o período de pandemia da Covid-19, com a participação de quatro alunos. A pesquisa de intervenção pedagógica teve como objetivo possibilitar uma maior interação dos sujeitos da pesquisa com o conteúdo teórico sobre propriedades físicas dos minerais abordado na disciplina de mineralogia. Este conteúdo foi escolhido por possibilitar a aplicação do método da sala de aula invertida, contendo conteúdos teóricos que necessitam ser aplicados na prática do reconhecimento mineral. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, a metodologia da sala de aula invertida conforme modelo de rotação da proposta pedagógica do ensino híbrido se mostrou como uma prática que favoreceu aos sujeitos envolvidos na pesquisa, engajamento nos assuntos teóricos e práticos relacionados ao conteúdo propriedades físicas dos minerais, autonomia e motivação intrínseca nos processos de ensino e de aprendizagem. A prática de reconhecimento das propriedades físicas dos minerais realizada em sala de aula durante a pesquisa de intervenção foi um ambiente de discussões e reflexões, em que a professora teve como função significar as informações oriundas das pesquisas e questionamentos dos sujeitos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2454 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2454/1112 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 13 n. 1 (2023): Debates na educação contemporânea 2236-2150 10.36524/dect.v13i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028989571072 |