DIÁLOGOS MATEMÁTICOS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À AÇÃO PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/819 |
Resumo: | A Diretoria Pedagógica da Rede Municipal de Educação de Goiânia (RME) por meio da articulação de suas gerências elaborou e ministrou o Projeto de formação continuada Diálogos Matemáticos: da formação de professores à ação pedagógica, que foi destinada aos professores que trabalham com o componente curricular Matemática nos Ciclos II e III do ensino fundamental. A formação foi realizada em modo presencial e com atividades orientadas à distância. Abordou assuntos relativos às unidades temáticas da matemática (Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Probabilidade e Estatística), por meio da conexão entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Proposta Político Pedagógica (PPP) da RME, fomentou o debate e o conhecimento sobre o uso das metodologias no ensino da matemática, sobretudo a metodologia de resolução de problemas. Os cursistas pontuaram aspectos positivos relacionados ao processo formativo. |
id |
IFES-1_33c72959b03ba7bbeece08a4f2c6e5c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/819 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
DIÁLOGOS MATEMÁTICOS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À AÇÃO PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORESEducação MatemáticaFormação ContinuadaBase Nacional Comum CurricularProposta Político PedagógicaResolução de Problemas.A Diretoria Pedagógica da Rede Municipal de Educação de Goiânia (RME) por meio da articulação de suas gerências elaborou e ministrou o Projeto de formação continuada Diálogos Matemáticos: da formação de professores à ação pedagógica, que foi destinada aos professores que trabalham com o componente curricular Matemática nos Ciclos II e III do ensino fundamental. A formação foi realizada em modo presencial e com atividades orientadas à distância. Abordou assuntos relativos às unidades temáticas da matemática (Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Probabilidade e Estatística), por meio da conexão entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Proposta Político Pedagógica (PPP) da RME, fomentou o debate e o conhecimento sobre o uso das metodologias no ensino da matemática, sobretudo a metodologia de resolução de problemas. Os cursistas pontuaram aspectos positivos relacionados ao processo formativo.EDIFES2020-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/81910.36524/saladeaula.v9i2.819Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 2 (2020): Relatos de Pesquisas em Práticas Educativas; 94-1062316-729710.36524/saladeaula.v9i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/819/595Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Barbosa, CíceroRodrigues, Humberto Nunes Friedrich, Márcia Lima, Romeu Fernandes de Silva, Suzana Maria Xavier 2021-08-03T04:00:55Zoai::article/819Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:53.555818Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIÁLOGOS MATEMÁTICOS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À AÇÃO PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
title |
DIÁLOGOS MATEMÁTICOS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À AÇÃO PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
spellingShingle |
DIÁLOGOS MATEMÁTICOS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À AÇÃO PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Rodrigues Barbosa, Cícero Educação Matemática Formação Continuada Base Nacional Comum Curricular Proposta Político Pedagógica Resolução de Problemas. |
title_short |
DIÁLOGOS MATEMÁTICOS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À AÇÃO PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
title_full |
DIÁLOGOS MATEMÁTICOS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À AÇÃO PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
title_fullStr |
DIÁLOGOS MATEMÁTICOS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À AÇÃO PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
DIÁLOGOS MATEMÁTICOS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À AÇÃO PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
title_sort |
DIÁLOGOS MATEMÁTICOS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À AÇÃO PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
author |
Rodrigues Barbosa, Cícero |
author_facet |
Rodrigues Barbosa, Cícero Rodrigues, Humberto Nunes Friedrich, Márcia Lima, Romeu Fernandes de Silva, Suzana Maria Xavier |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Humberto Nunes Friedrich, Márcia Lima, Romeu Fernandes de Silva, Suzana Maria Xavier |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Barbosa, Cícero Rodrigues, Humberto Nunes Friedrich, Márcia Lima, Romeu Fernandes de Silva, Suzana Maria Xavier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Formação Continuada Base Nacional Comum Curricular Proposta Político Pedagógica Resolução de Problemas. |
topic |
Educação Matemática Formação Continuada Base Nacional Comum Curricular Proposta Político Pedagógica Resolução de Problemas. |
description |
A Diretoria Pedagógica da Rede Municipal de Educação de Goiânia (RME) por meio da articulação de suas gerências elaborou e ministrou o Projeto de formação continuada Diálogos Matemáticos: da formação de professores à ação pedagógica, que foi destinada aos professores que trabalham com o componente curricular Matemática nos Ciclos II e III do ensino fundamental. A formação foi realizada em modo presencial e com atividades orientadas à distância. Abordou assuntos relativos às unidades temáticas da matemática (Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Probabilidade e Estatística), por meio da conexão entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Proposta Político Pedagógica (PPP) da RME, fomentou o debate e o conhecimento sobre o uso das metodologias no ensino da matemática, sobretudo a metodologia de resolução de problemas. Os cursistas pontuaram aspectos positivos relacionados ao processo formativo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/819 10.36524/saladeaula.v9i2.819 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/819 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v9i2.819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/819/595 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 2 (2020): Relatos de Pesquisas em Práticas Educativas; 94-106 2316-7297 10.36524/saladeaula.v9i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948026973159424 |