A DISCIPLINA “BACIA DO RIO DOCE: : ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS” NO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polastreli Barbosa, Manoel Augusto
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Donizetti Sgarbi, Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2498
Resumo: O presente estudo é relacionado a disciplina “Bacia do Rio Doce: aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais” desenvolvida em dois cursos de formação continuada vinculados ao Projeto Rio Doce Escolar, Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha. O objetivo do trabalho é apresentar o desenvolvimento da disciplina “Bacia do Rio Doce: aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais” no Curso de Pós-Graduação em Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental, assim como, no Curso de Pós-Graduação em Especialização em Educação Ambiental Escolar. Os referenciais teóricos envolvem a Filosofia da Práxis, a Educação Ambiental Crítica e a formação de educadores ambientais. O estudo é qualitativo e exploratório. O desenvolvimento da disciplina se deu a partir de discussões teóricas envolvendo conteúdos e momentos EaD e presencial, abordando relevantes aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais relacionados a Bacia do Rio Doce.
id IFES-1_3eba50a5c748b9bd85627c25f490c3e6
oai_identifier_str oai::article/2498
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A DISCIPLINA “BACIA DO RIO DOCE: : ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS” NO PROJETO RIO DOCE ESCOLARAperfeiçoamentoEducação Ambiental CríticaEspecializaçãoFormação de educadores ambientaisPós-graduaçãoO presente estudo é relacionado a disciplina “Bacia do Rio Doce: aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais” desenvolvida em dois cursos de formação continuada vinculados ao Projeto Rio Doce Escolar, Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha. O objetivo do trabalho é apresentar o desenvolvimento da disciplina “Bacia do Rio Doce: aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais” no Curso de Pós-Graduação em Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental, assim como, no Curso de Pós-Graduação em Especialização em Educação Ambiental Escolar. Os referenciais teóricos envolvem a Filosofia da Práxis, a Educação Ambiental Crítica e a formação de educadores ambientais. O estudo é qualitativo e exploratório. O desenvolvimento da disciplina se deu a partir de discussões teóricas envolvendo conteúdos e momentos EaD e presencial, abordando relevantes aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais relacionados a Bacia do Rio Doce.EDIFES2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/249810.36524/saladeaula.v12i2.2498Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 12 n. 2 (2023): Edição Especial do I Congresso Capixaba de História e Filosofia da Ciência na Educação (I COHFIC); 74-832316-729710.36524/saladeaula.v12i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2498/1119Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPolastreli Barbosa, Manoel AugustoDonizetti Sgarbi, Antonio2023-12-21T19:25:03Zoai::article/2498Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:56.717204Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A DISCIPLINA “BACIA DO RIO DOCE: : ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS” NO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR
title A DISCIPLINA “BACIA DO RIO DOCE: : ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS” NO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR
spellingShingle A DISCIPLINA “BACIA DO RIO DOCE: : ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS” NO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR
Polastreli Barbosa, Manoel Augusto
Aperfeiçoamento
Educação Ambiental Crítica
Especialização
Formação de educadores ambientais
Pós-graduação
title_short A DISCIPLINA “BACIA DO RIO DOCE: : ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS” NO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR
title_full A DISCIPLINA “BACIA DO RIO DOCE: : ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS” NO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR
title_fullStr A DISCIPLINA “BACIA DO RIO DOCE: : ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS” NO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR
title_full_unstemmed A DISCIPLINA “BACIA DO RIO DOCE: : ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS” NO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR
title_sort A DISCIPLINA “BACIA DO RIO DOCE: : ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS” NO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR
author Polastreli Barbosa, Manoel Augusto
author_facet Polastreli Barbosa, Manoel Augusto
Donizetti Sgarbi, Antonio
author_role author
author2 Donizetti Sgarbi, Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Polastreli Barbosa, Manoel Augusto
Donizetti Sgarbi, Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Aperfeiçoamento
Educação Ambiental Crítica
Especialização
Formação de educadores ambientais
Pós-graduação
topic Aperfeiçoamento
Educação Ambiental Crítica
Especialização
Formação de educadores ambientais
Pós-graduação
description O presente estudo é relacionado a disciplina “Bacia do Rio Doce: aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais” desenvolvida em dois cursos de formação continuada vinculados ao Projeto Rio Doce Escolar, Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha. O objetivo do trabalho é apresentar o desenvolvimento da disciplina “Bacia do Rio Doce: aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais” no Curso de Pós-Graduação em Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental, assim como, no Curso de Pós-Graduação em Especialização em Educação Ambiental Escolar. Os referenciais teóricos envolvem a Filosofia da Práxis, a Educação Ambiental Crítica e a formação de educadores ambientais. O estudo é qualitativo e exploratório. O desenvolvimento da disciplina se deu a partir de discussões teóricas envolvendo conteúdos e momentos EaD e presencial, abordando relevantes aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais relacionados a Bacia do Rio Doce.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2498
10.36524/saladeaula.v12i2.2498
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2498
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v12i2.2498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2498/1119
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 12 n. 2 (2023): Edição Especial do I Congresso Capixaba de História e Filosofia da Ciência na Educação (I COHFIC); 74-83
2316-7297
10.36524/saladeaula.v12i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027059142656