USO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM INICIAL PARA O ENSINO DA TEORIA DOS GRAFOS
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/45 |
Resumo: | Em 2009, o Currículo do Estado do Espírito Santo - Brasil foi alterado, incluindo tópicos da Teoria dos Grafos para o segundo e o terceiro anos do Ensino Médio. Face à inclusão curricular, emerge a necessidade de investigar atividades que possam discutir esse tema na Educação Básica. O objetivo deste trabalho foi analisar uma abordagem inicial da Teoria dos Grafos por meio do uso de um problema histórico real e propondo uma situação hipotética à luz da Teoria dos Grafos. O problema fictício foi elaborado para associar o Problema das Sete Pontes de Konisberg à realidade física do município, que é chamado de "Problema das Seis Pontes de Vitória", sendo aplicado aos alunos do segundo ano de ensino médio de uma escola pública do município de Vitória do Estado do Espírito Santo - Brasil, com resultados satisfatórios. |
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USO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM INICIAL PARA O ENSINO DA TEORIA DOS GRAFOSTeoria dos grafosHistória da matemáticaEulerEnsino médioEm 2009, o Currículo do Estado do Espírito Santo - Brasil foi alterado, incluindo tópicos da Teoria dos Grafos para o segundo e o terceiro anos do Ensino Médio. Face à inclusão curricular, emerge a necessidade de investigar atividades que possam discutir esse tema na Educação Básica. O objetivo deste trabalho foi analisar uma abordagem inicial da Teoria dos Grafos por meio do uso de um problema histórico real e propondo uma situação hipotética à luz da Teoria dos Grafos. O problema fictício foi elaborado para associar o Problema das Sete Pontes de Konisberg à realidade física do município, que é chamado de "Problema das Seis Pontes de Vitória", sendo aplicado aos alunos do segundo ano de ensino médio de uma escola pública do município de Vitória do Estado do Espírito Santo - Brasil, com resultados satisfatórios.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/4510.36524/dect.v3i01.45Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 3 n. 01 (2013): 2013 - 01; 15-312236-215010.36524/dect.v3i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/45/39Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessChagas e Sá, LauroFraga da Silva, Sandra Aparecida2019-10-17T21:38:52Zoai::article/45Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:59.325558Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
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