Novos Olhares para um Teorema já Conhecido: Teorema de Pitágoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gussani, Sebastião Barçaco
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cecotti, Vitor Botelho, Delesposte, Tatiana, Gualandi, Jorge Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/794
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do uso de um material didático (MD) para a ressignificação do Teorema de Pitágoras. A prática foi realizada com três turmas da 2ª série do ensino médio, numa escola da rede estadual, localizada no município de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Como proposta, elaboramos uma tarefa que consistiu na construção geométrica de três quadrados, de maneira que seus lados formavam, entre eles, um triângulo retângulo. As medidas dos lados dos quadrados foram obtidas aleatoriamente por meio do lançamento simultâneo de dois dados. Os catetos teriam medidas definidas no lançamento dos dados e a hipotenusa por meio da medição, utilizando régua, ou pela aplicação do Teorema de Pitágoras. Todos os valores obtidos deveriam ser registrados em uma tabela disponibilizada pelos aplicadores. Os resultados foram bastante diversificados e sugerem o quanto variado pode ser o entendimento dos alunos de uma mesma turma diante da aplicação de um conteúdo.
id IFES-1_411aea6b39f53ca0e1a7a8468aaf6259
oai_identifier_str oai::article/794
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling Novos Olhares para um Teorema já Conhecido: Teorema de PitágorasConstrução geométricaTeorema de PitágorasEnsino de MatemáticaEste trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do uso de um material didático (MD) para a ressignificação do Teorema de Pitágoras. A prática foi realizada com três turmas da 2ª série do ensino médio, numa escola da rede estadual, localizada no município de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Como proposta, elaboramos uma tarefa que consistiu na construção geométrica de três quadrados, de maneira que seus lados formavam, entre eles, um triângulo retângulo. As medidas dos lados dos quadrados foram obtidas aleatoriamente por meio do lançamento simultâneo de dois dados. Os catetos teriam medidas definidas no lançamento dos dados e a hipotenusa por meio da medição, utilizando régua, ou pela aplicação do Teorema de Pitágoras. Todos os valores obtidos deveriam ser registrados em uma tabela disponibilizada pelos aplicadores. Os resultados foram bastante diversificados e sugerem o quanto variado pode ser o entendimento dos alunos de uma mesma turma diante da aplicação de um conteúdo.EDIFES2020-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/79410.36524/saladeaula.v9i1.794Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 65-782316-729710.36524/saladeaula.v9i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/794/497Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess Gussani, Sebastião BarçacoCecotti, Vitor Botelho Delesposte, TatianaGualandi, Jorge Henrique 2020-12-24T03:53:02Zoai::article/794Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:53.438582Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Novos Olhares para um Teorema já Conhecido: Teorema de Pitágoras
title Novos Olhares para um Teorema já Conhecido: Teorema de Pitágoras
spellingShingle Novos Olhares para um Teorema já Conhecido: Teorema de Pitágoras
Gussani, Sebastião Barçaco
Construção geométrica
Teorema de Pitágoras
Ensino de Matemática
title_short Novos Olhares para um Teorema já Conhecido: Teorema de Pitágoras
title_full Novos Olhares para um Teorema já Conhecido: Teorema de Pitágoras
title_fullStr Novos Olhares para um Teorema já Conhecido: Teorema de Pitágoras
title_full_unstemmed Novos Olhares para um Teorema já Conhecido: Teorema de Pitágoras
title_sort Novos Olhares para um Teorema já Conhecido: Teorema de Pitágoras
author Gussani, Sebastião Barçaco
author_facet Gussani, Sebastião Barçaco
Cecotti, Vitor Botelho
Delesposte, Tatiana
Gualandi, Jorge Henrique
author_role author
author2 Cecotti, Vitor Botelho
Delesposte, Tatiana
Gualandi, Jorge Henrique
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gussani, Sebastião Barçaco
Cecotti, Vitor Botelho
Delesposte, Tatiana
Gualandi, Jorge Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Construção geométrica
Teorema de Pitágoras
Ensino de Matemática
topic Construção geométrica
Teorema de Pitágoras
Ensino de Matemática
description Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do uso de um material didático (MD) para a ressignificação do Teorema de Pitágoras. A prática foi realizada com três turmas da 2ª série do ensino médio, numa escola da rede estadual, localizada no município de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Como proposta, elaboramos uma tarefa que consistiu na construção geométrica de três quadrados, de maneira que seus lados formavam, entre eles, um triângulo retângulo. As medidas dos lados dos quadrados foram obtidas aleatoriamente por meio do lançamento simultâneo de dois dados. Os catetos teriam medidas definidas no lançamento dos dados e a hipotenusa por meio da medição, utilizando régua, ou pela aplicação do Teorema de Pitágoras. Todos os valores obtidos deveriam ser registrados em uma tabela disponibilizada pelos aplicadores. Os resultados foram bastante diversificados e sugerem o quanto variado pode ser o entendimento dos alunos de uma mesma turma diante da aplicação de um conteúdo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/794
10.36524/saladeaula.v9i1.794
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/794
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v9i1.794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/794/497
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 65-78
2316-7297
10.36524/saladeaula.v9i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948026971062272