A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO SOB A ÓTICA DA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONTO INFANTOJUVENIL “O ESTRIBO DE PRATA” DE GRACILIANO RAMOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/412 |
Resumo: | O objetivo deste artigo consiste em analisar a formação do leitor nas séries finais do Ensino Fundamental utilizando o conceito de experiência difundido por Benjamin (1933) no contexto das primeiras décadas do século XX. Para isso, a pesquisa apresenta estudos realizados sobre a formação do leitor crítico a partir do conceito de experiência (BENJAMIN, 1933) e das abordagens teóricas envoltas no estudo da literatura infantojuvenil. Utilizando o conto “O estribo de prata”, de Graciliano Ramos, por uma abordagem qualitativa, com observação em campo, foram analisadas as práticas de leitura no contexto escolar, a origem e as contribuições da obra infantojuvenil, bem como a produção escrita dos estudantes de uma escola pública da cidade de Muniz Freire, obtida ao final de uma sequência de atividades que motivam a criticidade e a experiência de leitura. Os resultados permitem concluir que o trabalho realizado com os estudantes concretiza o estudo teórico realizado nas próximas seções. Os alunos, após a leitura do conto de Graciliano Ramos e motivados por atividades que envolviam o relato das experiências, demonstraram maior criticidade nas produções escritas e no entendimento da leitura literária, enquanto potencializadora da aprendizagem, o que foi possível verificar nos relatos escritos e nos momentos dialógicos oportunizados ao longo deste trabalho. |
id |
IFES-1_43d4d7544fcdf88d620459ba99679a47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/412 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO SOB A ÓTICA DA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONTO INFANTOJUVENIL “O ESTRIBO DE PRATA” DE GRACILIANO RAMOS Leitura críticaExperiênciaConto infantojuvenilO objetivo deste artigo consiste em analisar a formação do leitor nas séries finais do Ensino Fundamental utilizando o conceito de experiência difundido por Benjamin (1933) no contexto das primeiras décadas do século XX. Para isso, a pesquisa apresenta estudos realizados sobre a formação do leitor crítico a partir do conceito de experiência (BENJAMIN, 1933) e das abordagens teóricas envoltas no estudo da literatura infantojuvenil. Utilizando o conto “O estribo de prata”, de Graciliano Ramos, por uma abordagem qualitativa, com observação em campo, foram analisadas as práticas de leitura no contexto escolar, a origem e as contribuições da obra infantojuvenil, bem como a produção escrita dos estudantes de uma escola pública da cidade de Muniz Freire, obtida ao final de uma sequência de atividades que motivam a criticidade e a experiência de leitura. Os resultados permitem concluir que o trabalho realizado com os estudantes concretiza o estudo teórico realizado nas próximas seções. Os alunos, após a leitura do conto de Graciliano Ramos e motivados por atividades que envolviam o relato das experiências, demonstraram maior criticidade nas produções escritas e no entendimento da leitura literária, enquanto potencializadora da aprendizagem, o que foi possível verificar nos relatos escritos e nos momentos dialógicos oportunizados ao longo deste trabalho.Instituto Federal do Espírito Santo2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/412Revista Ifes Ciência ; v. 1 n. 1 (2019): Edição Especial de Letras; 43-522359-479910.36524/ric.v1i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/412/365Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessPaulucio, Jéssica Figueiredo PaulucioCarvalho, Letícia Queiroz de 2020-07-08T17:26:46Zoai::article/412Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:39.068962Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO SOB A ÓTICA DA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONTO INFANTOJUVENIL “O ESTRIBO DE PRATA” DE GRACILIANO RAMOS |
title |
A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO SOB A ÓTICA DA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONTO INFANTOJUVENIL “O ESTRIBO DE PRATA” DE GRACILIANO RAMOS |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO SOB A ÓTICA DA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONTO INFANTOJUVENIL “O ESTRIBO DE PRATA” DE GRACILIANO RAMOS Paulucio, Jéssica Figueiredo Paulucio Leitura crítica Experiência Conto infantojuvenil |
title_short |
A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO SOB A ÓTICA DA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONTO INFANTOJUVENIL “O ESTRIBO DE PRATA” DE GRACILIANO RAMOS |
title_full |
A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO SOB A ÓTICA DA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONTO INFANTOJUVENIL “O ESTRIBO DE PRATA” DE GRACILIANO RAMOS |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO SOB A ÓTICA DA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONTO INFANTOJUVENIL “O ESTRIBO DE PRATA” DE GRACILIANO RAMOS |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO SOB A ÓTICA DA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONTO INFANTOJUVENIL “O ESTRIBO DE PRATA” DE GRACILIANO RAMOS |
title_sort |
A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO SOB A ÓTICA DA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONTO INFANTOJUVENIL “O ESTRIBO DE PRATA” DE GRACILIANO RAMOS |
author |
Paulucio, Jéssica Figueiredo Paulucio |
author_facet |
Paulucio, Jéssica Figueiredo Paulucio Carvalho, Letícia Queiroz de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Letícia Queiroz de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulucio, Jéssica Figueiredo Paulucio Carvalho, Letícia Queiroz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura crítica Experiência Conto infantojuvenil |
topic |
Leitura crítica Experiência Conto infantojuvenil |
description |
O objetivo deste artigo consiste em analisar a formação do leitor nas séries finais do Ensino Fundamental utilizando o conceito de experiência difundido por Benjamin (1933) no contexto das primeiras décadas do século XX. Para isso, a pesquisa apresenta estudos realizados sobre a formação do leitor crítico a partir do conceito de experiência (BENJAMIN, 1933) e das abordagens teóricas envoltas no estudo da literatura infantojuvenil. Utilizando o conto “O estribo de prata”, de Graciliano Ramos, por uma abordagem qualitativa, com observação em campo, foram analisadas as práticas de leitura no contexto escolar, a origem e as contribuições da obra infantojuvenil, bem como a produção escrita dos estudantes de uma escola pública da cidade de Muniz Freire, obtida ao final de uma sequência de atividades que motivam a criticidade e a experiência de leitura. Os resultados permitem concluir que o trabalho realizado com os estudantes concretiza o estudo teórico realizado nas próximas seções. Os alunos, após a leitura do conto de Graciliano Ramos e motivados por atividades que envolviam o relato das experiências, demonstraram maior criticidade nas produções escritas e no entendimento da leitura literária, enquanto potencializadora da aprendizagem, o que foi possível verificar nos relatos escritos e nos momentos dialógicos oportunizados ao longo deste trabalho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/412 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/412/365 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ifes Ciência ; v. 1 n. 1 (2019): Edição Especial de Letras; 43-52 2359-4799 10.36524/ric.v1i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948024874958848 |