A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO SOB A ÓTICA DA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONTO INFANTOJUVENIL “O ESTRIBO DE PRATA” DE GRACILIANO RAMOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulucio, Jéssica Figueiredo Paulucio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carvalho, Letícia Queiroz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/412
Resumo: O objetivo deste artigo consiste em analisar a formação do leitor nas séries finais do Ensino Fundamental utilizando o conceito de experiência difundido por Benjamin (1933) no contexto das primeiras décadas do século XX. Para isso, a pesquisa apresenta estudos realizados sobre a formação do leitor crítico a partir do conceito de experiência (BENJAMIN, 1933) e das abordagens teóricas envoltas no estudo da literatura infantojuvenil. Utilizando o conto “O estribo de prata”, de Graciliano Ramos, por uma abordagem qualitativa, com observação em campo, foram analisadas as práticas de leitura no contexto escolar, a origem e as contribuições da obra infantojuvenil, bem como a produção escrita dos estudantes de uma escola pública da cidade de Muniz Freire, obtida ao final de uma sequência de atividades que motivam a criticidade e a experiência de leitura. Os resultados permitem concluir que o trabalho realizado com os estudantes concretiza o estudo teórico realizado nas próximas seções. Os alunos, após a leitura do conto de Graciliano Ramos e motivados por atividades que envolviam o relato das experiências, demonstraram maior criticidade nas produções escritas e no entendimento da leitura literária, enquanto potencializadora da aprendizagem, o que foi possível verificar nos relatos escritos e nos momentos dialógicos oportunizados ao longo deste trabalho.
id IFES-1_43d4d7544fcdf88d620459ba99679a47
oai_identifier_str oai::article/412
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO SOB A ÓTICA DA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONTO INFANTOJUVENIL “O ESTRIBO DE PRATA” DE GRACILIANO RAMOS Leitura críticaExperiênciaConto infantojuvenilO objetivo deste artigo consiste em analisar a formação do leitor nas séries finais do Ensino Fundamental utilizando o conceito de experiência difundido por Benjamin (1933) no contexto das primeiras décadas do século XX. Para isso, a pesquisa apresenta estudos realizados sobre a formação do leitor crítico a partir do conceito de experiência (BENJAMIN, 1933) e das abordagens teóricas envoltas no estudo da literatura infantojuvenil. Utilizando o conto “O estribo de prata”, de Graciliano Ramos, por uma abordagem qualitativa, com observação em campo, foram analisadas as práticas de leitura no contexto escolar, a origem e as contribuições da obra infantojuvenil, bem como a produção escrita dos estudantes de uma escola pública da cidade de Muniz Freire, obtida ao final de uma sequência de atividades que motivam a criticidade e a experiência de leitura. Os resultados permitem concluir que o trabalho realizado com os estudantes concretiza o estudo teórico realizado nas próximas seções. Os alunos, após a leitura do conto de Graciliano Ramos e motivados por atividades que envolviam o relato das experiências, demonstraram maior criticidade nas produções escritas e no entendimento da leitura literária, enquanto potencializadora da aprendizagem, o que foi possível verificar nos relatos escritos e nos momentos dialógicos oportunizados ao longo deste trabalho.Instituto Federal do Espírito Santo2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/412Revista Ifes Ciência ; v. 1 n. 1 (2019): Edição Especial de Letras; 43-522359-479910.36524/ric.v1i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/412/365Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessPaulucio, Jéssica Figueiredo PaulucioCarvalho, Letícia Queiroz de 2020-07-08T17:26:46Zoai::article/412Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:39.068962Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO SOB A ÓTICA DA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONTO INFANTOJUVENIL “O ESTRIBO DE PRATA” DE GRACILIANO RAMOS
title A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO SOB A ÓTICA DA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONTO INFANTOJUVENIL “O ESTRIBO DE PRATA” DE GRACILIANO RAMOS
spellingShingle A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO SOB A ÓTICA DA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONTO INFANTOJUVENIL “O ESTRIBO DE PRATA” DE GRACILIANO RAMOS
Paulucio, Jéssica Figueiredo Paulucio
Leitura crítica
Experiência
Conto infantojuvenil
title_short A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO SOB A ÓTICA DA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONTO INFANTOJUVENIL “O ESTRIBO DE PRATA” DE GRACILIANO RAMOS
title_full A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO SOB A ÓTICA DA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONTO INFANTOJUVENIL “O ESTRIBO DE PRATA” DE GRACILIANO RAMOS
title_fullStr A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO SOB A ÓTICA DA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONTO INFANTOJUVENIL “O ESTRIBO DE PRATA” DE GRACILIANO RAMOS
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO SOB A ÓTICA DA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONTO INFANTOJUVENIL “O ESTRIBO DE PRATA” DE GRACILIANO RAMOS
title_sort A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO SOB A ÓTICA DA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONTO INFANTOJUVENIL “O ESTRIBO DE PRATA” DE GRACILIANO RAMOS
author Paulucio, Jéssica Figueiredo Paulucio
author_facet Paulucio, Jéssica Figueiredo Paulucio
Carvalho, Letícia Queiroz de
author_role author
author2 Carvalho, Letícia Queiroz de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulucio, Jéssica Figueiredo Paulucio
Carvalho, Letícia Queiroz de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura crítica
Experiência
Conto infantojuvenil
topic Leitura crítica
Experiência
Conto infantojuvenil
description O objetivo deste artigo consiste em analisar a formação do leitor nas séries finais do Ensino Fundamental utilizando o conceito de experiência difundido por Benjamin (1933) no contexto das primeiras décadas do século XX. Para isso, a pesquisa apresenta estudos realizados sobre a formação do leitor crítico a partir do conceito de experiência (BENJAMIN, 1933) e das abordagens teóricas envoltas no estudo da literatura infantojuvenil. Utilizando o conto “O estribo de prata”, de Graciliano Ramos, por uma abordagem qualitativa, com observação em campo, foram analisadas as práticas de leitura no contexto escolar, a origem e as contribuições da obra infantojuvenil, bem como a produção escrita dos estudantes de uma escola pública da cidade de Muniz Freire, obtida ao final de uma sequência de atividades que motivam a criticidade e a experiência de leitura. Os resultados permitem concluir que o trabalho realizado com os estudantes concretiza o estudo teórico realizado nas próximas seções. Os alunos, após a leitura do conto de Graciliano Ramos e motivados por atividades que envolviam o relato das experiências, demonstraram maior criticidade nas produções escritas e no entendimento da leitura literária, enquanto potencializadora da aprendizagem, o que foi possível verificar nos relatos escritos e nos momentos dialógicos oportunizados ao longo deste trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/412
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/412/365
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 1 n. 1 (2019): Edição Especial de Letras; 43-52
2359-4799
10.36524/ric.v1i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948024874958848