PRODUÇÕES DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS EM OBRAS DE LEONARDO DA VINCI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Rodolfo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lopes Rodrigues, Caio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/81
Resumo: Tomamos alguns padrões numéricos e geométricos como pré-requisitos a possíveis leituras de algumas obras de Arte. Predispomo-nos a analisar, como forma de leitura, a existência de possíveis padrões matemáticos em três obras de Leonardo Da Vinci. Ao estabelecermos análises a partir de leituras históricas objetivamos levar o leitor a refletir em possibilidades e perspectivas de se tomar a relação dual Matemática e Arte como possível forma de procedimento de ensino a partir de um ambiente investigativo de aprendizagem. O objetivo não se restringe à busca da transversalidade entre Matemática e Arte, mas apresentar a Matemática como ferramenta de leitura de processos, fenômenos, modelos e textos, dos quais se destacam obras de Arte.Este texto fundamenta-se a partir da pesquisa de natureza qualitativa, bibliográfica e exploratória, porém, também do tipo participante, visto que todos os procedimentos foram discutidos em sessões plenárias do Grupo de Pesquisa em Matemática Pura, Aplicada e Educação Matemática – Gepemem.
id IFES-1_46c05c39111f363fda9a3f2d04c19876
oai_identifier_str oai::article/81
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling PRODUÇÕES DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS EM OBRAS DE LEONARDO DA VINCIHistória da matemáticaOs elementosPadrões numéricosPadrões geométricosTomamos alguns padrões numéricos e geométricos como pré-requisitos a possíveis leituras de algumas obras de Arte. Predispomo-nos a analisar, como forma de leitura, a existência de possíveis padrões matemáticos em três obras de Leonardo Da Vinci. Ao estabelecermos análises a partir de leituras históricas objetivamos levar o leitor a refletir em possibilidades e perspectivas de se tomar a relação dual Matemática e Arte como possível forma de procedimento de ensino a partir de um ambiente investigativo de aprendizagem. O objetivo não se restringe à busca da transversalidade entre Matemática e Arte, mas apresentar a Matemática como ferramenta de leitura de processos, fenômenos, modelos e textos, dos quais se destacam obras de Arte.Este texto fundamenta-se a partir da pesquisa de natureza qualitativa, bibliográfica e exploratória, porém, também do tipo participante, visto que todos os procedimentos foram discutidos em sessões plenárias do Grupo de Pesquisa em Matemática Pura, Aplicada e Educação Matemática – Gepemem. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/8110.36524/dect.v4i02.81Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 02 (2014): 2014 - 02; 128-1672236-215010.36524/dect.v4i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/81/77Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessChaves, RodolfoLopes Rodrigues, Caio2019-10-17T21:37:54Zoai::article/81Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:01.159450Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv PRODUÇÕES DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS EM OBRAS DE LEONARDO DA VINCI
title PRODUÇÕES DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS EM OBRAS DE LEONARDO DA VINCI
spellingShingle PRODUÇÕES DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS EM OBRAS DE LEONARDO DA VINCI
Chaves, Rodolfo
História da matemática
Os elementos
Padrões numéricos
Padrões geométricos
title_short PRODUÇÕES DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS EM OBRAS DE LEONARDO DA VINCI
title_full PRODUÇÕES DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS EM OBRAS DE LEONARDO DA VINCI
title_fullStr PRODUÇÕES DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS EM OBRAS DE LEONARDO DA VINCI
title_full_unstemmed PRODUÇÕES DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS EM OBRAS DE LEONARDO DA VINCI
title_sort PRODUÇÕES DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS EM OBRAS DE LEONARDO DA VINCI
author Chaves, Rodolfo
author_facet Chaves, Rodolfo
Lopes Rodrigues, Caio
author_role author
author2 Lopes Rodrigues, Caio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Rodolfo
Lopes Rodrigues, Caio
dc.subject.por.fl_str_mv História da matemática
Os elementos
Padrões numéricos
Padrões geométricos
topic História da matemática
Os elementos
Padrões numéricos
Padrões geométricos
description Tomamos alguns padrões numéricos e geométricos como pré-requisitos a possíveis leituras de algumas obras de Arte. Predispomo-nos a analisar, como forma de leitura, a existência de possíveis padrões matemáticos em três obras de Leonardo Da Vinci. Ao estabelecermos análises a partir de leituras históricas objetivamos levar o leitor a refletir em possibilidades e perspectivas de se tomar a relação dual Matemática e Arte como possível forma de procedimento de ensino a partir de um ambiente investigativo de aprendizagem. O objetivo não se restringe à busca da transversalidade entre Matemática e Arte, mas apresentar a Matemática como ferramenta de leitura de processos, fenômenos, modelos e textos, dos quais se destacam obras de Arte.Este texto fundamenta-se a partir da pesquisa de natureza qualitativa, bibliográfica e exploratória, porém, também do tipo participante, visto que todos os procedimentos foram discutidos em sessões plenárias do Grupo de Pesquisa em Matemática Pura, Aplicada e Educação Matemática – Gepemem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/81
10.36524/dect.v4i02.81
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/81
identifier_str_mv 10.36524/dect.v4i02.81
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/81/77
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 02 (2014): 2014 - 02; 128-167
2236-2150
10.36524/dect.v4i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027536244736