PRODUÇÕES DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS EM OBRAS DE LEONARDO DA VINCI
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/81 |
Resumo: | Tomamos alguns padrões numéricos e geométricos como pré-requisitos a possíveis leituras de algumas obras de Arte. Predispomo-nos a analisar, como forma de leitura, a existência de possíveis padrões matemáticos em três obras de Leonardo Da Vinci. Ao estabelecermos análises a partir de leituras históricas objetivamos levar o leitor a refletir em possibilidades e perspectivas de se tomar a relação dual Matemática e Arte como possível forma de procedimento de ensino a partir de um ambiente investigativo de aprendizagem. O objetivo não se restringe à busca da transversalidade entre Matemática e Arte, mas apresentar a Matemática como ferramenta de leitura de processos, fenômenos, modelos e textos, dos quais se destacam obras de Arte.Este texto fundamenta-se a partir da pesquisa de natureza qualitativa, bibliográfica e exploratória, porém, também do tipo participante, visto que todos os procedimentos foram discutidos em sessões plenárias do Grupo de Pesquisa em Matemática Pura, Aplicada e Educação Matemática – Gepemem. |
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PRODUÇÕES DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS EM OBRAS DE LEONARDO DA VINCIHistória da matemáticaOs elementosPadrões numéricosPadrões geométricosTomamos alguns padrões numéricos e geométricos como pré-requisitos a possíveis leituras de algumas obras de Arte. Predispomo-nos a analisar, como forma de leitura, a existência de possíveis padrões matemáticos em três obras de Leonardo Da Vinci. Ao estabelecermos análises a partir de leituras históricas objetivamos levar o leitor a refletir em possibilidades e perspectivas de se tomar a relação dual Matemática e Arte como possível forma de procedimento de ensino a partir de um ambiente investigativo de aprendizagem. O objetivo não se restringe à busca da transversalidade entre Matemática e Arte, mas apresentar a Matemática como ferramenta de leitura de processos, fenômenos, modelos e textos, dos quais se destacam obras de Arte.Este texto fundamenta-se a partir da pesquisa de natureza qualitativa, bibliográfica e exploratória, porém, também do tipo participante, visto que todos os procedimentos foram discutidos em sessões plenárias do Grupo de Pesquisa em Matemática Pura, Aplicada e Educação Matemática – Gepemem. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/8110.36524/dect.v4i02.81Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 02 (2014): 2014 - 02; 128-1672236-215010.36524/dect.v4i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/81/77Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessChaves, RodolfoLopes Rodrigues, Caio2019-10-17T21:37:54Zoai::article/81Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:01.159450Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
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