ESTUDO DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO A PARTIR DA INCLINAÇÃO DE RUAS E RAMPAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krummenauer , Wilson Leandro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Darroz , Luiz Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/523
Resumo: Neste artigo, relatamos uma proposta de ensino das razões trigonométricas no triângulo retângulo, em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, em uma escola privada do município de Novo Hamburgo, RS. A proposta foi fundamentada na teoria de aprendizagem de Vygotsky, a qual preconiza que a aprendizagem deve ocorrer através da interação social entre indivíduos. Objetivando contextualizar o ensino das razões trigonométricas, em duplas, os alunos fotografaram diferentes ruas inclinadas da cidade. Através de uma análise das medidas no computador, aplicando as razões trigonométricas, chegaram ao valor da inclinação da referida rua. Os alunos relataram que a atividade foi fundamental não apenas em verificar o valor da inclinação, que foi muito distante do valor verificado de forma intuitiva, como também uma excelente aplicação da Matemática no cotidiano.
id IFES-1_49723f19fe07000644322090703658e9
oai_identifier_str oai::article/523
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling ESTUDO DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO A PARTIR DA INCLINAÇÃO DE RUAS E RAMPASEnsino de MatemáticaTrigonometriaVygotskyNeste artigo, relatamos uma proposta de ensino das razões trigonométricas no triângulo retângulo, em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, em uma escola privada do município de Novo Hamburgo, RS. A proposta foi fundamentada na teoria de aprendizagem de Vygotsky, a qual preconiza que a aprendizagem deve ocorrer através da interação social entre indivíduos. Objetivando contextualizar o ensino das razões trigonométricas, em duplas, os alunos fotografaram diferentes ruas inclinadas da cidade. Através de uma análise das medidas no computador, aplicando as razões trigonométricas, chegaram ao valor da inclinação da referida rua. Os alunos relataram que a atividade foi fundamental não apenas em verificar o valor da inclinação, que foi muito distante do valor verificado de forma intuitiva, como também uma excelente aplicação da Matemática no cotidiano. EDIFES2020-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/52310.36524/saladeaula.v8i1.523Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 1 (2019): Relatos de Experiências em Educação; 110-1192316-729710.36524/saladeaula.v8i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/523/432Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKrummenauer , Wilson Leandro Darroz , Luiz Marcelo 2021-10-01T18:35:13Zoai::article/523Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:51.928407Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO A PARTIR DA INCLINAÇÃO DE RUAS E RAMPAS
title ESTUDO DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO A PARTIR DA INCLINAÇÃO DE RUAS E RAMPAS
spellingShingle ESTUDO DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO A PARTIR DA INCLINAÇÃO DE RUAS E RAMPAS
Krummenauer , Wilson Leandro
Ensino de Matemática
Trigonometria
Vygotsky
title_short ESTUDO DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO A PARTIR DA INCLINAÇÃO DE RUAS E RAMPAS
title_full ESTUDO DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO A PARTIR DA INCLINAÇÃO DE RUAS E RAMPAS
title_fullStr ESTUDO DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO A PARTIR DA INCLINAÇÃO DE RUAS E RAMPAS
title_full_unstemmed ESTUDO DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO A PARTIR DA INCLINAÇÃO DE RUAS E RAMPAS
title_sort ESTUDO DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO A PARTIR DA INCLINAÇÃO DE RUAS E RAMPAS
author Krummenauer , Wilson Leandro
author_facet Krummenauer , Wilson Leandro
Darroz , Luiz Marcelo
author_role author
author2 Darroz , Luiz Marcelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krummenauer , Wilson Leandro
Darroz , Luiz Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Trigonometria
Vygotsky
topic Ensino de Matemática
Trigonometria
Vygotsky
description Neste artigo, relatamos uma proposta de ensino das razões trigonométricas no triângulo retângulo, em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, em uma escola privada do município de Novo Hamburgo, RS. A proposta foi fundamentada na teoria de aprendizagem de Vygotsky, a qual preconiza que a aprendizagem deve ocorrer através da interação social entre indivíduos. Objetivando contextualizar o ensino das razões trigonométricas, em duplas, os alunos fotografaram diferentes ruas inclinadas da cidade. Através de uma análise das medidas no computador, aplicando as razões trigonométricas, chegaram ao valor da inclinação da referida rua. Os alunos relataram que a atividade foi fundamental não apenas em verificar o valor da inclinação, que foi muito distante do valor verificado de forma intuitiva, como também uma excelente aplicação da Matemática no cotidiano.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/523
10.36524/saladeaula.v8i1.523
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/523
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v8i1.523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/523/432
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 1 (2019): Relatos de Experiências em Educação; 110-119
2316-7297
10.36524/saladeaula.v8i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948025970720768