O FRÁGIL PROJETO HUMANISTA CIVILIZACIONAL REFLETIDO NAS PRISÕES DO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cariacás, Carlos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/352
Resumo: Os estabelecimentos prisionais são tidos como ambientes socioeducativos e os planos de educação que regem estes espaços afirmam que nestes se trabalha sob o prisma do humanismo, tendo em vista, um projeto civilizador. Contudo, o relatório da Anistia Internacional (1999) Aqui ninguém dorme sossegado aponta uma série de irregularidades concernentes aos direitos humanos no Brasil. Este relatório coloca a afirmação dos planos de educação na deriva. O presente artigo aborda essas irregularidades à luz do humanismo, conforme delineado por autores em El Correo de la UNESCO (2011). Para a interpretação dos dados usamos da metodologia da Análise do Conteúdo (BARDIN, 2006) que aponta para a fragilidade do projeto civilizador no Brasil que se reflete de maneira mais contundente nos cárceres.
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