APRENDIZAGEM COLABORATIVA SOBRE HIPERTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE USANDO FACEBOOK E YOUTUBE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves Moura, Celcino
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Augusto Fidalgo Neto, Antonio, José Garcia dos Santos de Faria, Daniel, Muxfeldt, Elizabeth, Anastacio Alves, Luiz, Waltz Comarú, Michele, Matos Lopes, Renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/369
Resumo: Este artigo apresenta um estudo piloto de utilização das Redes Sociais Facebook e YouTube para a formação em serviço de Agentes Comunitários em Saúde (ACS), sobre temas da Hipertensão Arterial, no município de Aimorés – MG. No desenvolvimento de um processo educativo de caráter colaborativo e interprofissional, a estratégia de ensino desenvolvida ocorreu a partir das demandas de aprendizagem dos próprios ACS, relacionadas com os desafios de atendimento aos usuários da Atenção Básica em Aimorés. Foram produzidos 4 casos investigativos, uma videoaula e um processo exitoso de formação semipresencial de 5 ACS, com a participação de profissionais de três instituições públicas de pesquisa e ensino do país. Esse estudo pode contribuir nas discussões sobre formas de uso eficiente das Redes Sociais no desenvolvimento de processos educacionais e de trabalho interprofissional em Saúde no Brasil.
id IFES-1_4eafb0c157994525fb4e87f4160e5511
oai_identifier_str oai::article/369
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM COLABORATIVA SOBRE HIPERTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE USANDO FACEBOOK E YOUTUBEEducação ProfissionalAgentes Comunitários de SaúdeHipertensão ArterialRede SocialFacebokEste artigo apresenta um estudo piloto de utilização das Redes Sociais Facebook e YouTube para a formação em serviço de Agentes Comunitários em Saúde (ACS), sobre temas da Hipertensão Arterial, no município de Aimorés – MG. No desenvolvimento de um processo educativo de caráter colaborativo e interprofissional, a estratégia de ensino desenvolvida ocorreu a partir das demandas de aprendizagem dos próprios ACS, relacionadas com os desafios de atendimento aos usuários da Atenção Básica em Aimorés. Foram produzidos 4 casos investigativos, uma videoaula e um processo exitoso de formação semipresencial de 5 ACS, com a participação de profissionais de três instituições públicas de pesquisa e ensino do país. Esse estudo pode contribuir nas discussões sobre formas de uso eficiente das Redes Sociais no desenvolvimento de processos educacionais e de trabalho interprofissional em Saúde no Brasil.EDIFES2018-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/36910.36524/profept.v2i1.369Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 1 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 51-662594-482710.36524/profept.v2i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/369/330Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeves Moura, Celcino Augusto Fidalgo Neto, Antonio José Garcia dos Santos de Faria, Daniel Muxfeldt, Elizabeth Anastacio Alves, Luiz Waltz Comarú, Michele Matos Lopes, Renato 2019-12-12T14:00:16Zoai::article/369Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:13.772913Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM COLABORATIVA SOBRE HIPERTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE USANDO FACEBOOK E YOUTUBE
title APRENDIZAGEM COLABORATIVA SOBRE HIPERTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE USANDO FACEBOOK E YOUTUBE
spellingShingle APRENDIZAGEM COLABORATIVA SOBRE HIPERTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE USANDO FACEBOOK E YOUTUBE
Neves Moura, Celcino
Educação Profissional
Agentes Comunitários de Saúde
Hipertensão Arterial
Rede Social
Facebok
title_short APRENDIZAGEM COLABORATIVA SOBRE HIPERTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE USANDO FACEBOOK E YOUTUBE
title_full APRENDIZAGEM COLABORATIVA SOBRE HIPERTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE USANDO FACEBOOK E YOUTUBE
title_fullStr APRENDIZAGEM COLABORATIVA SOBRE HIPERTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE USANDO FACEBOOK E YOUTUBE
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM COLABORATIVA SOBRE HIPERTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE USANDO FACEBOOK E YOUTUBE
title_sort APRENDIZAGEM COLABORATIVA SOBRE HIPERTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE USANDO FACEBOOK E YOUTUBE
author Neves Moura, Celcino
author_facet Neves Moura, Celcino
Augusto Fidalgo Neto, Antonio
José Garcia dos Santos de Faria, Daniel
Muxfeldt, Elizabeth
Anastacio Alves, Luiz
Waltz Comarú, Michele
Matos Lopes, Renato
author_role author
author2 Augusto Fidalgo Neto, Antonio
José Garcia dos Santos de Faria, Daniel
Muxfeldt, Elizabeth
Anastacio Alves, Luiz
Waltz Comarú, Michele
Matos Lopes, Renato
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves Moura, Celcino
Augusto Fidalgo Neto, Antonio
José Garcia dos Santos de Faria, Daniel
Muxfeldt, Elizabeth
Anastacio Alves, Luiz
Waltz Comarú, Michele
Matos Lopes, Renato
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional
Agentes Comunitários de Saúde
Hipertensão Arterial
Rede Social
Facebok
topic Educação Profissional
Agentes Comunitários de Saúde
Hipertensão Arterial
Rede Social
Facebok
description Este artigo apresenta um estudo piloto de utilização das Redes Sociais Facebook e YouTube para a formação em serviço de Agentes Comunitários em Saúde (ACS), sobre temas da Hipertensão Arterial, no município de Aimorés – MG. No desenvolvimento de um processo educativo de caráter colaborativo e interprofissional, a estratégia de ensino desenvolvida ocorreu a partir das demandas de aprendizagem dos próprios ACS, relacionadas com os desafios de atendimento aos usuários da Atenção Básica em Aimorés. Foram produzidos 4 casos investigativos, uma videoaula e um processo exitoso de formação semipresencial de 5 ACS, com a participação de profissionais de três instituições públicas de pesquisa e ensino do país. Esse estudo pode contribuir nas discussões sobre formas de uso eficiente das Redes Sociais no desenvolvimento de processos educacionais e de trabalho interprofissional em Saúde no Brasil.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/369
10.36524/profept.v2i1.369
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/369
identifier_str_mv 10.36524/profept.v2i1.369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/369/330
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 1 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 51-66
2594-4827
10.36524/profept.v2i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029333504000