APRENDIZAGEM COLABORATIVA SOBRE HIPERTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE USANDO FACEBOOK E YOUTUBE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/369 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo piloto de utilização das Redes Sociais Facebook e YouTube para a formação em serviço de Agentes Comunitários em Saúde (ACS), sobre temas da Hipertensão Arterial, no município de Aimorés – MG. No desenvolvimento de um processo educativo de caráter colaborativo e interprofissional, a estratégia de ensino desenvolvida ocorreu a partir das demandas de aprendizagem dos próprios ACS, relacionadas com os desafios de atendimento aos usuários da Atenção Básica em Aimorés. Foram produzidos 4 casos investigativos, uma videoaula e um processo exitoso de formação semipresencial de 5 ACS, com a participação de profissionais de três instituições públicas de pesquisa e ensino do país. Esse estudo pode contribuir nas discussões sobre formas de uso eficiente das Redes Sociais no desenvolvimento de processos educacionais e de trabalho interprofissional em Saúde no Brasil. |
id |
IFES-1_4eafb0c157994525fb4e87f4160e5511 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/369 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA SOBRE HIPERTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE USANDO FACEBOOK E YOUTUBEEducação ProfissionalAgentes Comunitários de SaúdeHipertensão ArterialRede SocialFacebokEste artigo apresenta um estudo piloto de utilização das Redes Sociais Facebook e YouTube para a formação em serviço de Agentes Comunitários em Saúde (ACS), sobre temas da Hipertensão Arterial, no município de Aimorés – MG. No desenvolvimento de um processo educativo de caráter colaborativo e interprofissional, a estratégia de ensino desenvolvida ocorreu a partir das demandas de aprendizagem dos próprios ACS, relacionadas com os desafios de atendimento aos usuários da Atenção Básica em Aimorés. Foram produzidos 4 casos investigativos, uma videoaula e um processo exitoso de formação semipresencial de 5 ACS, com a participação de profissionais de três instituições públicas de pesquisa e ensino do país. Esse estudo pode contribuir nas discussões sobre formas de uso eficiente das Redes Sociais no desenvolvimento de processos educacionais e de trabalho interprofissional em Saúde no Brasil.EDIFES2018-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/36910.36524/profept.v2i1.369Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 1 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 51-662594-482710.36524/profept.v2i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/369/330Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeves Moura, Celcino Augusto Fidalgo Neto, Antonio José Garcia dos Santos de Faria, Daniel Muxfeldt, Elizabeth Anastacio Alves, Luiz Waltz Comarú, Michele Matos Lopes, Renato 2019-12-12T14:00:16Zoai::article/369Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:13.772913Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA SOBRE HIPERTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE USANDO FACEBOOK E YOUTUBE |
title |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA SOBRE HIPERTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE USANDO FACEBOOK E YOUTUBE |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA SOBRE HIPERTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE USANDO FACEBOOK E YOUTUBE Neves Moura, Celcino Educação Profissional Agentes Comunitários de Saúde Hipertensão Arterial Rede Social Facebok |
title_short |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA SOBRE HIPERTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE USANDO FACEBOOK E YOUTUBE |
title_full |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA SOBRE HIPERTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE USANDO FACEBOOK E YOUTUBE |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA SOBRE HIPERTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE USANDO FACEBOOK E YOUTUBE |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA SOBRE HIPERTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE USANDO FACEBOOK E YOUTUBE |
title_sort |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA SOBRE HIPERTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE USANDO FACEBOOK E YOUTUBE |
author |
Neves Moura, Celcino |
author_facet |
Neves Moura, Celcino Augusto Fidalgo Neto, Antonio José Garcia dos Santos de Faria, Daniel Muxfeldt, Elizabeth Anastacio Alves, Luiz Waltz Comarú, Michele Matos Lopes, Renato |
author_role |
author |
author2 |
Augusto Fidalgo Neto, Antonio José Garcia dos Santos de Faria, Daniel Muxfeldt, Elizabeth Anastacio Alves, Luiz Waltz Comarú, Michele Matos Lopes, Renato |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves Moura, Celcino Augusto Fidalgo Neto, Antonio José Garcia dos Santos de Faria, Daniel Muxfeldt, Elizabeth Anastacio Alves, Luiz Waltz Comarú, Michele Matos Lopes, Renato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional Agentes Comunitários de Saúde Hipertensão Arterial Rede Social Facebok |
topic |
Educação Profissional Agentes Comunitários de Saúde Hipertensão Arterial Rede Social Facebok |
description |
Este artigo apresenta um estudo piloto de utilização das Redes Sociais Facebook e YouTube para a formação em serviço de Agentes Comunitários em Saúde (ACS), sobre temas da Hipertensão Arterial, no município de Aimorés – MG. No desenvolvimento de um processo educativo de caráter colaborativo e interprofissional, a estratégia de ensino desenvolvida ocorreu a partir das demandas de aprendizagem dos próprios ACS, relacionadas com os desafios de atendimento aos usuários da Atenção Básica em Aimorés. Foram produzidos 4 casos investigativos, uma videoaula e um processo exitoso de formação semipresencial de 5 ACS, com a participação de profissionais de três instituições públicas de pesquisa e ensino do país. Esse estudo pode contribuir nas discussões sobre formas de uso eficiente das Redes Sociais no desenvolvimento de processos educacionais e de trabalho interprofissional em Saúde no Brasil. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/369 10.36524/profept.v2i1.369 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/369 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v2i1.369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/369/330 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 1 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 51-66 2594-4827 10.36524/profept.v2i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029333504000 |