EFEITO DO USO DE BORO NO CONTROLE DA EXTRUSÃO DA SEMENTE DA BAGA EM UVA NIÁGARA ROSADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chisté , Loren
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pinho , Leandro Glaydson da Rocha, Lopes , Milson de Oliveira, Cunha Junior , Jadier de Oliveira, Chisté , Hérica, Bitencourt , Luciene Lignani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/428
Resumo: : As deficiências nutricionais causam perdas econômicas e dentre estas a deficiência de boro (B) pode ser a causa de um sintoma em bagas da videira. Este sintoma é a extrusão da semente da uva de sua baga com posterior cicatrização da epiderme. Diante do exposto, este experimento objetivou avaliar o controle da extrusão da semente da baga, Niágara Rosada, através da aplicação doses de B. O fertilizante comercial utilizado foi o Bórax, que possui 11% de B. Conduziu-se o experimento em Santa Teresa-ES. Realizaram-se as aplicações de B via solo, diretamente abaixo da copa da videira. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, em vinhedo com 8 anos de idade. Foram utilizadas quatro doses de bórax em três blocos, utilizando duas plantas por unidade experimental, totalizando 24 unidades experimentais. As doses de bórax foram 0; 5; 10 e 20 g por planta por aplicação, onde a primeira foi adicionada imediatamente após a poda de inverno e a segunda foi aplicada no início do florescimento, totalizando assim as doses: 0; 10; 20; e 40 gramas por planta por ciclo produtivo. Ao longo da produção da videira, foi realizada a coleta de folhas para análise química e foram contabilizados o número de bagas rachadas pela deficiência culminando na extrusão da semente. Houve controle do sintoma e recomenda-se a aplicação de B imediatamente após a poda de inverno e no início do florescimento.
id IFES-1_53952e9686cb66ed2c6277a00e45f84f
oai_identifier_str oai::article/428
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling EFEITO DO USO DE BORO NO CONTROLE DA EXTRUSÃO DA SEMENTE DA BAGA EM UVA NIÁGARA ROSADAnutrição mineraldeficiência nutricionaldistúrbiovideiramicronutrientes: As deficiências nutricionais causam perdas econômicas e dentre estas a deficiência de boro (B) pode ser a causa de um sintoma em bagas da videira. Este sintoma é a extrusão da semente da uva de sua baga com posterior cicatrização da epiderme. Diante do exposto, este experimento objetivou avaliar o controle da extrusão da semente da baga, Niágara Rosada, através da aplicação doses de B. O fertilizante comercial utilizado foi o Bórax, que possui 11% de B. Conduziu-se o experimento em Santa Teresa-ES. Realizaram-se as aplicações de B via solo, diretamente abaixo da copa da videira. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, em vinhedo com 8 anos de idade. Foram utilizadas quatro doses de bórax em três blocos, utilizando duas plantas por unidade experimental, totalizando 24 unidades experimentais. As doses de bórax foram 0; 5; 10 e 20 g por planta por aplicação, onde a primeira foi adicionada imediatamente após a poda de inverno e a segunda foi aplicada no início do florescimento, totalizando assim as doses: 0; 10; 20; e 40 gramas por planta por ciclo produtivo. Ao longo da produção da videira, foi realizada a coleta de folhas para análise química e foram contabilizados o número de bagas rachadas pela deficiência culminando na extrusão da semente. Houve controle do sintoma e recomenda-se a aplicação de B imediatamente após a poda de inverno e no início do florescimento.Instituto Federal do Espírito Santo2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/42810.36524/ric.v5i2.428Revista Ifes Ciência ; v. 5 n. 2 (2019): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 187-1972359-479910.36524/ric.v5i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/428/409Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessChisté , Loren Pinho , Leandro Glaydson da Rocha Lopes , Milson de Oliveira Cunha Junior , Jadier de OliveiraChisté , Hérica Bitencourt , Luciene Lignani 2020-01-06T11:59:47Zoai::article/428Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:39.505339Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv EFEITO DO USO DE BORO NO CONTROLE DA EXTRUSÃO DA SEMENTE DA BAGA EM UVA NIÁGARA ROSADA
title EFEITO DO USO DE BORO NO CONTROLE DA EXTRUSÃO DA SEMENTE DA BAGA EM UVA NIÁGARA ROSADA
spellingShingle EFEITO DO USO DE BORO NO CONTROLE DA EXTRUSÃO DA SEMENTE DA BAGA EM UVA NIÁGARA ROSADA
Chisté , Loren
nutrição mineral
deficiência nutricional
distúrbio
videira
micronutrientes
title_short EFEITO DO USO DE BORO NO CONTROLE DA EXTRUSÃO DA SEMENTE DA BAGA EM UVA NIÁGARA ROSADA
title_full EFEITO DO USO DE BORO NO CONTROLE DA EXTRUSÃO DA SEMENTE DA BAGA EM UVA NIÁGARA ROSADA
title_fullStr EFEITO DO USO DE BORO NO CONTROLE DA EXTRUSÃO DA SEMENTE DA BAGA EM UVA NIÁGARA ROSADA
title_full_unstemmed EFEITO DO USO DE BORO NO CONTROLE DA EXTRUSÃO DA SEMENTE DA BAGA EM UVA NIÁGARA ROSADA
title_sort EFEITO DO USO DE BORO NO CONTROLE DA EXTRUSÃO DA SEMENTE DA BAGA EM UVA NIÁGARA ROSADA
author Chisté , Loren
author_facet Chisté , Loren
Pinho , Leandro Glaydson da Rocha
Lopes , Milson de Oliveira
Cunha Junior , Jadier de Oliveira
Chisté , Hérica
Bitencourt , Luciene Lignani
author_role author
author2 Pinho , Leandro Glaydson da Rocha
Lopes , Milson de Oliveira
Cunha Junior , Jadier de Oliveira
Chisté , Hérica
Bitencourt , Luciene Lignani
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chisté , Loren
Pinho , Leandro Glaydson da Rocha
Lopes , Milson de Oliveira
Cunha Junior , Jadier de Oliveira
Chisté , Hérica
Bitencourt , Luciene Lignani
dc.subject.por.fl_str_mv nutrição mineral
deficiência nutricional
distúrbio
videira
micronutrientes
topic nutrição mineral
deficiência nutricional
distúrbio
videira
micronutrientes
description : As deficiências nutricionais causam perdas econômicas e dentre estas a deficiência de boro (B) pode ser a causa de um sintoma em bagas da videira. Este sintoma é a extrusão da semente da uva de sua baga com posterior cicatrização da epiderme. Diante do exposto, este experimento objetivou avaliar o controle da extrusão da semente da baga, Niágara Rosada, através da aplicação doses de B. O fertilizante comercial utilizado foi o Bórax, que possui 11% de B. Conduziu-se o experimento em Santa Teresa-ES. Realizaram-se as aplicações de B via solo, diretamente abaixo da copa da videira. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, em vinhedo com 8 anos de idade. Foram utilizadas quatro doses de bórax em três blocos, utilizando duas plantas por unidade experimental, totalizando 24 unidades experimentais. As doses de bórax foram 0; 5; 10 e 20 g por planta por aplicação, onde a primeira foi adicionada imediatamente após a poda de inverno e a segunda foi aplicada no início do florescimento, totalizando assim as doses: 0; 10; 20; e 40 gramas por planta por ciclo produtivo. Ao longo da produção da videira, foi realizada a coleta de folhas para análise química e foram contabilizados o número de bagas rachadas pela deficiência culminando na extrusão da semente. Houve controle do sintoma e recomenda-se a aplicação de B imediatamente após a poda de inverno e no início do florescimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/428
10.36524/ric.v5i2.428
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/428
identifier_str_mv 10.36524/ric.v5i2.428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/428/409
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 5 n. 2 (2019): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 187-197
2359-4799
10.36524/ric.v5i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948024887541760