ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/488 |
Resumo: | Este estudo é um recorte bibliográfico da pesquisa de mestrado que pretende analisar os aspectos em que um programa de Orientação Profissional pode atuar na Formação Humana Integral de alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio - EPTNM. Tem como objetivo compreender a relação existente entre a Formação Humana Integral e a Orientação Profissional, numa tentativa de identificar os pontos convergentes e divergentes entre ambas. Entende-se a Formação Humana Integral como a aquisição da autonomia frente `à sociedade e frente às condições de escolha. E, considerando-se que a Orientação Profissional se dá no período da adolescência, momento de grandes mudanças e de diversas escolhas, dentre as quais, a escolha profissional com vistas a sua entrada no mundo do trabalho, acredita-se que tem grande potencial de ser uma ferramenta para auxiliar o indivíduo em seu processo de desenvolvimento rumo a uma formação integral. A pesquisa perpassa pela temática da Orientação Profissional e da Formação Humana Integral discutindo os fundamentos históricos e etimológicos e a prática das mesmas em ambiente escolar. Os resultados do estudo sinalizam que a Orientação Profissional, pautada em princípios sólidos de criticidade e voltada para a emancipação do aluno, pode colaborar para a Formação Humana Integral de alunos da EPTNM. Além disso, sinalizando que os pontos de convergência e divergência se encontram nos princípios ideológicos que embasam a prática da Orientação Profissional que poderá ser efetivada com um viés emancipador, visando à autonomia, ou com um cunho mercadológico e alienante visando meramente à empregabilidade. |
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