ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Samuel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Azevedo, Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/488
Resumo: Este estudo é um recorte bibliográfico da pesquisa de mestrado que pretende analisar os aspectos em que um programa de Orientação Profissional pode atuar na Formação Humana Integral de alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio - EPTNM. Tem como objetivo compreender a relação existente entre a Formação Humana Integral e a Orientação Profissional, numa tentativa de identificar os pontos convergentes e divergentes entre ambas. Entende-se a Formação Humana Integral como a aquisição da autonomia frente `à sociedade e frente às condições de escolha. E, considerando-se que a Orientação Profissional se dá no período da adolescência, momento de grandes mudanças e de diversas escolhas, dentre as quais, a escolha profissional com vistas a sua entrada no mundo do trabalho, acredita-se que tem grande potencial de ser uma ferramenta para auxiliar o indivíduo em seu processo de desenvolvimento rumo a uma formação integral. A pesquisa perpassa pela temática da Orientação Profissional e da Formação Humana Integral discutindo os fundamentos históricos e etimológicos e a prática das mesmas em ambiente escolar. Os resultados do estudo sinalizam que a Orientação Profissional, pautada em princípios sólidos de criticidade e voltada para a emancipação do aluno, pode colaborar para a Formação Humana Integral de alunos da EPTNM. Além disso, sinalizando que os pontos de convergência e divergência se encontram nos princípios ideológicos que embasam a prática da Orientação Profissional que poderá ser efetivada com um viés emancipador, visando à autonomia, ou com um cunho mercadológico e alienante visando meramente à empregabilidade.
id IFES-1_55a88fe66800fe948e92f6d982c7ca57
oai_identifier_str oai::article/488
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIOOrientação Profissional.Formação Humana IntegralDesenvolvimento da autonomia e da emancipaçãoEste estudo é um recorte bibliográfico da pesquisa de mestrado que pretende analisar os aspectos em que um programa de Orientação Profissional pode atuar na Formação Humana Integral de alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio - EPTNM. Tem como objetivo compreender a relação existente entre a Formação Humana Integral e a Orientação Profissional, numa tentativa de identificar os pontos convergentes e divergentes entre ambas. Entende-se a Formação Humana Integral como a aquisição da autonomia frente `à sociedade e frente às condições de escolha. E, considerando-se que a Orientação Profissional se dá no período da adolescência, momento de grandes mudanças e de diversas escolhas, dentre as quais, a escolha profissional com vistas a sua entrada no mundo do trabalho, acredita-se que tem grande potencial de ser uma ferramenta para auxiliar o indivíduo em seu processo de desenvolvimento rumo a uma formação integral. A pesquisa perpassa pela temática da Orientação Profissional e da Formação Humana Integral discutindo os fundamentos históricos e etimológicos e a prática das mesmas em ambiente escolar. Os resultados do estudo sinalizam que a Orientação Profissional, pautada em princípios sólidos de criticidade e voltada para a emancipação do aluno, pode colaborar para a Formação Humana Integral de alunos da EPTNM. Além disso, sinalizando que os pontos de convergência e divergência se encontram nos princípios ideológicos que embasam a prática da Orientação Profissional que poderá ser efetivada com um viés emancipador, visando à autonomia, ou com um cunho mercadológico e alienante visando meramente à empregabilidade.EDIFES2020-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/48810.36524/profept.v4i1.488Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 1 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 107-1292594-482710.36524/profept.v4i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/488/444Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, SamuelAzevedo, Rosa2020-04-07T17:14:18Zoai::article/488Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:15.661916Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
title ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
spellingShingle ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
Ferreira, Samuel
Orientação Profissional.
Formação Humana Integral
Desenvolvimento da autonomia e da emancipação
title_short ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
title_full ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
title_fullStr ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
title_full_unstemmed ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
title_sort ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
author Ferreira, Samuel
author_facet Ferreira, Samuel
Azevedo, Rosa
author_role author
author2 Azevedo, Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Samuel
Azevedo, Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação Profissional.
Formação Humana Integral
Desenvolvimento da autonomia e da emancipação
topic Orientação Profissional.
Formação Humana Integral
Desenvolvimento da autonomia e da emancipação
description Este estudo é um recorte bibliográfico da pesquisa de mestrado que pretende analisar os aspectos em que um programa de Orientação Profissional pode atuar na Formação Humana Integral de alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio - EPTNM. Tem como objetivo compreender a relação existente entre a Formação Humana Integral e a Orientação Profissional, numa tentativa de identificar os pontos convergentes e divergentes entre ambas. Entende-se a Formação Humana Integral como a aquisição da autonomia frente `à sociedade e frente às condições de escolha. E, considerando-se que a Orientação Profissional se dá no período da adolescência, momento de grandes mudanças e de diversas escolhas, dentre as quais, a escolha profissional com vistas a sua entrada no mundo do trabalho, acredita-se que tem grande potencial de ser uma ferramenta para auxiliar o indivíduo em seu processo de desenvolvimento rumo a uma formação integral. A pesquisa perpassa pela temática da Orientação Profissional e da Formação Humana Integral discutindo os fundamentos históricos e etimológicos e a prática das mesmas em ambiente escolar. Os resultados do estudo sinalizam que a Orientação Profissional, pautada em princípios sólidos de criticidade e voltada para a emancipação do aluno, pode colaborar para a Formação Humana Integral de alunos da EPTNM. Além disso, sinalizando que os pontos de convergência e divergência se encontram nos princípios ideológicos que embasam a prática da Orientação Profissional que poderá ser efetivada com um viés emancipador, visando à autonomia, ou com um cunho mercadológico e alienante visando meramente à empregabilidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/488
10.36524/profept.v4i1.488
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/488
identifier_str_mv 10.36524/profept.v4i1.488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/488/444
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 1 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 107-129
2594-4827
10.36524/profept.v4i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029390127104