PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O NOTÓRIO SABER: DESAFIOS E ENTRAVES PARA O RESGATE DA VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/535 |
Resumo: | Busca compreender os impactos do notório saber nos processos de precarização do trabalho docente, a partir das transformações do mundo do trabalho e a consequente desvalorização da condição do trabalhador. Caracteriza as categorias proletarização, precarização e notório saber considerando as relações que estabelecem entre si. Explicita algumas razões que explicam os motivos que levam o notório saber a ser um componente importante do processo de precarização do trabalho docente e indica alguns pressupostos filosóficos para sua defesa como instrumento a serviço do ensino profissional. Conclui que a desvalorização do trabalho não acomete apenas os trabalhadores da educação e que o notório saber, tendo sido apropriado por forças conservadoras, tem sido utilizado para relativizar a importância da formação específica dos professores. |
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PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O NOTÓRIO SABER: DESAFIOS E ENTRAVES PARA O RESGATE DA VALORIZAÇÃO DO PROFESSORTrabalho docente, proletarização, precarização, notório saberBusca compreender os impactos do notório saber nos processos de precarização do trabalho docente, a partir das transformações do mundo do trabalho e a consequente desvalorização da condição do trabalhador. Caracteriza as categorias proletarização, precarização e notório saber considerando as relações que estabelecem entre si. Explicita algumas razões que explicam os motivos que levam o notório saber a ser um componente importante do processo de precarização do trabalho docente e indica alguns pressupostos filosóficos para sua defesa como instrumento a serviço do ensino profissional. Conclui que a desvalorização do trabalho não acomete apenas os trabalhadores da educação e que o notório saber, tendo sido apropriado por forças conservadoras, tem sido utilizado para relativizar a importância da formação específica dos professores.EDIFES2020-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/53510.36524/profept.v4i2.535Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 2 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 62-792594-482710.36524/profept.v4i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/535/537Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Ursulina Ataide Silva, Daniel Alves daLeite, Belchior Ribeiro Silva, Raphael Zenas Rocha da SILVA, CLAUDIO NEI NASCIMENTO2021-02-02T22:39:10Zoai::article/535Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:16.038860Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
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