PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O NOTÓRIO SABER: DESAFIOS E ENTRAVES PARA O RESGATE DA VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ursulina Ataide
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Daniel Alves da, Leite, Belchior Ribeiro, Silva, Raphael Zenas Rocha da, SILVA, CLAUDIO NEI NASCIMENTO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/535
Resumo: Busca compreender os impactos do notório saber nos processos de precarização do trabalho docente, a partir das transformações do mundo do trabalho e a consequente desvalorização da condição do trabalhador. Caracteriza as categorias proletarização, precarização e notório saber considerando as relações que estabelecem entre si. Explicita algumas razões que explicam os motivos que levam o notório saber a ser um componente importante do processo de precarização do trabalho docente e indica alguns pressupostos filosóficos para sua defesa como instrumento a serviço do ensino profissional. Conclui que a desvalorização do trabalho não acomete apenas os trabalhadores da educação e que o notório saber, tendo sido apropriado por forças conservadoras, tem sido utilizado para relativizar a importância da formação específica dos professores.
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