USO DE TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PIÚMA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/162 |
Resumo: | Este estudo objetivou mapear o uso das tecnologias computacionais na educação nas escolas públicas do ensino fundamental e médio do município de Piúma/ES que faz parte da microrregião Litoral Sul do Espírito Santo, por meio dos objetivos estabelecidos pelo projeto denominado “Observatório da Informática na Educação” do Instituto Federal do Espírito Santo, analisando os aspectos da formação docente no uso das tecnologias computacionais e suas aplicações no processo de ensino e aprendizagem, bem como identificar os recursos tecnológicos disponíveis nos laboratórios de informática; observar algumas aulas que fazem uso dos laboratórios de informática; e apontar desafios e possibilidades quanto ao uso dos recursos computacionais. |
id |
IFES-1_61e11e83dc44204a6a2dfbfda9b66aef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/162 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
USO DE TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PIÚMATecnologias computacionaisInformática na educaçãoUso da tecnologia na educaçãoMediação pedagógicaLaboratório de informáticaEste estudo objetivou mapear o uso das tecnologias computacionais na educação nas escolas públicas do ensino fundamental e médio do município de Piúma/ES que faz parte da microrregião Litoral Sul do Espírito Santo, por meio dos objetivos estabelecidos pelo projeto denominado “Observatório da Informática na Educação” do Instituto Federal do Espírito Santo, analisando os aspectos da formação docente no uso das tecnologias computacionais e suas aplicações no processo de ensino e aprendizagem, bem como identificar os recursos tecnológicos disponíveis nos laboratórios de informática; observar algumas aulas que fazem uso dos laboratórios de informática; e apontar desafios e possibilidades quanto ao uso dos recursos computacionais.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/16210.36524/dect.v6i02.162Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 02 (2016): 2016 - 02; 101-1152236-215010.36524/dect.v6i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/162/157Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBassul Areias, GeorgeAlcina Martins Nobre, IsauraLyra Silva Passos, Marize2019-10-22T14:23:07Zoai::article/162Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:05.278125Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USO DE TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PIÚMA |
title |
USO DE TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PIÚMA |
spellingShingle |
USO DE TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PIÚMA Bassul Areias, George Tecnologias computacionais Informática na educação Uso da tecnologia na educação Mediação pedagógica Laboratório de informática |
title_short |
USO DE TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PIÚMA |
title_full |
USO DE TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PIÚMA |
title_fullStr |
USO DE TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PIÚMA |
title_full_unstemmed |
USO DE TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PIÚMA |
title_sort |
USO DE TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PIÚMA |
author |
Bassul Areias, George |
author_facet |
Bassul Areias, George Alcina Martins Nobre, Isaura Lyra Silva Passos, Marize |
author_role |
author |
author2 |
Alcina Martins Nobre, Isaura Lyra Silva Passos, Marize |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bassul Areias, George Alcina Martins Nobre, Isaura Lyra Silva Passos, Marize |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias computacionais Informática na educação Uso da tecnologia na educação Mediação pedagógica Laboratório de informática |
topic |
Tecnologias computacionais Informática na educação Uso da tecnologia na educação Mediação pedagógica Laboratório de informática |
description |
Este estudo objetivou mapear o uso das tecnologias computacionais na educação nas escolas públicas do ensino fundamental e médio do município de Piúma/ES que faz parte da microrregião Litoral Sul do Espírito Santo, por meio dos objetivos estabelecidos pelo projeto denominado “Observatório da Informática na Educação” do Instituto Federal do Espírito Santo, analisando os aspectos da formação docente no uso das tecnologias computacionais e suas aplicações no processo de ensino e aprendizagem, bem como identificar os recursos tecnológicos disponíveis nos laboratórios de informática; observar algumas aulas que fazem uso dos laboratórios de informática; e apontar desafios e possibilidades quanto ao uso dos recursos computacionais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/162 10.36524/dect.v6i02.162 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/162 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v6i02.162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/162/157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 02 (2016): 2016 - 02; 101-115 2236-2150 10.36524/dect.v6i02 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028136030208 |