O ENSINO NA NATAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE TUTORES PARA TREINOS EM ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: T. Nazar, Paulo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gomes Nascimento, Lilian Cristina, P. Schuller, Juliana A., Lobo Bittar, Cléria Maria, Marques Tonello, Maria Georgina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/178
Resumo: A natação adaptada é um dos esportes mais importantes para pessoas com deficiências físicas. Este estudo teve como objetivo discutir a ação de tutores e avaliar a percepção de atletas com deficiências. Participaram do estudo oito atletas, idade de 18 a 55 anos, com deficiências físicas. Participaram dos treinos de natação tutores durante oito semanas. Os atletas com deficiências físicas participaram de um grupo focal. Os resultados encontrados foram de 3 categorias diferentes a respeito da experiência com a tutoria na natação adaptada. O estudo concluiu que a tutoria foi apresentada como uma experiência positiva e apresentaram também críticas em relação a experiência. Algumas competências foram apresentadas para o desenvolvimento dos tutores para proporcionar uma prática mais eficaz.
id IFES-1_634e06463ad89e34b11a0fbc2b2aac3d
oai_identifier_str oai::article/178
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling O ENSINO NA NATAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE TUTORES PARA TREINOS EM ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICAPessoas com deficiênciaNataçãoPreceptoriaAtletasA natação adaptada é um dos esportes mais importantes para pessoas com deficiências físicas. Este estudo teve como objetivo discutir a ação de tutores e avaliar a percepção de atletas com deficiências. Participaram do estudo oito atletas, idade de 18 a 55 anos, com deficiências físicas. Participaram dos treinos de natação tutores durante oito semanas. Os atletas com deficiências físicas participaram de um grupo focal. Os resultados encontrados foram de 3 categorias diferentes a respeito da experiência com a tutoria na natação adaptada. O estudo concluiu que a tutoria foi apresentada como uma experiência positiva e apresentaram também críticas em relação a experiência. Algumas competências foram apresentadas para o desenvolvimento dos tutores para proporcionar uma prática mais eficaz.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/17810.36524/dect.v6i04.178Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 04 (2016): 2016 - Extra; 38-572236-215010.36524/dect.v6i04reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/178/172Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessT. Nazar, Paulo Gomes Nascimento, Lilian CristinaP. Schuller, Juliana A.Lobo Bittar, Cléria MariaMarques Tonello, Maria Georgina2019-10-22T14:07:06Zoai::article/178Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:06.078800Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO NA NATAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE TUTORES PARA TREINOS EM ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
title O ENSINO NA NATAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE TUTORES PARA TREINOS EM ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
spellingShingle O ENSINO NA NATAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE TUTORES PARA TREINOS EM ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
T. Nazar, Paulo
Pessoas com deficiência
Natação
Preceptoria
Atletas
title_short O ENSINO NA NATAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE TUTORES PARA TREINOS EM ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
title_full O ENSINO NA NATAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE TUTORES PARA TREINOS EM ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
title_fullStr O ENSINO NA NATAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE TUTORES PARA TREINOS EM ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
title_full_unstemmed O ENSINO NA NATAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE TUTORES PARA TREINOS EM ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
title_sort O ENSINO NA NATAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE TUTORES PARA TREINOS EM ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
author T. Nazar, Paulo
author_facet T. Nazar, Paulo
Gomes Nascimento, Lilian Cristina
P. Schuller, Juliana A.
Lobo Bittar, Cléria Maria
Marques Tonello, Maria Georgina
author_role author
author2 Gomes Nascimento, Lilian Cristina
P. Schuller, Juliana A.
Lobo Bittar, Cléria Maria
Marques Tonello, Maria Georgina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv T. Nazar, Paulo
Gomes Nascimento, Lilian Cristina
P. Schuller, Juliana A.
Lobo Bittar, Cléria Maria
Marques Tonello, Maria Georgina
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoas com deficiência
Natação
Preceptoria
Atletas
topic Pessoas com deficiência
Natação
Preceptoria
Atletas
description A natação adaptada é um dos esportes mais importantes para pessoas com deficiências físicas. Este estudo teve como objetivo discutir a ação de tutores e avaliar a percepção de atletas com deficiências. Participaram do estudo oito atletas, idade de 18 a 55 anos, com deficiências físicas. Participaram dos treinos de natação tutores durante oito semanas. Os atletas com deficiências físicas participaram de um grupo focal. Os resultados encontrados foram de 3 categorias diferentes a respeito da experiência com a tutoria na natação adaptada. O estudo concluiu que a tutoria foi apresentada como uma experiência positiva e apresentaram também críticas em relação a experiência. Algumas competências foram apresentadas para o desenvolvimento dos tutores para proporcionar uma prática mais eficaz.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/178
10.36524/dect.v6i04.178
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/178
identifier_str_mv 10.36524/dect.v6i04.178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/178/172
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 04 (2016): 2016 - Extra; 38-57
2236-2150
10.36524/dect.v6i04
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028167487488