O ENSINO NA NATAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE TUTORES PARA TREINOS EM ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/178 |
Resumo: | A natação adaptada é um dos esportes mais importantes para pessoas com deficiências físicas. Este estudo teve como objetivo discutir a ação de tutores e avaliar a percepção de atletas com deficiências. Participaram do estudo oito atletas, idade de 18 a 55 anos, com deficiências físicas. Participaram dos treinos de natação tutores durante oito semanas. Os atletas com deficiências físicas participaram de um grupo focal. Os resultados encontrados foram de 3 categorias diferentes a respeito da experiência com a tutoria na natação adaptada. O estudo concluiu que a tutoria foi apresentada como uma experiência positiva e apresentaram também críticas em relação a experiência. Algumas competências foram apresentadas para o desenvolvimento dos tutores para proporcionar uma prática mais eficaz. |
id |
IFES-1_634e06463ad89e34b11a0fbc2b2aac3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/178 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO NA NATAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE TUTORES PARA TREINOS EM ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICAPessoas com deficiênciaNataçãoPreceptoriaAtletasA natação adaptada é um dos esportes mais importantes para pessoas com deficiências físicas. Este estudo teve como objetivo discutir a ação de tutores e avaliar a percepção de atletas com deficiências. Participaram do estudo oito atletas, idade de 18 a 55 anos, com deficiências físicas. Participaram dos treinos de natação tutores durante oito semanas. Os atletas com deficiências físicas participaram de um grupo focal. Os resultados encontrados foram de 3 categorias diferentes a respeito da experiência com a tutoria na natação adaptada. O estudo concluiu que a tutoria foi apresentada como uma experiência positiva e apresentaram também críticas em relação a experiência. Algumas competências foram apresentadas para o desenvolvimento dos tutores para proporcionar uma prática mais eficaz.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/17810.36524/dect.v6i04.178Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 04 (2016): 2016 - Extra; 38-572236-215010.36524/dect.v6i04reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/178/172Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessT. Nazar, Paulo Gomes Nascimento, Lilian CristinaP. Schuller, Juliana A.Lobo Bittar, Cléria MariaMarques Tonello, Maria Georgina2019-10-22T14:07:06Zoai::article/178Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:06.078800Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO NA NATAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE TUTORES PARA TREINOS EM ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA |
title |
O ENSINO NA NATAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE TUTORES PARA TREINOS EM ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA |
spellingShingle |
O ENSINO NA NATAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE TUTORES PARA TREINOS EM ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA T. Nazar, Paulo Pessoas com deficiência Natação Preceptoria Atletas |
title_short |
O ENSINO NA NATAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE TUTORES PARA TREINOS EM ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA |
title_full |
O ENSINO NA NATAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE TUTORES PARA TREINOS EM ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA |
title_fullStr |
O ENSINO NA NATAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE TUTORES PARA TREINOS EM ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA |
title_full_unstemmed |
O ENSINO NA NATAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE TUTORES PARA TREINOS EM ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA |
title_sort |
O ENSINO NA NATAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE TUTORES PARA TREINOS EM ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA |
author |
T. Nazar, Paulo |
author_facet |
T. Nazar, Paulo Gomes Nascimento, Lilian Cristina P. Schuller, Juliana A. Lobo Bittar, Cléria Maria Marques Tonello, Maria Georgina |
author_role |
author |
author2 |
Gomes Nascimento, Lilian Cristina P. Schuller, Juliana A. Lobo Bittar, Cléria Maria Marques Tonello, Maria Georgina |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
T. Nazar, Paulo Gomes Nascimento, Lilian Cristina P. Schuller, Juliana A. Lobo Bittar, Cléria Maria Marques Tonello, Maria Georgina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pessoas com deficiência Natação Preceptoria Atletas |
topic |
Pessoas com deficiência Natação Preceptoria Atletas |
description |
A natação adaptada é um dos esportes mais importantes para pessoas com deficiências físicas. Este estudo teve como objetivo discutir a ação de tutores e avaliar a percepção de atletas com deficiências. Participaram do estudo oito atletas, idade de 18 a 55 anos, com deficiências físicas. Participaram dos treinos de natação tutores durante oito semanas. Os atletas com deficiências físicas participaram de um grupo focal. Os resultados encontrados foram de 3 categorias diferentes a respeito da experiência com a tutoria na natação adaptada. O estudo concluiu que a tutoria foi apresentada como uma experiência positiva e apresentaram também críticas em relação a experiência. Algumas competências foram apresentadas para o desenvolvimento dos tutores para proporcionar uma prática mais eficaz. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/178 10.36524/dect.v6i04.178 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/178 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v6i04.178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/178/172 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 04 (2016): 2016 - Extra; 38-57 2236-2150 10.36524/dect.v6i04 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028167487488 |