ACERTOS E ERROS DE FUTUROS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS AO RESOLVEREM UM PROBLEMA NÃO ROTINEIRO DE DIVISÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/114 |
Resumo: | Este artigo analisa acertos e erros de futuros docentes dos anos iniciais ao resolverem um problema não rotineiro de divisão. Um total de 103 estudantes do quarto e do quinto período de um curso de Pedagogia participaram deste estudo exploratório realizando esta tarefa. Esta pesquisa qualitativa focaliza na compreensão das estratégias usadas pelos futuros professores nesta tarefa e na análise de acertos e erros cometidos. No texto trazemos os autores que fundamentam nosso estudo com suas pesquisas acerca de divisão e análise de erros. As interpretações e análises das respostas e procedimentos dos estudantes mostram que eles têm dificuldades de interpretar e compreender problemas não rotineiros de divisão com a ideia de medida. |
id |
IFES-1_644688ad53c96e916345e67498aa8182 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/114 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
ACERTOS E ERROS DE FUTUROS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS AO RESOLVEREM UM PROBLEMA NÃO ROTINEIRO DE DIVISÃOAcertos e errosFuturos professores dos anos iniciaisDivisãoResolução de problemasMatemáticaEste artigo analisa acertos e erros de futuros docentes dos anos iniciais ao resolverem um problema não rotineiro de divisão. Um total de 103 estudantes do quarto e do quinto período de um curso de Pedagogia participaram deste estudo exploratório realizando esta tarefa. Esta pesquisa qualitativa focaliza na compreensão das estratégias usadas pelos futuros professores nesta tarefa e na análise de acertos e erros cometidos. No texto trazemos os autores que fundamentam nosso estudo com suas pesquisas acerca de divisão e análise de erros. As interpretações e análises das respostas e procedimentos dos estudantes mostram que eles têm dificuldades de interpretar e compreender problemas não rotineiros de divisão com a ideia de medida.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/11410.36524/dect.v5i02.114Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 02 (2015): 2015 - 02; 297-3142236-215010.36524/dect.v5i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/114/111Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães Brum, JaquelinePereira dos Santos-Wagner, Vânia Maria2019-12-06T16:43:57Zoai::article/114Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:02.980487Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ACERTOS E ERROS DE FUTUROS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS AO RESOLVEREM UM PROBLEMA NÃO ROTINEIRO DE DIVISÃO |
title |
ACERTOS E ERROS DE FUTUROS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS AO RESOLVEREM UM PROBLEMA NÃO ROTINEIRO DE DIVISÃO |
spellingShingle |
ACERTOS E ERROS DE FUTUROS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS AO RESOLVEREM UM PROBLEMA NÃO ROTINEIRO DE DIVISÃO Magalhães Brum, Jaqueline Acertos e erros Futuros professores dos anos iniciais Divisão Resolução de problemas Matemática |
title_short |
ACERTOS E ERROS DE FUTUROS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS AO RESOLVEREM UM PROBLEMA NÃO ROTINEIRO DE DIVISÃO |
title_full |
ACERTOS E ERROS DE FUTUROS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS AO RESOLVEREM UM PROBLEMA NÃO ROTINEIRO DE DIVISÃO |
title_fullStr |
ACERTOS E ERROS DE FUTUROS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS AO RESOLVEREM UM PROBLEMA NÃO ROTINEIRO DE DIVISÃO |
title_full_unstemmed |
ACERTOS E ERROS DE FUTUROS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS AO RESOLVEREM UM PROBLEMA NÃO ROTINEIRO DE DIVISÃO |
title_sort |
ACERTOS E ERROS DE FUTUROS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS AO RESOLVEREM UM PROBLEMA NÃO ROTINEIRO DE DIVISÃO |
author |
Magalhães Brum, Jaqueline |
author_facet |
Magalhães Brum, Jaqueline Pereira dos Santos-Wagner, Vânia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Pereira dos Santos-Wagner, Vânia Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães Brum, Jaqueline Pereira dos Santos-Wagner, Vânia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acertos e erros Futuros professores dos anos iniciais Divisão Resolução de problemas Matemática |
topic |
Acertos e erros Futuros professores dos anos iniciais Divisão Resolução de problemas Matemática |
description |
Este artigo analisa acertos e erros de futuros docentes dos anos iniciais ao resolverem um problema não rotineiro de divisão. Um total de 103 estudantes do quarto e do quinto período de um curso de Pedagogia participaram deste estudo exploratório realizando esta tarefa. Esta pesquisa qualitativa focaliza na compreensão das estratégias usadas pelos futuros professores nesta tarefa e na análise de acertos e erros cometidos. No texto trazemos os autores que fundamentam nosso estudo com suas pesquisas acerca de divisão e análise de erros. As interpretações e análises das respostas e procedimentos dos estudantes mostram que eles têm dificuldades de interpretar e compreender problemas não rotineiros de divisão com a ideia de medida. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/114 10.36524/dect.v5i02.114 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/114 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v5i02.114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/114/111 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 02 (2015): 2015 - 02; 297-314 2236-2150 10.36524/dect.v5i02 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027584479232 |