ACERTOS E ERROS DE FUTUROS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS AO RESOLVEREM UM PROBLEMA NÃO ROTINEIRO DE DIVISÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães Brum, Jaqueline
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira dos Santos-Wagner, Vânia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/114
Resumo: Este artigo analisa acertos e erros de futuros docentes dos anos iniciais ao resolverem um problema não rotineiro de divisão. Um total de 103 estudantes do quarto e do quinto período de um curso de Pedagogia participaram deste estudo exploratório realizando esta tarefa. Esta pesquisa qualitativa focaliza na compreensão das estratégias usadas pelos futuros professores nesta tarefa e na análise de acertos e erros cometidos. No texto trazemos os autores que fundamentam nosso estudo com suas pesquisas acerca de divisão e análise de erros. As interpretações e análises das respostas e procedimentos dos estudantes mostram que eles têm dificuldades de interpretar e compreender problemas não rotineiros de divisão com a ideia de medida.
id IFES-1_644688ad53c96e916345e67498aa8182
oai_identifier_str oai::article/114
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling ACERTOS E ERROS DE FUTUROS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS AO RESOLVEREM UM PROBLEMA NÃO ROTINEIRO DE DIVISÃOAcertos e errosFuturos professores dos anos iniciaisDivisãoResolução de problemasMatemáticaEste artigo analisa acertos e erros de futuros docentes dos anos iniciais ao resolverem um problema não rotineiro de divisão. Um total de 103 estudantes do quarto e do quinto período de um curso de Pedagogia participaram deste estudo exploratório realizando esta tarefa. Esta pesquisa qualitativa focaliza na compreensão das estratégias usadas pelos futuros professores nesta tarefa e na análise de acertos e erros cometidos. No texto trazemos os autores que fundamentam nosso estudo com suas pesquisas acerca de divisão e análise de erros. As interpretações e análises das respostas e procedimentos dos estudantes mostram que eles têm dificuldades de interpretar e compreender problemas não rotineiros de divisão com a ideia de medida.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/11410.36524/dect.v5i02.114Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 02 (2015): 2015 - 02; 297-3142236-215010.36524/dect.v5i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/114/111Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães Brum, JaquelinePereira dos Santos-Wagner, Vânia Maria2019-12-06T16:43:57Zoai::article/114Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:02.980487Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ACERTOS E ERROS DE FUTUROS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS AO RESOLVEREM UM PROBLEMA NÃO ROTINEIRO DE DIVISÃO
title ACERTOS E ERROS DE FUTUROS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS AO RESOLVEREM UM PROBLEMA NÃO ROTINEIRO DE DIVISÃO
spellingShingle ACERTOS E ERROS DE FUTUROS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS AO RESOLVEREM UM PROBLEMA NÃO ROTINEIRO DE DIVISÃO
Magalhães Brum, Jaqueline
Acertos e erros
Futuros professores dos anos iniciais
Divisão
Resolução de problemas
Matemática
title_short ACERTOS E ERROS DE FUTUROS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS AO RESOLVEREM UM PROBLEMA NÃO ROTINEIRO DE DIVISÃO
title_full ACERTOS E ERROS DE FUTUROS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS AO RESOLVEREM UM PROBLEMA NÃO ROTINEIRO DE DIVISÃO
title_fullStr ACERTOS E ERROS DE FUTUROS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS AO RESOLVEREM UM PROBLEMA NÃO ROTINEIRO DE DIVISÃO
title_full_unstemmed ACERTOS E ERROS DE FUTUROS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS AO RESOLVEREM UM PROBLEMA NÃO ROTINEIRO DE DIVISÃO
title_sort ACERTOS E ERROS DE FUTUROS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS AO RESOLVEREM UM PROBLEMA NÃO ROTINEIRO DE DIVISÃO
author Magalhães Brum, Jaqueline
author_facet Magalhães Brum, Jaqueline
Pereira dos Santos-Wagner, Vânia Maria
author_role author
author2 Pereira dos Santos-Wagner, Vânia Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães Brum, Jaqueline
Pereira dos Santos-Wagner, Vânia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Acertos e erros
Futuros professores dos anos iniciais
Divisão
Resolução de problemas
Matemática
topic Acertos e erros
Futuros professores dos anos iniciais
Divisão
Resolução de problemas
Matemática
description Este artigo analisa acertos e erros de futuros docentes dos anos iniciais ao resolverem um problema não rotineiro de divisão. Um total de 103 estudantes do quarto e do quinto período de um curso de Pedagogia participaram deste estudo exploratório realizando esta tarefa. Esta pesquisa qualitativa focaliza na compreensão das estratégias usadas pelos futuros professores nesta tarefa e na análise de acertos e erros cometidos. No texto trazemos os autores que fundamentam nosso estudo com suas pesquisas acerca de divisão e análise de erros. As interpretações e análises das respostas e procedimentos dos estudantes mostram que eles têm dificuldades de interpretar e compreender problemas não rotineiros de divisão com a ideia de medida.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/114
10.36524/dect.v5i02.114
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/114
identifier_str_mv 10.36524/dect.v5i02.114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/114/111
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 02 (2015): 2015 - 02; 297-314
2236-2150
10.36524/dect.v5i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027584479232