A ABORDAGEM EDUCOMUNICATIVA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS MARAJOARAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serejo Santos, Hericley
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Leite Lobato, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/531
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de compreender como a abordagem educomunicativa está presente nas práticas pedagógicas aplicadas no Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Breves, e como colabora para a formação de cidadãos emancipados e conscientes do direito à expressão e comunicação. Para isso, realizamos entrevistas semiestruturadas com oito professores no intuito de identificar a tipologia de linguagens, a metodologia aplicada, os resultados obtidos e o conhecimento sobre Educomunicação. A abordagem educomunicativa está presente nas práticas pedagógicas desses professores e, apesar da maioria desconhecer o termo, compreendem a importância de se promover a interface entre Educomunicação e Educação Profissional Tecnológica.
id IFES-1_69d37e68fe6c4489b9038d1fb873c8c4
oai_identifier_str oai::article/531
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A ABORDAGEM EDUCOMUNICATIVA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS MARAJOARASEducomunicação;Linguagens Midiáticas;TrabalhoO presente artigo tem o objetivo de compreender como a abordagem educomunicativa está presente nas práticas pedagógicas aplicadas no Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Breves, e como colabora para a formação de cidadãos emancipados e conscientes do direito à expressão e comunicação. Para isso, realizamos entrevistas semiestruturadas com oito professores no intuito de identificar a tipologia de linguagens, a metodologia aplicada, os resultados obtidos e o conhecimento sobre Educomunicação. A abordagem educomunicativa está presente nas práticas pedagógicas desses professores e, apesar da maioria desconhecer o termo, compreendem a importância de se promover a interface entre Educomunicação e Educação Profissional Tecnológica.EDIFES2020-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/53110.36524/profept.v4i1.531Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 1 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 153-1682594-482710.36524/profept.v4i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/531/446Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSerejo Santos, HericleyLeite Lobato, Ana Maria2020-04-07T17:18:00Zoai::article/531Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:15.988817Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A ABORDAGEM EDUCOMUNICATIVA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS MARAJOARAS
title A ABORDAGEM EDUCOMUNICATIVA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS MARAJOARAS
spellingShingle A ABORDAGEM EDUCOMUNICATIVA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS MARAJOARAS
Serejo Santos, Hericley
Educomunicação;
Linguagens Midiáticas;
Trabalho
title_short A ABORDAGEM EDUCOMUNICATIVA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS MARAJOARAS
title_full A ABORDAGEM EDUCOMUNICATIVA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS MARAJOARAS
title_fullStr A ABORDAGEM EDUCOMUNICATIVA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS MARAJOARAS
title_full_unstemmed A ABORDAGEM EDUCOMUNICATIVA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS MARAJOARAS
title_sort A ABORDAGEM EDUCOMUNICATIVA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS MARAJOARAS
author Serejo Santos, Hericley
author_facet Serejo Santos, Hericley
Leite Lobato, Ana Maria
author_role author
author2 Leite Lobato, Ana Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serejo Santos, Hericley
Leite Lobato, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educomunicação;
Linguagens Midiáticas;
Trabalho
topic Educomunicação;
Linguagens Midiáticas;
Trabalho
description O presente artigo tem o objetivo de compreender como a abordagem educomunicativa está presente nas práticas pedagógicas aplicadas no Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Breves, e como colabora para a formação de cidadãos emancipados e conscientes do direito à expressão e comunicação. Para isso, realizamos entrevistas semiestruturadas com oito professores no intuito de identificar a tipologia de linguagens, a metodologia aplicada, os resultados obtidos e o conhecimento sobre Educomunicação. A abordagem educomunicativa está presente nas práticas pedagógicas desses professores e, apesar da maioria desconhecer o termo, compreendem a importância de se promover a interface entre Educomunicação e Educação Profissional Tecnológica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/531
10.36524/profept.v4i1.531
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/531
identifier_str_mv 10.36524/profept.v4i1.531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/531/446
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 1 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 153-168
2594-4827
10.36524/profept.v4i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029399564288