FORMAÇÃO POLITÉCNICA: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DO IFAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salazar, Deuzilene Marques
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Gilson Allefy Chaves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/637
Resumo: A formação politécnica consiste no processo formativo do homem em múltiplas dimensões com vistas ao desenvolvimento de suas potencialidades na qual o trabalho seja uma dimensão ontocriativa, mediado pelo conhecimento, ciência e tecnologia. Analisa-se os Objetivos do curso e o Perfil do Egresso definidos nos projetos político-pedagógicos do curso técnico de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), evidenciando os fundamentos da educação profissional e tecnológica, principalmente no que se refere à formação politécnica. O corpus do estudo se constituiu dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos técnicos de Informática nas modalidades integrado e subsequente dos campi da I Fase de Expansão da Rede Federal localizados nos municípios de Manaus, Coari e São Gabriel da Cachoeira. Destacando a abordagem qualitativa e apoiada na pesquisa de caráter documental, nossa análise consistiu em três momentos: a) leitura das seções introdutórias e metodológicas dos PPCs; b) categorização temática dos Objetivos e do Perfil do Egresso definidos nos PPC; c) tematização dos núcleos significantes. Fundamentou-se a análise em Marx (1982), Saviani (2003), Pistrak (2011) e Moura (2015); além de debatermos o trabalho como princípio educativo, a partir da visão de Manacorda (2007), Frigotto (2009), Ciavatta e Ramos (2011) e Borges (2017). Constata-se evidências da intencionalidade formativa fundamentada na politecnia em 75% dos PPCs analisados.
id IFES-1_6b69e0fb840597ad9577414aa33a2ccf
oai_identifier_str oai::article/637
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO POLITÉCNICA: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DO IFAMA formação politécnica consiste no processo formativo do homem em múltiplas dimensões com vistas ao desenvolvimento de suas potencialidades na qual o trabalho seja uma dimensão ontocriativa, mediado pelo conhecimento, ciência e tecnologia. Analisa-se os Objetivos do curso e o Perfil do Egresso definidos nos projetos político-pedagógicos do curso técnico de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), evidenciando os fundamentos da educação profissional e tecnológica, principalmente no que se refere à formação politécnica. O corpus do estudo se constituiu dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos técnicos de Informática nas modalidades integrado e subsequente dos campi da I Fase de Expansão da Rede Federal localizados nos municípios de Manaus, Coari e São Gabriel da Cachoeira. Destacando a abordagem qualitativa e apoiada na pesquisa de caráter documental, nossa análise consistiu em três momentos: a) leitura das seções introdutórias e metodológicas dos PPCs; b) categorização temática dos Objetivos e do Perfil do Egresso definidos nos PPC; c) tematização dos núcleos significantes. Fundamentou-se a análise em Marx (1982), Saviani (2003), Pistrak (2011) e Moura (2015); além de debatermos o trabalho como princípio educativo, a partir da visão de Manacorda (2007), Frigotto (2009), Ciavatta e Ramos (2011) e Borges (2017). Constata-se evidências da intencionalidade formativa fundamentada na politecnia em 75% dos PPCs analisados.EDIFES2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/63710.36524/profept.v4iEspecial.637Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. Especial (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 122-1442594-482710.36524/profept.v4iEspecialreponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/637/468Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSalazar, Deuzilene Marques Silva, Gilson Allefy Chaves da 2020-05-06T14:12:59Zoai::article/637Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:17.454509Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO POLITÉCNICA: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DO IFAM
title FORMAÇÃO POLITÉCNICA: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DO IFAM
spellingShingle FORMAÇÃO POLITÉCNICA: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DO IFAM
Salazar, Deuzilene Marques
title_short FORMAÇÃO POLITÉCNICA: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DO IFAM
title_full FORMAÇÃO POLITÉCNICA: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DO IFAM
title_fullStr FORMAÇÃO POLITÉCNICA: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DO IFAM
title_full_unstemmed FORMAÇÃO POLITÉCNICA: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DO IFAM
title_sort FORMAÇÃO POLITÉCNICA: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DO IFAM
author Salazar, Deuzilene Marques
author_facet Salazar, Deuzilene Marques
Silva, Gilson Allefy Chaves da
author_role author
author2 Silva, Gilson Allefy Chaves da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salazar, Deuzilene Marques
Silva, Gilson Allefy Chaves da
description A formação politécnica consiste no processo formativo do homem em múltiplas dimensões com vistas ao desenvolvimento de suas potencialidades na qual o trabalho seja uma dimensão ontocriativa, mediado pelo conhecimento, ciência e tecnologia. Analisa-se os Objetivos do curso e o Perfil do Egresso definidos nos projetos político-pedagógicos do curso técnico de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), evidenciando os fundamentos da educação profissional e tecnológica, principalmente no que se refere à formação politécnica. O corpus do estudo se constituiu dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos técnicos de Informática nas modalidades integrado e subsequente dos campi da I Fase de Expansão da Rede Federal localizados nos municípios de Manaus, Coari e São Gabriel da Cachoeira. Destacando a abordagem qualitativa e apoiada na pesquisa de caráter documental, nossa análise consistiu em três momentos: a) leitura das seções introdutórias e metodológicas dos PPCs; b) categorização temática dos Objetivos e do Perfil do Egresso definidos nos PPC; c) tematização dos núcleos significantes. Fundamentou-se a análise em Marx (1982), Saviani (2003), Pistrak (2011) e Moura (2015); além de debatermos o trabalho como princípio educativo, a partir da visão de Manacorda (2007), Frigotto (2009), Ciavatta e Ramos (2011) e Borges (2017). Constata-se evidências da intencionalidade formativa fundamentada na politecnia em 75% dos PPCs analisados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/637
10.36524/profept.v4iEspecial.637
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/637
identifier_str_mv 10.36524/profept.v4iEspecial.637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/637/468
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. Especial (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 122-144
2594-4827
10.36524/profept.v4iEspecial
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029440458752