ROLE-PLAYING GAMES E ENSINO DE HISTÓRIA NO IFES – NOVA VENÉCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/943 |
Resumo: | O presente artigo analisa os usos dos jogos de interpretação de personagens (RPGs) desenvolvidos no IFES – Nova Venécia no ano de 2019, tanto como projeto de ensino extracurricular, quanto como ferramenta metodológica nas aulas de História. Inicialmente são apresentadas ao leitor as origens e as principais características desses jogos. Em seguida, de que forma eles podem ser aplicados ao ensino, uma vez que por se tratarem de uma modalidade lúdica na qual o jogador assume o papel de outra pessoa, é possível fazer com que esse mesmo jogador pense, fale, aja e se comporte como alguém que ele não conhece, mas que pretende conhecer. No caso de personagens históricos, é necessário que os jogadores que os controlam estudem a seu respeito, situando suas atitudes em outra época. Por fim, faz-se um relato de experiências dos usos dos RPGs nas diversas turmas do 1º e do 3º anos do Ensino Médio do campus, e se busca apontar as vantagens e as desvantagens dessa metodologia. |
id |
IFES-1_6fe55a20a3f60442886a3e0a441c656e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/943 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
ROLE-PLAYING GAMES E ENSINO DE HISTÓRIA NO IFES – NOVA VENÉCIAJogos didáticosRole-playing gamesEnsino de HistóriaO presente artigo analisa os usos dos jogos de interpretação de personagens (RPGs) desenvolvidos no IFES – Nova Venécia no ano de 2019, tanto como projeto de ensino extracurricular, quanto como ferramenta metodológica nas aulas de História. Inicialmente são apresentadas ao leitor as origens e as principais características desses jogos. Em seguida, de que forma eles podem ser aplicados ao ensino, uma vez que por se tratarem de uma modalidade lúdica na qual o jogador assume o papel de outra pessoa, é possível fazer com que esse mesmo jogador pense, fale, aja e se comporte como alguém que ele não conhece, mas que pretende conhecer. No caso de personagens históricos, é necessário que os jogadores que os controlam estudem a seu respeito, situando suas atitudes em outra época. Por fim, faz-se um relato de experiências dos usos dos RPGs nas diversas turmas do 1º e do 3º anos do Ensino Médio do campus, e se busca apontar as vantagens e as desvantagens dessa metodologia.EDIFES2021-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/94310.36524/saladeaula.v10i1.943Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 10 n. 1 (2021): Relatos de Pesquisa em Ensino; 69-802316-729710.36524/saladeaula.v10i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/943/755Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPavani, Roney Marcos2021-11-04T14:35:16Zoai::article/943Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:53.790108Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ROLE-PLAYING GAMES E ENSINO DE HISTÓRIA NO IFES – NOVA VENÉCIA |
title |
ROLE-PLAYING GAMES E ENSINO DE HISTÓRIA NO IFES – NOVA VENÉCIA |
spellingShingle |
ROLE-PLAYING GAMES E ENSINO DE HISTÓRIA NO IFES – NOVA VENÉCIA Pavani, Roney Marcos Jogos didáticos Role-playing games Ensino de História |
title_short |
ROLE-PLAYING GAMES E ENSINO DE HISTÓRIA NO IFES – NOVA VENÉCIA |
title_full |
ROLE-PLAYING GAMES E ENSINO DE HISTÓRIA NO IFES – NOVA VENÉCIA |
title_fullStr |
ROLE-PLAYING GAMES E ENSINO DE HISTÓRIA NO IFES – NOVA VENÉCIA |
title_full_unstemmed |
ROLE-PLAYING GAMES E ENSINO DE HISTÓRIA NO IFES – NOVA VENÉCIA |
title_sort |
ROLE-PLAYING GAMES E ENSINO DE HISTÓRIA NO IFES – NOVA VENÉCIA |
author |
Pavani, Roney Marcos |
author_facet |
Pavani, Roney Marcos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pavani, Roney Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos didáticos Role-playing games Ensino de História |
topic |
Jogos didáticos Role-playing games Ensino de História |
description |
O presente artigo analisa os usos dos jogos de interpretação de personagens (RPGs) desenvolvidos no IFES – Nova Venécia no ano de 2019, tanto como projeto de ensino extracurricular, quanto como ferramenta metodológica nas aulas de História. Inicialmente são apresentadas ao leitor as origens e as principais características desses jogos. Em seguida, de que forma eles podem ser aplicados ao ensino, uma vez que por se tratarem de uma modalidade lúdica na qual o jogador assume o papel de outra pessoa, é possível fazer com que esse mesmo jogador pense, fale, aja e se comporte como alguém que ele não conhece, mas que pretende conhecer. No caso de personagens históricos, é necessário que os jogadores que os controlam estudem a seu respeito, situando suas atitudes em outra época. Por fim, faz-se um relato de experiências dos usos dos RPGs nas diversas turmas do 1º e do 3º anos do Ensino Médio do campus, e se busca apontar as vantagens e as desvantagens dessa metodologia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/943 10.36524/saladeaula.v10i1.943 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/943 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v10i1.943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/943/755 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 10 n. 1 (2021): Relatos de Pesquisa em Ensino; 69-80 2316-7297 10.36524/saladeaula.v10i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948026978402304 |