INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/8 |
Resumo: | O artigo apresenta alguns elementos de reflexão quanto ao significado de inclusão na educação de jovens e adultos (EJA), partindo de premissas que sustentam ofertas de escolarização, tendo foco no conhecimento sobre quem são esses jovens e adultos que se quer incluir. Sustenta posição de desconfiança no conceito de inclusão que, de forma irrestrita, vem sendo utilizado para tratar direito, concordando com Martins (2009, p. 11) no que denomina de “transformação do conceito na palavra sem sentido” ao se referir à exclusão. Ensaiamse algumas implicações pedagógicas e políticas resultantes das formas de conceber umas e outras, e como essas formas afetam os desenhos propostos como política pública, em programas de EJA — e de educação profissional. Apontam-se alguns indicativos metodológicos considerados fundamentos para este campo de estudos e proposições, constituídos pelos muitos modos de pensar/fazer PROEJA nos Institutos Federais brasileiros, calcados na perspectiva de formulação de políticas educacionais como direito, nos termos da Constituição Federal (1988). Sustenta que trançar políticas de direito com sujeitos jovens e adultos tem sido o desafio maior de gestores e de forças organizadas da sociedade, o que significa levar em conta saberes cotidianos, prévios, muitas vezes ignorados pelos espaços escolares institucionalizados, encobrindo experiências sociais, históricas, culturais, de classe, de sociedade, de professores e de alunos — os saberes e conhecimentos produzidos na vida cotidiana, que formam redes passíveis de emergir na realidade da escola como emergem na realidade da vida. Conceber essa proposta de educação para jovens e adultos trabalhadores significa inseri-la na conformação de um campo de produção de conhecimentos reconhecido por Boaventura de Sousa Santos (2010) como de epistemologias do Sul. |
id |
IFES-1_766b3199fae4da1ca92087db884a188d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/8 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROEJAEducação profissionalInclusãoEducação de jovens e adultosO artigo apresenta alguns elementos de reflexão quanto ao significado de inclusão na educação de jovens e adultos (EJA), partindo de premissas que sustentam ofertas de escolarização, tendo foco no conhecimento sobre quem são esses jovens e adultos que se quer incluir. Sustenta posição de desconfiança no conceito de inclusão que, de forma irrestrita, vem sendo utilizado para tratar direito, concordando com Martins (2009, p. 11) no que denomina de “transformação do conceito na palavra sem sentido” ao se referir à exclusão. Ensaiamse algumas implicações pedagógicas e políticas resultantes das formas de conceber umas e outras, e como essas formas afetam os desenhos propostos como política pública, em programas de EJA — e de educação profissional. Apontam-se alguns indicativos metodológicos considerados fundamentos para este campo de estudos e proposições, constituídos pelos muitos modos de pensar/fazer PROEJA nos Institutos Federais brasileiros, calcados na perspectiva de formulação de políticas educacionais como direito, nos termos da Constituição Federal (1988). Sustenta que trançar políticas de direito com sujeitos jovens e adultos tem sido o desafio maior de gestores e de forças organizadas da sociedade, o que significa levar em conta saberes cotidianos, prévios, muitas vezes ignorados pelos espaços escolares institucionalizados, encobrindo experiências sociais, históricas, culturais, de classe, de sociedade, de professores e de alunos — os saberes e conhecimentos produzidos na vida cotidiana, que formam redes passíveis de emergir na realidade da escola como emergem na realidade da vida. Conceber essa proposta de educação para jovens e adultos trabalhadores significa inseri-la na conformação de um campo de produção de conhecimentos reconhecido por Boaventura de Sousa Santos (2010) como de epistemologias do Sul.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/810.36524/dect.v1i01.8Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 1 n. 01 (2011): 2011 - 01; 14-232236-215010.36524/dect.v1i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/8/5Copyright (c) 2011 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Jane2021-02-11T12:23:53Zoai::article/8Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:57.539379Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title |
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
spellingShingle |
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Paiva, Jane PROEJA Educação profissional Inclusão Educação de jovens e adultos |
title_short |
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_full |
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_fullStr |
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_full_unstemmed |
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_sort |
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
author |
Paiva, Jane |
author_facet |
Paiva, Jane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Jane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PROEJA Educação profissional Inclusão Educação de jovens e adultos |
topic |
PROEJA Educação profissional Inclusão Educação de jovens e adultos |
description |
O artigo apresenta alguns elementos de reflexão quanto ao significado de inclusão na educação de jovens e adultos (EJA), partindo de premissas que sustentam ofertas de escolarização, tendo foco no conhecimento sobre quem são esses jovens e adultos que se quer incluir. Sustenta posição de desconfiança no conceito de inclusão que, de forma irrestrita, vem sendo utilizado para tratar direito, concordando com Martins (2009, p. 11) no que denomina de “transformação do conceito na palavra sem sentido” ao se referir à exclusão. Ensaiamse algumas implicações pedagógicas e políticas resultantes das formas de conceber umas e outras, e como essas formas afetam os desenhos propostos como política pública, em programas de EJA — e de educação profissional. Apontam-se alguns indicativos metodológicos considerados fundamentos para este campo de estudos e proposições, constituídos pelos muitos modos de pensar/fazer PROEJA nos Institutos Federais brasileiros, calcados na perspectiva de formulação de políticas educacionais como direito, nos termos da Constituição Federal (1988). Sustenta que trançar políticas de direito com sujeitos jovens e adultos tem sido o desafio maior de gestores e de forças organizadas da sociedade, o que significa levar em conta saberes cotidianos, prévios, muitas vezes ignorados pelos espaços escolares institucionalizados, encobrindo experiências sociais, históricas, culturais, de classe, de sociedade, de professores e de alunos — os saberes e conhecimentos produzidos na vida cotidiana, que formam redes passíveis de emergir na realidade da escola como emergem na realidade da vida. Conceber essa proposta de educação para jovens e adultos trabalhadores significa inseri-la na conformação de um campo de produção de conhecimentos reconhecido por Boaventura de Sousa Santos (2010) como de epistemologias do Sul. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/8 10.36524/dect.v1i01.8 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/8 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v1i01.8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/8/5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 1 n. 01 (2011): 2011 - 01; 14-23 2236-2150 10.36524/dect.v1i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027081162752 |