AGROECOLOGIA - UMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais Borges, Alexandre
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Brito Borges, Lázaro, Eulálio de Oliveira Júnior, Celso, Nunes dos Santos, Ariane, Gomes Biral Stauffer, Alexsandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1463
Resumo: Studies that assess the perception of reality that students have about Agroecology can become a very important tool to verify the level of environmental knowledge that students have on the subject. In this sense, the present work aimed to know and compare the perception that students of the Technical Course in Agriculture of the Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Montanha (Ifes) and Escola Família Agrícola de Chapadinha - Nova Venécia / ES (Efac) have related to agroecology. he target audience was made up of students in the last year of technical vocational high school (57 students), 22 students belonging to Efac and 35 students belonging to Ifes. Data collection was done through the application of an online questionnaire with closed questions. The data indicated similarities and differences in the positioning of Efac and Ifes students regarding the agroecological theme, however it is clear that the pedagogical instruments - contained in the Pedagogical Projects - used for the teaching of agroecology at Efac are more consistent and frequent in relation to the Ifes.
id IFES-1_8979f9e0843e1fa385d2833a1c7680c1
oai_identifier_str oai::article/1463
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling AGROECOLOGIA - UMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTOeducação ambientalprojeto pedagógicoagriculturaenvironmental educationpedagogical projectagricultureStudies that assess the perception of reality that students have about Agroecology can become a very important tool to verify the level of environmental knowledge that students have on the subject. In this sense, the present work aimed to know and compare the perception that students of the Technical Course in Agriculture of the Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Montanha (Ifes) and Escola Família Agrícola de Chapadinha - Nova Venécia / ES (Efac) have related to agroecology. he target audience was made up of students in the last year of technical vocational high school (57 students), 22 students belonging to Efac and 35 students belonging to Ifes. Data collection was done through the application of an online questionnaire with closed questions. The data indicated similarities and differences in the positioning of Efac and Ifes students regarding the agroecological theme, however it is clear that the pedagogical instruments - contained in the Pedagogical Projects - used for the teaching of agroecology at Efac are more consistent and frequent in relation to the Ifes.Estudos que avaliam a percepção da realidade que os alunos possuem sobre a Agroecologia ao ingressarem no curso técnico em Agropecuária pode se tornar uma importantíssima ferramenta para avaliar o nível de conhecimento ambiental que os alunos possuem sobre o tema. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo conhecer e comparar a percepção que os estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – campus Montanha e da Escola Família Agrícola de Chapadinha (Efac) – Nova Venécia / ES possuem a respeito da Agroecologia. O público-alvo foi formado por estudantes que cursam o último ano do ensino médio técnico profissionalizante (57 alunos), sendo 22 alunos pertencentes à Efac e 35 alunos pertencentes ao Ifes. A obtenção dos dados foi por meio da aplicação de um questionário online com questões fechadas. Percebe-se que os instrumentos pedagógicos - contidos nos Projetos Pedagógicos – utilizados na Efac facilitam o ensino de Agroecologia em relação ao Ifes.  A maioria dos estudantes da Efac (90%) sinalizaram que no ambiente escolar ocorrem trabalhos, seminários ou eventos relacionados com a Agroecologia. Por outro lado, no ambiente escolar do Ifes, constatou-se que raramente, o ensino sobre Agroecologia é abordado de forma interdisciplinar. Ademais, para a maioria dos estudantes, a Agroecologia ainda é vista como técnica de produção ou modelo de agricultura, que se reduz meramente a produzir alimentos orgânicos e a substituir os insumos sintéticos danosos ao meio ambiente, evidenciando a importância da presença de conteúdos que abordam a Agroecologia de maneira interdisciplinar em sala de aula.Instituto Federal do Espírito Santo2022-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/146310.36524/ric.v8i1.1463Revista Ifes Ciência ; v. 8 n. 1 (2022): Revista Ifes Ciência; 01-172359-479910.36524/ric.v8i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1463/965Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMorais Borges, AlexandreBrito Borges, LázaroEulálio de Oliveira Júnior, CelsoNunes dos Santos, ArianeGomes Biral Stauffer, Alexsandra2023-03-02T19:19:35Zoai::article/1463Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:47.238581Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv AGROECOLOGIA - UMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
title AGROECOLOGIA - UMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
spellingShingle AGROECOLOGIA - UMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
Morais Borges, Alexandre
educação ambiental
projeto pedagógico
agricultura
environmental education
pedagogical project
agriculture
title_short AGROECOLOGIA - UMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
title_full AGROECOLOGIA - UMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
title_fullStr AGROECOLOGIA - UMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
title_full_unstemmed AGROECOLOGIA - UMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
title_sort AGROECOLOGIA - UMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
author Morais Borges, Alexandre
author_facet Morais Borges, Alexandre
Brito Borges, Lázaro
Eulálio de Oliveira Júnior, Celso
Nunes dos Santos, Ariane
Gomes Biral Stauffer, Alexsandra
author_role author
author2 Brito Borges, Lázaro
Eulálio de Oliveira Júnior, Celso
Nunes dos Santos, Ariane
Gomes Biral Stauffer, Alexsandra
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais Borges, Alexandre
Brito Borges, Lázaro
Eulálio de Oliveira Júnior, Celso
Nunes dos Santos, Ariane
Gomes Biral Stauffer, Alexsandra
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental
projeto pedagógico
agricultura
environmental education
pedagogical project
agriculture
topic educação ambiental
projeto pedagógico
agricultura
environmental education
pedagogical project
agriculture
description Studies that assess the perception of reality that students have about Agroecology can become a very important tool to verify the level of environmental knowledge that students have on the subject. In this sense, the present work aimed to know and compare the perception that students of the Technical Course in Agriculture of the Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Montanha (Ifes) and Escola Família Agrícola de Chapadinha - Nova Venécia / ES (Efac) have related to agroecology. he target audience was made up of students in the last year of technical vocational high school (57 students), 22 students belonging to Efac and 35 students belonging to Ifes. Data collection was done through the application of an online questionnaire with closed questions. The data indicated similarities and differences in the positioning of Efac and Ifes students regarding the agroecological theme, however it is clear that the pedagogical instruments - contained in the Pedagogical Projects - used for the teaching of agroecology at Efac are more consistent and frequent in relation to the Ifes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1463
10.36524/ric.v8i1.1463
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1463
identifier_str_mv 10.36524/ric.v8i1.1463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1463/965
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 8 n. 1 (2022): Revista Ifes Ciência; 01-17
2359-4799
10.36524/ric.v8i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948025814482944