AGROECOLOGIA - UMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1463 |
Resumo: | Studies that assess the perception of reality that students have about Agroecology can become a very important tool to verify the level of environmental knowledge that students have on the subject. In this sense, the present work aimed to know and compare the perception that students of the Technical Course in Agriculture of the Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Montanha (Ifes) and Escola Família Agrícola de Chapadinha - Nova Venécia / ES (Efac) have related to agroecology. he target audience was made up of students in the last year of technical vocational high school (57 students), 22 students belonging to Efac and 35 students belonging to Ifes. Data collection was done through the application of an online questionnaire with closed questions. The data indicated similarities and differences in the positioning of Efac and Ifes students regarding the agroecological theme, however it is clear that the pedagogical instruments - contained in the Pedagogical Projects - used for the teaching of agroecology at Efac are more consistent and frequent in relation to the Ifes. |
id |
IFES-1_8979f9e0843e1fa385d2833a1c7680c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1463 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
AGROECOLOGIA - UMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTOeducação ambientalprojeto pedagógicoagriculturaenvironmental educationpedagogical projectagricultureStudies that assess the perception of reality that students have about Agroecology can become a very important tool to verify the level of environmental knowledge that students have on the subject. In this sense, the present work aimed to know and compare the perception that students of the Technical Course in Agriculture of the Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Montanha (Ifes) and Escola Família Agrícola de Chapadinha - Nova Venécia / ES (Efac) have related to agroecology. he target audience was made up of students in the last year of technical vocational high school (57 students), 22 students belonging to Efac and 35 students belonging to Ifes. Data collection was done through the application of an online questionnaire with closed questions. The data indicated similarities and differences in the positioning of Efac and Ifes students regarding the agroecological theme, however it is clear that the pedagogical instruments - contained in the Pedagogical Projects - used for the teaching of agroecology at Efac are more consistent and frequent in relation to the Ifes.Estudos que avaliam a percepção da realidade que os alunos possuem sobre a Agroecologia ao ingressarem no curso técnico em Agropecuária pode se tornar uma importantíssima ferramenta para avaliar o nível de conhecimento ambiental que os alunos possuem sobre o tema. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo conhecer e comparar a percepção que os estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – campus Montanha e da Escola Família Agrícola de Chapadinha (Efac) – Nova Venécia / ES possuem a respeito da Agroecologia. O público-alvo foi formado por estudantes que cursam o último ano do ensino médio técnico profissionalizante (57 alunos), sendo 22 alunos pertencentes à Efac e 35 alunos pertencentes ao Ifes. A obtenção dos dados foi por meio da aplicação de um questionário online com questões fechadas. Percebe-se que os instrumentos pedagógicos - contidos nos Projetos Pedagógicos – utilizados na Efac facilitam o ensino de Agroecologia em relação ao Ifes. A maioria dos estudantes da Efac (90%) sinalizaram que no ambiente escolar ocorrem trabalhos, seminários ou eventos relacionados com a Agroecologia. Por outro lado, no ambiente escolar do Ifes, constatou-se que raramente, o ensino sobre Agroecologia é abordado de forma interdisciplinar. Ademais, para a maioria dos estudantes, a Agroecologia ainda é vista como técnica de produção ou modelo de agricultura, que se reduz meramente a produzir alimentos orgânicos e a substituir os insumos sintéticos danosos ao meio ambiente, evidenciando a importância da presença de conteúdos que abordam a Agroecologia de maneira interdisciplinar em sala de aula.Instituto Federal do Espírito Santo2022-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/146310.36524/ric.v8i1.1463Revista Ifes Ciência ; v. 8 n. 1 (2022): Revista Ifes Ciência; 01-172359-479910.36524/ric.v8i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1463/965Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMorais Borges, AlexandreBrito Borges, LázaroEulálio de Oliveira Júnior, CelsoNunes dos Santos, ArianeGomes Biral Stauffer, Alexsandra2023-03-02T19:19:35Zoai::article/1463Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:47.238581Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AGROECOLOGIA - UMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO |
title |
AGROECOLOGIA - UMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO |
spellingShingle |
AGROECOLOGIA - UMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO Morais Borges, Alexandre educação ambiental projeto pedagógico agricultura environmental education pedagogical project agriculture |
title_short |
AGROECOLOGIA - UMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO |
title_full |
AGROECOLOGIA - UMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO |
title_fullStr |
AGROECOLOGIA - UMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO |
title_full_unstemmed |
AGROECOLOGIA - UMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO |
title_sort |
AGROECOLOGIA - UMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO |
author |
Morais Borges, Alexandre |
author_facet |
Morais Borges, Alexandre Brito Borges, Lázaro Eulálio de Oliveira Júnior, Celso Nunes dos Santos, Ariane Gomes Biral Stauffer, Alexsandra |
author_role |
author |
author2 |
Brito Borges, Lázaro Eulálio de Oliveira Júnior, Celso Nunes dos Santos, Ariane Gomes Biral Stauffer, Alexsandra |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais Borges, Alexandre Brito Borges, Lázaro Eulálio de Oliveira Júnior, Celso Nunes dos Santos, Ariane Gomes Biral Stauffer, Alexsandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ambiental projeto pedagógico agricultura environmental education pedagogical project agriculture |
topic |
educação ambiental projeto pedagógico agricultura environmental education pedagogical project agriculture |
description |
Studies that assess the perception of reality that students have about Agroecology can become a very important tool to verify the level of environmental knowledge that students have on the subject. In this sense, the present work aimed to know and compare the perception that students of the Technical Course in Agriculture of the Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Montanha (Ifes) and Escola Família Agrícola de Chapadinha - Nova Venécia / ES (Efac) have related to agroecology. he target audience was made up of students in the last year of technical vocational high school (57 students), 22 students belonging to Efac and 35 students belonging to Ifes. Data collection was done through the application of an online questionnaire with closed questions. The data indicated similarities and differences in the positioning of Efac and Ifes students regarding the agroecological theme, however it is clear that the pedagogical instruments - contained in the Pedagogical Projects - used for the teaching of agroecology at Efac are more consistent and frequent in relation to the Ifes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1463 10.36524/ric.v8i1.1463 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1463 |
identifier_str_mv |
10.36524/ric.v8i1.1463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1463/965 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ifes Ciência ; v. 8 n. 1 (2022): Revista Ifes Ciência; 01-17 2359-4799 10.36524/ric.v8i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948025814482944 |