A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS NA ESCOLA: INOVAÇÕES NA PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/175 |
Resumo: | Objetivo: analisar as percepções de escolares sobre a construção de ambientes saudáveis na escola. Pesquisa-Ação em 4 escolas públicas de Ceilândia, DF. Foram realizadas 11 Oficinas em Dinâmica de Grupo, nelas os estudantes escreveram cartas aos educadores e gestores educacionais apontando mudanças para construírem um ambiente favorável à saúde. A análise de conteúdo das cartas desvelou aspectos estruturais que afetam o cotidiano. Resultados: postura crítica e propositiva dos estudantes na identificação de problemas e geração/avaliação de ideias. A participação produziu soluções realistas, factíveis e nem sempre evidenciadas sobre ambiência escolar, revelando novas possibilidade de intervenções em saúde que incentivem e possibilitem sua contribuição na transformação do ambiente onde vivem. |
id |
IFES-1_8f1f532bd0c0333354a72d1efc8ca3bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/175 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS NA ESCOLA: INOVAÇÕES NA PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS Promoção da saúdeSaúde escolarInovaçãoParticipação socialPesquisa qualitativaObjetivo: analisar as percepções de escolares sobre a construção de ambientes saudáveis na escola. Pesquisa-Ação em 4 escolas públicas de Ceilândia, DF. Foram realizadas 11 Oficinas em Dinâmica de Grupo, nelas os estudantes escreveram cartas aos educadores e gestores educacionais apontando mudanças para construírem um ambiente favorável à saúde. A análise de conteúdo das cartas desvelou aspectos estruturais que afetam o cotidiano. Resultados: postura crítica e propositiva dos estudantes na identificação de problemas e geração/avaliação de ideias. A participação produziu soluções realistas, factíveis e nem sempre evidenciadas sobre ambiência escolar, revelando novas possibilidade de intervenções em saúde que incentivem e possibilitem sua contribuição na transformação do ambiente onde vivem.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/17510.36524/dect.v6i04.175Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 04 (2016): 2016 - Extra; 3-202236-215010.36524/dect.v6i04reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/175/170Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRamalho de Albuquerque, Olga Mariada Silva Alves, CleberCampos, Helena MariaMesaque Martins, Albertode Oliveira Lyra, CléliaSoriano Rodrigues, Cecile2019-10-22T14:09:11Zoai::article/175Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:05.930335Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS NA ESCOLA: INOVAÇÕES NA PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS |
title |
A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS NA ESCOLA: INOVAÇÕES NA PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS |
spellingShingle |
A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS NA ESCOLA: INOVAÇÕES NA PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS Ramalho de Albuquerque, Olga Maria Promoção da saúde Saúde escolar Inovação Participação social Pesquisa qualitativa |
title_short |
A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS NA ESCOLA: INOVAÇÕES NA PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS |
title_full |
A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS NA ESCOLA: INOVAÇÕES NA PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS |
title_fullStr |
A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS NA ESCOLA: INOVAÇÕES NA PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS |
title_full_unstemmed |
A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS NA ESCOLA: INOVAÇÕES NA PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS |
title_sort |
A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS NA ESCOLA: INOVAÇÕES NA PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS |
author |
Ramalho de Albuquerque, Olga Maria |
author_facet |
Ramalho de Albuquerque, Olga Maria da Silva Alves, Cleber Campos, Helena Maria Mesaque Martins, Alberto de Oliveira Lyra, Clélia Soriano Rodrigues, Cecile |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Alves, Cleber Campos, Helena Maria Mesaque Martins, Alberto de Oliveira Lyra, Clélia Soriano Rodrigues, Cecile |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramalho de Albuquerque, Olga Maria da Silva Alves, Cleber Campos, Helena Maria Mesaque Martins, Alberto de Oliveira Lyra, Clélia Soriano Rodrigues, Cecile |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Promoção da saúde Saúde escolar Inovação Participação social Pesquisa qualitativa |
topic |
Promoção da saúde Saúde escolar Inovação Participação social Pesquisa qualitativa |
description |
Objetivo: analisar as percepções de escolares sobre a construção de ambientes saudáveis na escola. Pesquisa-Ação em 4 escolas públicas de Ceilândia, DF. Foram realizadas 11 Oficinas em Dinâmica de Grupo, nelas os estudantes escreveram cartas aos educadores e gestores educacionais apontando mudanças para construírem um ambiente favorável à saúde. A análise de conteúdo das cartas desvelou aspectos estruturais que afetam o cotidiano. Resultados: postura crítica e propositiva dos estudantes na identificação de problemas e geração/avaliação de ideias. A participação produziu soluções realistas, factíveis e nem sempre evidenciadas sobre ambiência escolar, revelando novas possibilidade de intervenções em saúde que incentivem e possibilitem sua contribuição na transformação do ambiente onde vivem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/175 10.36524/dect.v6i04.175 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/175 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v6i04.175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/175/170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 04 (2016): 2016 - Extra; 3-20 2236-2150 10.36524/dect.v6i04 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028162244608 |