A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS NA ESCOLA: INOVAÇÕES NA PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho de Albuquerque, Olga Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Silva Alves, Cleber, Campos, Helena Maria, Mesaque Martins, Alberto, de Oliveira Lyra, Clélia, Soriano Rodrigues, Cecile
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/175
Resumo: Objetivo: analisar as percepções de escolares sobre a construção de ambientes saudáveis na escola. Pesquisa-Ação em 4 escolas públicas de Ceilândia, DF. Foram realizadas 11 Oficinas em Dinâmica de Grupo, nelas os estudantes escreveram cartas aos educadores e gestores educacionais apontando mudanças para construírem um ambiente favorável à saúde. A análise de conteúdo das cartas desvelou aspectos estruturais que afetam o cotidiano. Resultados: postura crítica e propositiva dos estudantes na identificação de problemas e geração/avaliação de ideias. A participação produziu soluções realistas, factíveis e nem sempre evidenciadas sobre ambiência escolar, revelando novas possibilidade de intervenções em saúde que incentivem e possibilitem sua contribuição na transformação do ambiente onde vivem.
id IFES-1_8f1f532bd0c0333354a72d1efc8ca3bb
oai_identifier_str oai::article/175
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS NA ESCOLA: INOVAÇÕES NA PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS Promoção da saúdeSaúde escolarInovaçãoParticipação socialPesquisa qualitativaObjetivo: analisar as percepções de escolares sobre a construção de ambientes saudáveis na escola. Pesquisa-Ação em 4 escolas públicas de Ceilândia, DF. Foram realizadas 11 Oficinas em Dinâmica de Grupo, nelas os estudantes escreveram cartas aos educadores e gestores educacionais apontando mudanças para construírem um ambiente favorável à saúde. A análise de conteúdo das cartas desvelou aspectos estruturais que afetam o cotidiano. Resultados: postura crítica e propositiva dos estudantes na identificação de problemas e geração/avaliação de ideias. A participação produziu soluções realistas, factíveis e nem sempre evidenciadas sobre ambiência escolar, revelando novas possibilidade de intervenções em saúde que incentivem e possibilitem sua contribuição na transformação do ambiente onde vivem.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/17510.36524/dect.v6i04.175Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 04 (2016): 2016 - Extra; 3-202236-215010.36524/dect.v6i04reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/175/170Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRamalho de Albuquerque, Olga Mariada Silva Alves, CleberCampos, Helena MariaMesaque Martins, Albertode Oliveira Lyra, CléliaSoriano Rodrigues, Cecile2019-10-22T14:09:11Zoai::article/175Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:05.930335Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS NA ESCOLA: INOVAÇÕES NA PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS
title A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS NA ESCOLA: INOVAÇÕES NA PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS
spellingShingle A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS NA ESCOLA: INOVAÇÕES NA PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS
Ramalho de Albuquerque, Olga Maria
Promoção da saúde
Saúde escolar
Inovação
Participação social
Pesquisa qualitativa
title_short A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS NA ESCOLA: INOVAÇÕES NA PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS
title_full A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS NA ESCOLA: INOVAÇÕES NA PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS
title_fullStr A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS NA ESCOLA: INOVAÇÕES NA PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS
title_full_unstemmed A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS NA ESCOLA: INOVAÇÕES NA PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS
title_sort A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS NA ESCOLA: INOVAÇÕES NA PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS
author Ramalho de Albuquerque, Olga Maria
author_facet Ramalho de Albuquerque, Olga Maria
da Silva Alves, Cleber
Campos, Helena Maria
Mesaque Martins, Alberto
de Oliveira Lyra, Clélia
Soriano Rodrigues, Cecile
author_role author
author2 da Silva Alves, Cleber
Campos, Helena Maria
Mesaque Martins, Alberto
de Oliveira Lyra, Clélia
Soriano Rodrigues, Cecile
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho de Albuquerque, Olga Maria
da Silva Alves, Cleber
Campos, Helena Maria
Mesaque Martins, Alberto
de Oliveira Lyra, Clélia
Soriano Rodrigues, Cecile
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção da saúde
Saúde escolar
Inovação
Participação social
Pesquisa qualitativa
topic Promoção da saúde
Saúde escolar
Inovação
Participação social
Pesquisa qualitativa
description Objetivo: analisar as percepções de escolares sobre a construção de ambientes saudáveis na escola. Pesquisa-Ação em 4 escolas públicas de Ceilândia, DF. Foram realizadas 11 Oficinas em Dinâmica de Grupo, nelas os estudantes escreveram cartas aos educadores e gestores educacionais apontando mudanças para construírem um ambiente favorável à saúde. A análise de conteúdo das cartas desvelou aspectos estruturais que afetam o cotidiano. Resultados: postura crítica e propositiva dos estudantes na identificação de problemas e geração/avaliação de ideias. A participação produziu soluções realistas, factíveis e nem sempre evidenciadas sobre ambiência escolar, revelando novas possibilidade de intervenções em saúde que incentivem e possibilitem sua contribuição na transformação do ambiente onde vivem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/175
10.36524/dect.v6i04.175
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/175
identifier_str_mv 10.36524/dect.v6i04.175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/175/170
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 04 (2016): 2016 - Extra; 3-20
2236-2150
10.36524/dect.v6i04
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028162244608