PROPRIEDADES REFLEXIVAS DAS CÔNICAS: UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA UM CURSO DE GEOMETRIA ANALÍTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/522 |
Resumo: | As propriedades reflexivas das cônicas são utilizadas em muitas aplicações e podem ser exploradas a fim de tornar as aulas sobre o assunto mais atrativas. O presente trabalho relata uma atividade desenvolvida durante um curso de Geometria Analítica que objetivou, inicialmente, verificar a validade de tais propriedades. Para tal, utilizou-se objetos em que se verificam tais propriedades, mas que pudessem ser manufaturados diretamente pelos alunos. A participação direta no processo de fabricação garantiu aos alunos que os objetos físicos (palpáveis) realmente tinham características dos objetos matemáticos (abstratos). Assim, a validade das propriedades verificadas na prática foi utilizada para substituir o modelo de prova matemática convencional, sem perdas na fixação do conceito. Como resultado, muitos alunos desconstruíram a ideia de que a matemática só se faz de forma teórica e em sala de aula e agora estão mais abertos às disciplinas de matemática. |
id |
IFES-1_91d0ed0ed5fd161a59db21fcb2458742 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/522 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
PROPRIEDADES REFLEXIVAS DAS CÔNICAS: UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA UM CURSO DE GEOMETRIA ANALÍTICA MatemáticaGeometria AnalíticaAbordagem práticaCônicasAs propriedades reflexivas das cônicas são utilizadas em muitas aplicações e podem ser exploradas a fim de tornar as aulas sobre o assunto mais atrativas. O presente trabalho relata uma atividade desenvolvida durante um curso de Geometria Analítica que objetivou, inicialmente, verificar a validade de tais propriedades. Para tal, utilizou-se objetos em que se verificam tais propriedades, mas que pudessem ser manufaturados diretamente pelos alunos. A participação direta no processo de fabricação garantiu aos alunos que os objetos físicos (palpáveis) realmente tinham características dos objetos matemáticos (abstratos). Assim, a validade das propriedades verificadas na prática foi utilizada para substituir o modelo de prova matemática convencional, sem perdas na fixação do conceito. Como resultado, muitos alunos desconstruíram a ideia de que a matemática só se faz de forma teórica e em sala de aula e agora estão mais abertos às disciplinas de matemática. EDIFES2020-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/52210.36524/saladeaula.v8i1.522Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 1 (2019): Relatos de Experiências em Educação; 92-1092316-729710.36524/saladeaula.v8i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/522/431Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess Jesus, Enéas Mendes de 2021-10-01T18:35:13Zoai::article/522Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:51.884085Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROPRIEDADES REFLEXIVAS DAS CÔNICAS: UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA UM CURSO DE GEOMETRIA ANALÍTICA |
title |
PROPRIEDADES REFLEXIVAS DAS CÔNICAS: UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA UM CURSO DE GEOMETRIA ANALÍTICA |
spellingShingle |
PROPRIEDADES REFLEXIVAS DAS CÔNICAS: UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA UM CURSO DE GEOMETRIA ANALÍTICA Jesus, Enéas Mendes de Matemática Geometria Analítica Abordagem prática Cônicas |
title_short |
PROPRIEDADES REFLEXIVAS DAS CÔNICAS: UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA UM CURSO DE GEOMETRIA ANALÍTICA |
title_full |
PROPRIEDADES REFLEXIVAS DAS CÔNICAS: UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA UM CURSO DE GEOMETRIA ANALÍTICA |
title_fullStr |
PROPRIEDADES REFLEXIVAS DAS CÔNICAS: UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA UM CURSO DE GEOMETRIA ANALÍTICA |
title_full_unstemmed |
PROPRIEDADES REFLEXIVAS DAS CÔNICAS: UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA UM CURSO DE GEOMETRIA ANALÍTICA |
title_sort |
PROPRIEDADES REFLEXIVAS DAS CÔNICAS: UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA UM CURSO DE GEOMETRIA ANALÍTICA |
author |
Jesus, Enéas Mendes de |
author_facet |
Jesus, Enéas Mendes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Enéas Mendes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Geometria Analítica Abordagem prática Cônicas |
topic |
Matemática Geometria Analítica Abordagem prática Cônicas |
description |
As propriedades reflexivas das cônicas são utilizadas em muitas aplicações e podem ser exploradas a fim de tornar as aulas sobre o assunto mais atrativas. O presente trabalho relata uma atividade desenvolvida durante um curso de Geometria Analítica que objetivou, inicialmente, verificar a validade de tais propriedades. Para tal, utilizou-se objetos em que se verificam tais propriedades, mas que pudessem ser manufaturados diretamente pelos alunos. A participação direta no processo de fabricação garantiu aos alunos que os objetos físicos (palpáveis) realmente tinham características dos objetos matemáticos (abstratos). Assim, a validade das propriedades verificadas na prática foi utilizada para substituir o modelo de prova matemática convencional, sem perdas na fixação do conceito. Como resultado, muitos alunos desconstruíram a ideia de que a matemática só se faz de forma teórica e em sala de aula e agora estão mais abertos às disciplinas de matemática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/522 10.36524/saladeaula.v8i1.522 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/522 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v8i1.522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/522/431 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 1 (2019): Relatos de Experiências em Educação; 92-109 2316-7297 10.36524/saladeaula.v8i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948025969672192 |