CARTOGRAFIA GAMIFICADA: CONECTIVISMO E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bassul Areias, George
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Martins Nobre, Isaura Alcina, Santos Alves, Marcos Rogério
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2133
Resumo: Este trabalho apresenta um levantamento literário sobre o debate de tecnologias no ambiente escolar e suas vantagens no processo de ensino-aprendizagem, apresentando duas estratégias para o avanço da discussão sobre o tema: o conectivismo e a gamificação da educação.  O uso amplificado de plataformas com jogos educativos, o aumento de aplicativos com alguma abordagem que promova a aprendizagem para aparelhos smartphones e tablets e a crescente utilização de metodologias ativas baseadas em técnicas e estrutura de jogos, faz da gamificação um processo de ensino com grande potencial de ludificação nos últimos anos.   Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho consiste em analisar o uso de estratégias de gamificação com o apoio de tecnologias digitais no ensino de Cartografia na disciplina de Geografia nos anos finais. Promover a importância do uso de tecnologias e de estratégias de gamificação, para aprofundar, não somente, o conteúdo sobre Cartografia, mas também, qualquer conteúdo que possa ser adaptado, rompendo os limites tradicionais de transmissão de conhecimento, e colocando o discente como protagonista da construção e modificação da sua realidade. A metodologia consiste em uma abordagem qualitativa e descritiva a partir da elaboração e realização de uma sequência didática, com a participação do pesquisador-professor. Com os resultados, busca-se aplicação de novas tecnologias nas metodologias dos docentes, modificar a relação professor-aluno, identificar as dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo e ao uso de ferramentas e plataformas digitais.
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