REDESCOBRINDO O CONCEITO DE LOGARITMO POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO LINEAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito Martins, Eugeniano
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa Pereira, Ana Carolina, Souza Fonseca, Paulo Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/169
Resumo: A Matemática estudada no Ensino Médio deve ser compreendida, sobretudo, como uma parcela do conhecimento humano, contribuindo para uma construção que permita uma visão de mundo, fundamental para a formação do aluno. Um assunto que permeia a formação desses estudantes são os logaritmos, que insistem em apresentar dificuldades em sua aprendizagem. Nosso intuito é apresentar o ensino de logaritmo por meio da construção da Régua de Cálculo, instrumento utilizado no século XVII e fundamental para a redução de cálculos astronômicos e matemáticos extensos. O estudo foi realizado e aplicado na UECE, direcionado para a formação inicial e continuada de professores de Matemática, por meio de cursos de extensão universitária, ofertados para validar o recurso a ser utilizado na Educação Básica .
id IFES-1_956a504d2f6cab3986b0535936054cd4
oai_identifier_str oai::article/169
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling REDESCOBRINDO O CONCEITO DE LOGARITMO POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO LINEARLogaritmoRégua de cálculoEducação matemáticaA Matemática estudada no Ensino Médio deve ser compreendida, sobretudo, como uma parcela do conhecimento humano, contribuindo para uma construção que permita uma visão de mundo, fundamental para a formação do aluno. Um assunto que permeia a formação desses estudantes são os logaritmos, que insistem em apresentar dificuldades em sua aprendizagem. Nosso intuito é apresentar o ensino de logaritmo por meio da construção da Régua de Cálculo, instrumento utilizado no século XVII e fundamental para a redução de cálculos astronômicos e matemáticos extensos. O estudo foi realizado e aplicado na UECE, direcionado para a formação inicial e continuada de professores de Matemática, por meio de cursos de extensão universitária, ofertados para validar o recurso a ser utilizado na Educação Básica .Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/16910.36524/dect.v6i03.169Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 03 (2016): 2016 - 03; 47-652236-215010.36524/dect.v6i03reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/169/164Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito Martins, EugenianoCosta Pereira, Ana CarolinaSouza Fonseca, Paulo Henrique2019-10-22T14:15:29Zoai::article/169Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:05.634689Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv REDESCOBRINDO O CONCEITO DE LOGARITMO POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO LINEAR
title REDESCOBRINDO O CONCEITO DE LOGARITMO POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO LINEAR
spellingShingle REDESCOBRINDO O CONCEITO DE LOGARITMO POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO LINEAR
Brito Martins, Eugeniano
Logaritmo
Régua de cálculo
Educação matemática
title_short REDESCOBRINDO O CONCEITO DE LOGARITMO POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO LINEAR
title_full REDESCOBRINDO O CONCEITO DE LOGARITMO POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO LINEAR
title_fullStr REDESCOBRINDO O CONCEITO DE LOGARITMO POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO LINEAR
title_full_unstemmed REDESCOBRINDO O CONCEITO DE LOGARITMO POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO LINEAR
title_sort REDESCOBRINDO O CONCEITO DE LOGARITMO POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO LINEAR
author Brito Martins, Eugeniano
author_facet Brito Martins, Eugeniano
Costa Pereira, Ana Carolina
Souza Fonseca, Paulo Henrique
author_role author
author2 Costa Pereira, Ana Carolina
Souza Fonseca, Paulo Henrique
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito Martins, Eugeniano
Costa Pereira, Ana Carolina
Souza Fonseca, Paulo Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Logaritmo
Régua de cálculo
Educação matemática
topic Logaritmo
Régua de cálculo
Educação matemática
description A Matemática estudada no Ensino Médio deve ser compreendida, sobretudo, como uma parcela do conhecimento humano, contribuindo para uma construção que permita uma visão de mundo, fundamental para a formação do aluno. Um assunto que permeia a formação desses estudantes são os logaritmos, que insistem em apresentar dificuldades em sua aprendizagem. Nosso intuito é apresentar o ensino de logaritmo por meio da construção da Régua de Cálculo, instrumento utilizado no século XVII e fundamental para a redução de cálculos astronômicos e matemáticos extensos. O estudo foi realizado e aplicado na UECE, direcionado para a formação inicial e continuada de professores de Matemática, por meio de cursos de extensão universitária, ofertados para validar o recurso a ser utilizado na Educação Básica .
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/169
10.36524/dect.v6i03.169
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/169
identifier_str_mv 10.36524/dect.v6i03.169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/169/164
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 03 (2016): 2016 - 03; 47-65
2236-2150
10.36524/dect.v6i03
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028150710272