PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ATIVIDADES DE ORGANIZAÇÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUD O NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CÂMPUS XANXERÊ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/368 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo identificar as práticas de gestão do conhecimento nas atividades de organização de ensino no Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Xanxerê. A partir de uma revisão de literatura, foram utilizadas como base para o trabalho, estudos relacionados às conversões de conhecimentos. A pesquisa classifica se como documental e bibliográfica. Para a coleta de dados, usou se uma abordagem qualitativa e o instrumento utilizado foi a entrevista semiestruturada. O trabalho foi desenvolvido no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Xanxerê. Identificou se que a produção de conhecimento na instituição analisada ocorre principalmente por meio da Combinação e Socialização de conh ecimentos, porém não ocorre a externalização de modo formal da produção de material e experiência. Conclui se que as práticas de Gestão doConhecimento analisadas ocorrem principalmente de forma individualizada e informal. |
id |
IFES-1_96d3127aa6216da31b91df85097255eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/368 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ATIVIDADES DE ORGANIZAÇÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUD O NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CÂMPUS XANXERÊPráticas da gestão do conhecimentoEducação Profissional e TecnológicaAtividade de Organização de EnsinoO presente trabalho tem como objetivo identificar as práticas de gestão do conhecimento nas atividades de organização de ensino no Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Xanxerê. A partir de uma revisão de literatura, foram utilizadas como base para o trabalho, estudos relacionados às conversões de conhecimentos. A pesquisa classifica se como documental e bibliográfica. Para a coleta de dados, usou se uma abordagem qualitativa e o instrumento utilizado foi a entrevista semiestruturada. O trabalho foi desenvolvido no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Xanxerê. Identificou se que a produção de conhecimento na instituição analisada ocorre principalmente por meio da Combinação e Socialização de conh ecimentos, porém não ocorre a externalização de modo formal da produção de material e experiência. Conclui se que as práticas de Gestão doConhecimento analisadas ocorrem principalmente de forma individualizada e informal.EDIFES2018-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/36810.36524/profept.v2i1.368Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 1 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 29-492594-482710.36524/profept.v2i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/368/329Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCezar Carneiro, Julio Paulesky Juliani, Douglas Bleicher, Sabrina 2019-12-12T14:00:59Zoai::article/368Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:13.691092Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ATIVIDADES DE ORGANIZAÇÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUD O NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CÂMPUS XANXERÊ |
title |
PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ATIVIDADES DE ORGANIZAÇÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUD O NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CÂMPUS XANXERÊ |
spellingShingle |
PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ATIVIDADES DE ORGANIZAÇÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUD O NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CÂMPUS XANXERÊ Cezar Carneiro, Julio Práticas da gestão do conhecimento Educação Profissional e Tecnológica Atividade de Organização de Ensino |
title_short |
PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ATIVIDADES DE ORGANIZAÇÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUD O NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CÂMPUS XANXERÊ |
title_full |
PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ATIVIDADES DE ORGANIZAÇÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUD O NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CÂMPUS XANXERÊ |
title_fullStr |
PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ATIVIDADES DE ORGANIZAÇÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUD O NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CÂMPUS XANXERÊ |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ATIVIDADES DE ORGANIZAÇÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUD O NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CÂMPUS XANXERÊ |
title_sort |
PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ATIVIDADES DE ORGANIZAÇÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUD O NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CÂMPUS XANXERÊ |
author |
Cezar Carneiro, Julio |
author_facet |
Cezar Carneiro, Julio Paulesky Juliani, Douglas Bleicher, Sabrina |
author_role |
author |
author2 |
Paulesky Juliani, Douglas Bleicher, Sabrina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cezar Carneiro, Julio Paulesky Juliani, Douglas Bleicher, Sabrina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas da gestão do conhecimento Educação Profissional e Tecnológica Atividade de Organização de Ensino |
topic |
Práticas da gestão do conhecimento Educação Profissional e Tecnológica Atividade de Organização de Ensino |
description |
O presente trabalho tem como objetivo identificar as práticas de gestão do conhecimento nas atividades de organização de ensino no Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Xanxerê. A partir de uma revisão de literatura, foram utilizadas como base para o trabalho, estudos relacionados às conversões de conhecimentos. A pesquisa classifica se como documental e bibliográfica. Para a coleta de dados, usou se uma abordagem qualitativa e o instrumento utilizado foi a entrevista semiestruturada. O trabalho foi desenvolvido no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Xanxerê. Identificou se que a produção de conhecimento na instituição analisada ocorre principalmente por meio da Combinação e Socialização de conh ecimentos, porém não ocorre a externalização de modo formal da produção de material e experiência. Conclui se que as práticas de Gestão doConhecimento analisadas ocorrem principalmente de forma individualizada e informal. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/368 10.36524/profept.v2i1.368 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/368 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v2i1.368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/368/329 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 1 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 29-49 2594-4827 10.36524/profept.v2i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029331406848 |