REPROVAÇÃO E ABANDONO ESCOLAR: CAUSAS DO INSUCESSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Elenilson Francisco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/272
Resumo: O insucesso escolar, pelos fenômenos da reprovação e do abandono, representa um desafio a ser superado em busca da promoção da aprendizagem. Assim, são necessárias ações que possam identificar suas principais causas de modo a encontrar caminhos para minimizar esse grave problema na educação. Com esse propósito, este estudo objetiva identificar causas do insucesso escolar na disciplina de Matemática, por meio de investigações, análises e interpretações das informações coletadas no curso técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes – Campus Colatina). Metodologicamente, foi utilizado um questionário semiestruturado para subsidiar a pesquisa. O aporte teórico está fundamentado nas concepções educacionais de Freire, Beneventes, Vygotsky, dentre outros. Para a análise, utilizou-se a abordagem qualitativa, descrevendo, explicando e explorando a evidenciação do problema. Os resultados apontam que os colaboradores já foram reprovados em pelo menos uma etapa do curso e revelam que as causas perpassam por complexos motivos, além de darem a ver a urgência de se promover ações que possam reverter a realidade posta.
id IFES-1_988fb73ba43d8e56da2403109df87c8d
oai_identifier_str oai::article/272
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling REPROVAÇÃO E ABANDONO ESCOLAR: CAUSAS DO INSUCESSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICAInsucesso escolarreprovaçãoabandonoMatemáticaO insucesso escolar, pelos fenômenos da reprovação e do abandono, representa um desafio a ser superado em busca da promoção da aprendizagem. Assim, são necessárias ações que possam identificar suas principais causas de modo a encontrar caminhos para minimizar esse grave problema na educação. Com esse propósito, este estudo objetiva identificar causas do insucesso escolar na disciplina de Matemática, por meio de investigações, análises e interpretações das informações coletadas no curso técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes – Campus Colatina). Metodologicamente, foi utilizado um questionário semiestruturado para subsidiar a pesquisa. O aporte teórico está fundamentado nas concepções educacionais de Freire, Beneventes, Vygotsky, dentre outros. Para a análise, utilizou-se a abordagem qualitativa, descrevendo, explicando e explorando a evidenciação do problema. Os resultados apontam que os colaboradores já foram reprovados em pelo menos uma etapa do curso e revelam que as causas perpassam por complexos motivos, além de darem a ver a urgência de se promover ações que possam reverter a realidade posta.Instituto Federal do Espírito Santo2019-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/27210.36524/ric.v5i1.272Revista Ifes Ciência ; v. 5 n. 1 (2019): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 124-1362359-479910.36524/ric.v5i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/272/245Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Elenilson Francisco2019-12-05T14:40:20Zoai::article/272Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:35.063711Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv REPROVAÇÃO E ABANDONO ESCOLAR: CAUSAS DO INSUCESSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
title REPROVAÇÃO E ABANDONO ESCOLAR: CAUSAS DO INSUCESSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
spellingShingle REPROVAÇÃO E ABANDONO ESCOLAR: CAUSAS DO INSUCESSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
Costa, Elenilson Francisco
Insucesso escolar
reprovação
abandono
Matemática
title_short REPROVAÇÃO E ABANDONO ESCOLAR: CAUSAS DO INSUCESSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
title_full REPROVAÇÃO E ABANDONO ESCOLAR: CAUSAS DO INSUCESSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
title_fullStr REPROVAÇÃO E ABANDONO ESCOLAR: CAUSAS DO INSUCESSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
title_full_unstemmed REPROVAÇÃO E ABANDONO ESCOLAR: CAUSAS DO INSUCESSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
title_sort REPROVAÇÃO E ABANDONO ESCOLAR: CAUSAS DO INSUCESSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
author Costa, Elenilson Francisco
author_facet Costa, Elenilson Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Elenilson Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Insucesso escolar
reprovação
abandono
Matemática
topic Insucesso escolar
reprovação
abandono
Matemática
description O insucesso escolar, pelos fenômenos da reprovação e do abandono, representa um desafio a ser superado em busca da promoção da aprendizagem. Assim, são necessárias ações que possam identificar suas principais causas de modo a encontrar caminhos para minimizar esse grave problema na educação. Com esse propósito, este estudo objetiva identificar causas do insucesso escolar na disciplina de Matemática, por meio de investigações, análises e interpretações das informações coletadas no curso técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes – Campus Colatina). Metodologicamente, foi utilizado um questionário semiestruturado para subsidiar a pesquisa. O aporte teórico está fundamentado nas concepções educacionais de Freire, Beneventes, Vygotsky, dentre outros. Para a análise, utilizou-se a abordagem qualitativa, descrevendo, explicando e explorando a evidenciação do problema. Os resultados apontam que os colaboradores já foram reprovados em pelo menos uma etapa do curso e revelam que as causas perpassam por complexos motivos, além de darem a ver a urgência de se promover ações que possam reverter a realidade posta.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/272
10.36524/ric.v5i1.272
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/272
identifier_str_mv 10.36524/ric.v5i1.272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/272/245
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 5 n. 1 (2019): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 124-136
2359-4799
10.36524/ric.v5i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948024384225280