REPROVAÇÃO E ABANDONO ESCOLAR: CAUSAS DO INSUCESSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/272 |
Resumo: | O insucesso escolar, pelos fenômenos da reprovação e do abandono, representa um desafio a ser superado em busca da promoção da aprendizagem. Assim, são necessárias ações que possam identificar suas principais causas de modo a encontrar caminhos para minimizar esse grave problema na educação. Com esse propósito, este estudo objetiva identificar causas do insucesso escolar na disciplina de Matemática, por meio de investigações, análises e interpretações das informações coletadas no curso técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes – Campus Colatina). Metodologicamente, foi utilizado um questionário semiestruturado para subsidiar a pesquisa. O aporte teórico está fundamentado nas concepções educacionais de Freire, Beneventes, Vygotsky, dentre outros. Para a análise, utilizou-se a abordagem qualitativa, descrevendo, explicando e explorando a evidenciação do problema. Os resultados apontam que os colaboradores já foram reprovados em pelo menos uma etapa do curso e revelam que as causas perpassam por complexos motivos, além de darem a ver a urgência de se promover ações que possam reverter a realidade posta. |
id |
IFES-1_988fb73ba43d8e56da2403109df87c8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/272 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
REPROVAÇÃO E ABANDONO ESCOLAR: CAUSAS DO INSUCESSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICAInsucesso escolarreprovaçãoabandonoMatemáticaO insucesso escolar, pelos fenômenos da reprovação e do abandono, representa um desafio a ser superado em busca da promoção da aprendizagem. Assim, são necessárias ações que possam identificar suas principais causas de modo a encontrar caminhos para minimizar esse grave problema na educação. Com esse propósito, este estudo objetiva identificar causas do insucesso escolar na disciplina de Matemática, por meio de investigações, análises e interpretações das informações coletadas no curso técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes – Campus Colatina). Metodologicamente, foi utilizado um questionário semiestruturado para subsidiar a pesquisa. O aporte teórico está fundamentado nas concepções educacionais de Freire, Beneventes, Vygotsky, dentre outros. Para a análise, utilizou-se a abordagem qualitativa, descrevendo, explicando e explorando a evidenciação do problema. Os resultados apontam que os colaboradores já foram reprovados em pelo menos uma etapa do curso e revelam que as causas perpassam por complexos motivos, além de darem a ver a urgência de se promover ações que possam reverter a realidade posta.Instituto Federal do Espírito Santo2019-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/27210.36524/ric.v5i1.272Revista Ifes Ciência ; v. 5 n. 1 (2019): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 124-1362359-479910.36524/ric.v5i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/272/245Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Elenilson Francisco2019-12-05T14:40:20Zoai::article/272Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:35.063711Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPROVAÇÃO E ABANDONO ESCOLAR: CAUSAS DO INSUCESSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA |
title |
REPROVAÇÃO E ABANDONO ESCOLAR: CAUSAS DO INSUCESSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA |
spellingShingle |
REPROVAÇÃO E ABANDONO ESCOLAR: CAUSAS DO INSUCESSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA Costa, Elenilson Francisco Insucesso escolar reprovação abandono Matemática |
title_short |
REPROVAÇÃO E ABANDONO ESCOLAR: CAUSAS DO INSUCESSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA |
title_full |
REPROVAÇÃO E ABANDONO ESCOLAR: CAUSAS DO INSUCESSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA |
title_fullStr |
REPROVAÇÃO E ABANDONO ESCOLAR: CAUSAS DO INSUCESSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
REPROVAÇÃO E ABANDONO ESCOLAR: CAUSAS DO INSUCESSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA |
title_sort |
REPROVAÇÃO E ABANDONO ESCOLAR: CAUSAS DO INSUCESSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA |
author |
Costa, Elenilson Francisco |
author_facet |
Costa, Elenilson Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Elenilson Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Insucesso escolar reprovação abandono Matemática |
topic |
Insucesso escolar reprovação abandono Matemática |
description |
O insucesso escolar, pelos fenômenos da reprovação e do abandono, representa um desafio a ser superado em busca da promoção da aprendizagem. Assim, são necessárias ações que possam identificar suas principais causas de modo a encontrar caminhos para minimizar esse grave problema na educação. Com esse propósito, este estudo objetiva identificar causas do insucesso escolar na disciplina de Matemática, por meio de investigações, análises e interpretações das informações coletadas no curso técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes – Campus Colatina). Metodologicamente, foi utilizado um questionário semiestruturado para subsidiar a pesquisa. O aporte teórico está fundamentado nas concepções educacionais de Freire, Beneventes, Vygotsky, dentre outros. Para a análise, utilizou-se a abordagem qualitativa, descrevendo, explicando e explorando a evidenciação do problema. Os resultados apontam que os colaboradores já foram reprovados em pelo menos uma etapa do curso e revelam que as causas perpassam por complexos motivos, além de darem a ver a urgência de se promover ações que possam reverter a realidade posta. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/272 10.36524/ric.v5i1.272 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/272 |
identifier_str_mv |
10.36524/ric.v5i1.272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/272/245 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ifes Ciência ; v. 5 n. 1 (2019): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 124-136 2359-4799 10.36524/ric.v5i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948024384225280 |