ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto dos Santos, Edivania
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sousa e Silva, Sumária, Selleri Silva, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1870
Resumo: O presente estudo apresenta um relato de experiência pedagógica baseada no uso de materiais de baixo custo, em aulas de Física. E teve como objetivo investigar o papel da experimentação no processo de ensino dos conteúdos de pressão atmosférica e a primeira lei da termodinâmica, por meio da reprodução de algumas experiências simples e de baixo custo. Os sujeitos envolvidos foram os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública da cidade de Denise, estado de Mato Grosso. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa. E a produção de dados ocorreu através da aplicação de atividades pré e pós experiência, finalizando com um questionário para demonstrar o número de alunos que obtiveram êxito (parcial ou geral), nas questões antes e depois da oficina. Os alunos foram desafiados a construírem seus próprios experimentos, de forma que se envolveram na elaboração e explicação dos mesmos, para os outros colegas. A partir das demonstrações na oficina e através dos dados coletados por meio do pré-teste e pós-teste, foi possível observar que, os alunos passaram a compreender melhor o conceito de pressão atmosférica e também a equação da Primeira Lei da Termodinâmica. Além disso, os resultados do questionário evidenciaram que maioria dos alunos afirmam ser importante uso de experimentos nas aulas de Física. Após a realização desta experiência foi possível constatar que o uso de experimentos nas aulas de Física favoreceu o envolvimento e aprendizado dos alunos, mesmo sendo considerada uma disciplina difícil por grande parte deles. Assim, considera-se que o uso de experiências com materiais de baixo custo também se mostrou como uma estratégia relevante e pode ser fundamental na formação cognitiva do aluno.
id IFES-1_b4d230d8af2551e46fde4d27be4a7588
oai_identifier_str oai::article/1870
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAEnsino de Física. Pressão atmosférica. Termodinâmica.O presente estudo apresenta um relato de experiência pedagógica baseada no uso de materiais de baixo custo, em aulas de Física. E teve como objetivo investigar o papel da experimentação no processo de ensino dos conteúdos de pressão atmosférica e a primeira lei da termodinâmica, por meio da reprodução de algumas experiências simples e de baixo custo. Os sujeitos envolvidos foram os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública da cidade de Denise, estado de Mato Grosso. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa. E a produção de dados ocorreu através da aplicação de atividades pré e pós experiência, finalizando com um questionário para demonstrar o número de alunos que obtiveram êxito (parcial ou geral), nas questões antes e depois da oficina. Os alunos foram desafiados a construírem seus próprios experimentos, de forma que se envolveram na elaboração e explicação dos mesmos, para os outros colegas. A partir das demonstrações na oficina e através dos dados coletados por meio do pré-teste e pós-teste, foi possível observar que, os alunos passaram a compreender melhor o conceito de pressão atmosférica e também a equação da Primeira Lei da Termodinâmica. Além disso, os resultados do questionário evidenciaram que maioria dos alunos afirmam ser importante uso de experimentos nas aulas de Física. Após a realização desta experiência foi possível constatar que o uso de experimentos nas aulas de Física favoreceu o envolvimento e aprendizado dos alunos, mesmo sendo considerada uma disciplina difícil por grande parte deles. Assim, considera-se que o uso de experiências com materiais de baixo custo também se mostrou como uma estratégia relevante e pode ser fundamental na formação cognitiva do aluno.EDIFES2023-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/187010.36524/saladeaula.v12i1.1870Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 12 n. 1 (2023): Ensino e Pesquisa em Foco; 74-852316-729710.36524/saladeaula.v12i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1870/1103Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAugusto dos Santos, Edivania Sousa e Silva, SumáriaSelleri Silva, Fernando 2023-10-25T13:36:15Zoai::article/1870Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:56.376425Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Augusto dos Santos, Edivania
Ensino de Física. Pressão atmosférica. Termodinâmica.
title_short ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
author Augusto dos Santos, Edivania
author_facet Augusto dos Santos, Edivania
Sousa e Silva, Sumária
Selleri Silva, Fernando
author_role author
author2 Sousa e Silva, Sumária
Selleri Silva, Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Augusto dos Santos, Edivania
Sousa e Silva, Sumária
Selleri Silva, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física. Pressão atmosférica. Termodinâmica.
topic Ensino de Física. Pressão atmosférica. Termodinâmica.
description O presente estudo apresenta um relato de experiência pedagógica baseada no uso de materiais de baixo custo, em aulas de Física. E teve como objetivo investigar o papel da experimentação no processo de ensino dos conteúdos de pressão atmosférica e a primeira lei da termodinâmica, por meio da reprodução de algumas experiências simples e de baixo custo. Os sujeitos envolvidos foram os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública da cidade de Denise, estado de Mato Grosso. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa. E a produção de dados ocorreu através da aplicação de atividades pré e pós experiência, finalizando com um questionário para demonstrar o número de alunos que obtiveram êxito (parcial ou geral), nas questões antes e depois da oficina. Os alunos foram desafiados a construírem seus próprios experimentos, de forma que se envolveram na elaboração e explicação dos mesmos, para os outros colegas. A partir das demonstrações na oficina e através dos dados coletados por meio do pré-teste e pós-teste, foi possível observar que, os alunos passaram a compreender melhor o conceito de pressão atmosférica e também a equação da Primeira Lei da Termodinâmica. Além disso, os resultados do questionário evidenciaram que maioria dos alunos afirmam ser importante uso de experimentos nas aulas de Física. Após a realização desta experiência foi possível constatar que o uso de experimentos nas aulas de Física favoreceu o envolvimento e aprendizado dos alunos, mesmo sendo considerada uma disciplina difícil por grande parte deles. Assim, considera-se que o uso de experiências com materiais de baixo custo também se mostrou como uma estratégia relevante e pode ser fundamental na formação cognitiva do aluno.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1870
10.36524/saladeaula.v12i1.1870
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1870
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v12i1.1870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1870/1103
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 12 n. 1 (2023): Ensino e Pesquisa em Foco; 74-85
2316-7297
10.36524/saladeaula.v12i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027048656896