LITERATURE AS A PEDAGOGICAL INSTRUMENT FOR THE STUDY OF OTHER KNOWLEDGE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meirelles, Maria Luiza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1478
Resumo: O hábito da leitura é crucial para desenvolver a capacidade de interpretação de texto e, consequentemente, ajuda na compreensão dos conceitos e conteúdos de quaisquer áreas do conhecimento. Este artigo visa, então, apresentar a literatura não só como um valioso instrumento para fomentar o gosto pela leitura, como também para estimular os estudos de outros Saberes, quais sejam, Filosofia, Sociologia e História. Essa prática vai ao encontro de uma visão mais global para a formação do indivíduo e se realiza nos currículos escolares por meio da interdisciplinaridade. Realizou-se uma experiência com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio e a avaliação qualitativa demonstrou que a ação teve impacto positivo tanto para estimular a leitura como para estudar outras matérias e ampliar a visão de mundo do aluno.
id IFES-1_b5a18bc4728c5f9002a8bafbf8dbf82e
oai_identifier_str oai::article/1478
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling LITERATURE AS A PEDAGOGICAL INSTRUMENT FOR THE STUDY OF OTHER KNOWLEDGEA LITERATURA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ESTUDO DE OUTROS SABERESInterdisciplinaridadeLiteraturaSociologiaFilosofiaHistóriaInterdisciplitarityLiteratureSociologyPhilosophyHistoryO hábito da leitura é crucial para desenvolver a capacidade de interpretação de texto e, consequentemente, ajuda na compreensão dos conceitos e conteúdos de quaisquer áreas do conhecimento. Este artigo visa, então, apresentar a literatura não só como um valioso instrumento para fomentar o gosto pela leitura, como também para estimular os estudos de outros Saberes, quais sejam, Filosofia, Sociologia e História. Essa prática vai ao encontro de uma visão mais global para a formação do indivíduo e se realiza nos currículos escolares por meio da interdisciplinaridade. Realizou-se uma experiência com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio e a avaliação qualitativa demonstrou que a ação teve impacto positivo tanto para estimular a leitura como para estudar outras matérias e ampliar a visão de mundo do aluno.Instituto Federal do Espírito Santo2022-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/147810.36524/ric.v8i1.1478Revista Ifes Ciência ; v. 8 n. 1 (2022): Revista Ifes Ciência2359-479910.36524/ric.v8i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1478/900Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMeirelles, Maria Luiza2023-03-02T19:19:35Zoai::article/1478Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:47.338528Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv LITERATURE AS A PEDAGOGICAL INSTRUMENT FOR THE STUDY OF OTHER KNOWLEDGE
A LITERATURA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ESTUDO DE OUTROS SABERES
title LITERATURE AS A PEDAGOGICAL INSTRUMENT FOR THE STUDY OF OTHER KNOWLEDGE
spellingShingle LITERATURE AS A PEDAGOGICAL INSTRUMENT FOR THE STUDY OF OTHER KNOWLEDGE
Meirelles, Maria Luiza
Interdisciplinaridade
Literatura
Sociologia
Filosofia
História
Interdisciplitarity
Literature
Sociology
Philosophy
History
title_short LITERATURE AS A PEDAGOGICAL INSTRUMENT FOR THE STUDY OF OTHER KNOWLEDGE
title_full LITERATURE AS A PEDAGOGICAL INSTRUMENT FOR THE STUDY OF OTHER KNOWLEDGE
title_fullStr LITERATURE AS A PEDAGOGICAL INSTRUMENT FOR THE STUDY OF OTHER KNOWLEDGE
title_full_unstemmed LITERATURE AS A PEDAGOGICAL INSTRUMENT FOR THE STUDY OF OTHER KNOWLEDGE
title_sort LITERATURE AS A PEDAGOGICAL INSTRUMENT FOR THE STUDY OF OTHER KNOWLEDGE
author Meirelles, Maria Luiza
author_facet Meirelles, Maria Luiza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meirelles, Maria Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Literatura
Sociologia
Filosofia
História
Interdisciplitarity
Literature
Sociology
Philosophy
History
topic Interdisciplinaridade
Literatura
Sociologia
Filosofia
História
Interdisciplitarity
Literature
Sociology
Philosophy
History
description O hábito da leitura é crucial para desenvolver a capacidade de interpretação de texto e, consequentemente, ajuda na compreensão dos conceitos e conteúdos de quaisquer áreas do conhecimento. Este artigo visa, então, apresentar a literatura não só como um valioso instrumento para fomentar o gosto pela leitura, como também para estimular os estudos de outros Saberes, quais sejam, Filosofia, Sociologia e História. Essa prática vai ao encontro de uma visão mais global para a formação do indivíduo e se realiza nos currículos escolares por meio da interdisciplinaridade. Realizou-se uma experiência com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio e a avaliação qualitativa demonstrou que a ação teve impacto positivo tanto para estimular a leitura como para estudar outras matérias e ampliar a visão de mundo do aluno.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1478
10.36524/ric.v8i1.1478
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1478
identifier_str_mv 10.36524/ric.v8i1.1478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1478/900
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 8 n. 1 (2022): Revista Ifes Ciência
2359-4799
10.36524/ric.v8i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948025819725824