OBTENÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA DEBATER O TEMA AQUECIMENTO GLOBAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/56 |
Resumo: | A temática “Gases”, no contexto do efeito estufa, foi desenvolvida em aulas experimentais de química do Ensino Médio, visando a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Monitorados por um professor de química, alunos do curso de licenciatura em química planejaram aulas práticas, que foram ministradas no laboratório de ciências da escola estadual com uso de materiais alternativos e industrializados. Oito turmas do 2º ano do ensino médio participaram deste estudo. A estratégia de ensino produziu a articulação dos conteúdos programáticos trabalhados em sala de aula de forma teórica com a prática, a partir das observações e as evidências dos resultados experimentais obtidos pelos alunos do ensino médio. |
id |
IFES-1_b5c97a03dd0811f7f457ea35cbf5feac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/56 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
OBTENÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA DEBATER O TEMA AQUECIMENTO GLOBALEnsino de químicaEfeito estufaAquecimento globalGás carbônicoA temática “Gases”, no contexto do efeito estufa, foi desenvolvida em aulas experimentais de química do Ensino Médio, visando a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Monitorados por um professor de química, alunos do curso de licenciatura em química planejaram aulas práticas, que foram ministradas no laboratório de ciências da escola estadual com uso de materiais alternativos e industrializados. Oito turmas do 2º ano do ensino médio participaram deste estudo. A estratégia de ensino produziu a articulação dos conteúdos programáticos trabalhados em sala de aula de forma teórica com a prática, a partir das observações e as evidências dos resultados experimentais obtidos pelos alunos do ensino médio. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/5610.36524/dect.v3i02.56Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 3 n. 02 (2013): 2013 - 02; 26-332236-215010.36524/dect.v3i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/56/50Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes de Andrade, RenatoTavares Rodrigues, Rayza RosaNunes Gonçalves, NaianeMagela de Melo Siqueira, BrunoBaioco Ruy, Rafael2019-10-17T21:38:34Zoai::article/56Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:59.892981Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OBTENÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA DEBATER O TEMA AQUECIMENTO GLOBAL |
title |
OBTENÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA DEBATER O TEMA AQUECIMENTO GLOBAL |
spellingShingle |
OBTENÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA DEBATER O TEMA AQUECIMENTO GLOBAL Nunes de Andrade, Renato Ensino de química Efeito estufa Aquecimento global Gás carbônico |
title_short |
OBTENÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA DEBATER O TEMA AQUECIMENTO GLOBAL |
title_full |
OBTENÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA DEBATER O TEMA AQUECIMENTO GLOBAL |
title_fullStr |
OBTENÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA DEBATER O TEMA AQUECIMENTO GLOBAL |
title_full_unstemmed |
OBTENÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA DEBATER O TEMA AQUECIMENTO GLOBAL |
title_sort |
OBTENÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA DEBATER O TEMA AQUECIMENTO GLOBAL |
author |
Nunes de Andrade, Renato |
author_facet |
Nunes de Andrade, Renato Tavares Rodrigues, Rayza Rosa Nunes Gonçalves, Naiane Magela de Melo Siqueira, Bruno Baioco Ruy, Rafael |
author_role |
author |
author2 |
Tavares Rodrigues, Rayza Rosa Nunes Gonçalves, Naiane Magela de Melo Siqueira, Bruno Baioco Ruy, Rafael |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes de Andrade, Renato Tavares Rodrigues, Rayza Rosa Nunes Gonçalves, Naiane Magela de Melo Siqueira, Bruno Baioco Ruy, Rafael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química Efeito estufa Aquecimento global Gás carbônico |
topic |
Ensino de química Efeito estufa Aquecimento global Gás carbônico |
description |
A temática “Gases”, no contexto do efeito estufa, foi desenvolvida em aulas experimentais de química do Ensino Médio, visando a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Monitorados por um professor de química, alunos do curso de licenciatura em química planejaram aulas práticas, que foram ministradas no laboratório de ciências da escola estadual com uso de materiais alternativos e industrializados. Oito turmas do 2º ano do ensino médio participaram deste estudo. A estratégia de ensino produziu a articulação dos conteúdos programáticos trabalhados em sala de aula de forma teórica com a prática, a partir das observações e as evidências dos resultados experimentais obtidos pelos alunos do ensino médio. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/56 10.36524/dect.v3i02.56 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/56 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v3i02.56 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/56/50 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 3 n. 02 (2013): 2013 - 02; 26-33 2236-2150 10.36524/dect.v3i02 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027497447424 |