OBTENÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA DEBATER O TEMA AQUECIMENTO GLOBAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes de Andrade, Renato
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tavares Rodrigues, Rayza Rosa, Nunes Gonçalves, Naiane, Magela de Melo Siqueira, Bruno, Baioco Ruy, Rafael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/56
Resumo: A temática “Gases”, no contexto do efeito estufa, foi desenvolvida em aulas experimentais de química do Ensino Médio, visando a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Monitorados por um professor de química, alunos do curso de licenciatura em química planejaram aulas práticas, que foram ministradas no laboratório de ciências da escola estadual com uso de materiais alternativos e industrializados. Oito turmas do 2º ano do ensino médio participaram deste estudo. A estratégia de ensino produziu a articulação dos conteúdos programáticos trabalhados em sala de aula de forma teórica com a prática, a partir das observações e as evidências dos resultados experimentais obtidos pelos alunos do ensino médio. 
id IFES-1_b5c97a03dd0811f7f457ea35cbf5feac
oai_identifier_str oai::article/56
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling OBTENÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA DEBATER O TEMA AQUECIMENTO GLOBALEnsino de químicaEfeito estufaAquecimento globalGás carbônicoA temática “Gases”, no contexto do efeito estufa, foi desenvolvida em aulas experimentais de química do Ensino Médio, visando a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Monitorados por um professor de química, alunos do curso de licenciatura em química planejaram aulas práticas, que foram ministradas no laboratório de ciências da escola estadual com uso de materiais alternativos e industrializados. Oito turmas do 2º ano do ensino médio participaram deste estudo. A estratégia de ensino produziu a articulação dos conteúdos programáticos trabalhados em sala de aula de forma teórica com a prática, a partir das observações e as evidências dos resultados experimentais obtidos pelos alunos do ensino médio. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/5610.36524/dect.v3i02.56Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 3 n. 02 (2013): 2013 - 02; 26-332236-215010.36524/dect.v3i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/56/50Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes de Andrade, RenatoTavares Rodrigues, Rayza RosaNunes Gonçalves, NaianeMagela de Melo Siqueira, BrunoBaioco Ruy, Rafael2019-10-17T21:38:34Zoai::article/56Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:59.892981Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv OBTENÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA DEBATER O TEMA AQUECIMENTO GLOBAL
title OBTENÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA DEBATER O TEMA AQUECIMENTO GLOBAL
spellingShingle OBTENÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA DEBATER O TEMA AQUECIMENTO GLOBAL
Nunes de Andrade, Renato
Ensino de química
Efeito estufa
Aquecimento global
Gás carbônico
title_short OBTENÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA DEBATER O TEMA AQUECIMENTO GLOBAL
title_full OBTENÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA DEBATER O TEMA AQUECIMENTO GLOBAL
title_fullStr OBTENÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA DEBATER O TEMA AQUECIMENTO GLOBAL
title_full_unstemmed OBTENÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA DEBATER O TEMA AQUECIMENTO GLOBAL
title_sort OBTENÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA DEBATER O TEMA AQUECIMENTO GLOBAL
author Nunes de Andrade, Renato
author_facet Nunes de Andrade, Renato
Tavares Rodrigues, Rayza Rosa
Nunes Gonçalves, Naiane
Magela de Melo Siqueira, Bruno
Baioco Ruy, Rafael
author_role author
author2 Tavares Rodrigues, Rayza Rosa
Nunes Gonçalves, Naiane
Magela de Melo Siqueira, Bruno
Baioco Ruy, Rafael
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes de Andrade, Renato
Tavares Rodrigues, Rayza Rosa
Nunes Gonçalves, Naiane
Magela de Melo Siqueira, Bruno
Baioco Ruy, Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Efeito estufa
Aquecimento global
Gás carbônico
topic Ensino de química
Efeito estufa
Aquecimento global
Gás carbônico
description A temática “Gases”, no contexto do efeito estufa, foi desenvolvida em aulas experimentais de química do Ensino Médio, visando a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Monitorados por um professor de química, alunos do curso de licenciatura em química planejaram aulas práticas, que foram ministradas no laboratório de ciências da escola estadual com uso de materiais alternativos e industrializados. Oito turmas do 2º ano do ensino médio participaram deste estudo. A estratégia de ensino produziu a articulação dos conteúdos programáticos trabalhados em sala de aula de forma teórica com a prática, a partir das observações e as evidências dos resultados experimentais obtidos pelos alunos do ensino médio. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/56
10.36524/dect.v3i02.56
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/56
identifier_str_mv 10.36524/dect.v3i02.56
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/56/50
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 3 n. 02 (2013): 2013 - 02; 26-33
2236-2150
10.36524/dect.v3i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027497447424