EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA UNITÁRIA E CURRÍCULO INTEGRADO: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gurkewicz Ferreira, Fabrício
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Sousa Lopes Basso, Júlia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/421
Resumo: O presente trabalho é o resultado de análises da relação existente entre Escola Unitária, Educação Física e Currículo Integrado bem como as suas possibilidades na Educação Profissional e Tecnológica. Para o percurso metodológico fez-se a pesquisa bibliográfica. Como resultado de nossas análises verificamos que a disciplina de Educação Física, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, pode contribuir para formação integral dos sujeitos desde que subsidiada pela orientação de um Currículo Integrado. Para tanto, essa matriz curricular deve viabilizar a integração dos saberes em suas distintas dimensões, além de abarcar princípios que considerem os conteúdos de reconhecida relevância e que favoreçam o diálogo com a bagagem da cultura corporal que o aluno já traz consigo.
id IFES-1_b6d49ec5dc37546d83e29a99b77d2fc2
oai_identifier_str oai::article/421
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA UNITÁRIA E CURRÍCULO INTEGRADO: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAEscola unitáriaEducação físicaCurrículo integradoEducação Profissonal e TecnológicaO presente trabalho é o resultado de análises da relação existente entre Escola Unitária, Educação Física e Currículo Integrado bem como as suas possibilidades na Educação Profissional e Tecnológica. Para o percurso metodológico fez-se a pesquisa bibliográfica. Como resultado de nossas análises verificamos que a disciplina de Educação Física, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, pode contribuir para formação integral dos sujeitos desde que subsidiada pela orientação de um Currículo Integrado. Para tanto, essa matriz curricular deve viabilizar a integração dos saberes em suas distintas dimensões, além de abarcar princípios que considerem os conteúdos de reconhecida relevância e que favoreçam o diálogo com a bagagem da cultura corporal que o aluno já traz consigo.EDIFES2018-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/42110.36524/profept.v2i2.421Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 2 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 105-1172594-482710.36524/profept.v2i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/421/371Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessGurkewicz Ferreira, Fabrício de Sousa Lopes Basso, Júlia 2020-01-06T13:28:08Zoai::article/421Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:14.944350Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA UNITÁRIA E CURRÍCULO INTEGRADO: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
title EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA UNITÁRIA E CURRÍCULO INTEGRADO: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
spellingShingle EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA UNITÁRIA E CURRÍCULO INTEGRADO: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Gurkewicz Ferreira, Fabrício
Escola unitária
Educação física
Currículo integrado
Educação Profissonal e Tecnológica
title_short EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA UNITÁRIA E CURRÍCULO INTEGRADO: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
title_full EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA UNITÁRIA E CURRÍCULO INTEGRADO: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
title_fullStr EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA UNITÁRIA E CURRÍCULO INTEGRADO: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA UNITÁRIA E CURRÍCULO INTEGRADO: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
title_sort EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA UNITÁRIA E CURRÍCULO INTEGRADO: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
author Gurkewicz Ferreira, Fabrício
author_facet Gurkewicz Ferreira, Fabrício
de Sousa Lopes Basso, Júlia
author_role author
author2 de Sousa Lopes Basso, Júlia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gurkewicz Ferreira, Fabrício
de Sousa Lopes Basso, Júlia
dc.subject.por.fl_str_mv Escola unitária
Educação física
Currículo integrado
Educação Profissonal e Tecnológica
topic Escola unitária
Educação física
Currículo integrado
Educação Profissonal e Tecnológica
description O presente trabalho é o resultado de análises da relação existente entre Escola Unitária, Educação Física e Currículo Integrado bem como as suas possibilidades na Educação Profissional e Tecnológica. Para o percurso metodológico fez-se a pesquisa bibliográfica. Como resultado de nossas análises verificamos que a disciplina de Educação Física, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, pode contribuir para formação integral dos sujeitos desde que subsidiada pela orientação de um Currículo Integrado. Para tanto, essa matriz curricular deve viabilizar a integração dos saberes em suas distintas dimensões, além de abarcar princípios que considerem os conteúdos de reconhecida relevância e que favoreçam o diálogo com a bagagem da cultura corporal que o aluno já traz consigo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/421
10.36524/profept.v2i2.421
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/421
identifier_str_mv 10.36524/profept.v2i2.421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/421/371
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 2 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 105-117
2594-4827
10.36524/profept.v2i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029364961280