SABERES DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS: CONHECER PARA VALORIZAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/13 |
Resumo: | Este artigo relata o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido no curso de Especialização do Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), que teve como motivação a inquietação em relação à valorização de experiências trazidas por estudantes jovens e adultos no curso Desenhista Auxiliar Cadista, promovido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e Secretaria Municipal de Educação do município de São Mateus. Para isso buscou-se referência em Jacques Rancière, Ole Skovsmose e Paulo Freire, além de outros autores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados obtidos a partir de grupos focais envolvendo estudantes e professores apontam para a ideia de que estudantes jovens e adultos, quando têm suas vivências e conhecimentos valorizados e articulados aos conteúdos escolares, abrem-se a um processo de aprendizagem mais significativo e, portanto, mais duradouro. |
id |
IFES-1_b9dad5386d57ea784fc705ae82f0eb0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/13 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
SABERES DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS: CONHECER PARA VALORIZAR PROEJAConhecimentoEnsinoAprendizagemEste artigo relata o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido no curso de Especialização do Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), que teve como motivação a inquietação em relação à valorização de experiências trazidas por estudantes jovens e adultos no curso Desenhista Auxiliar Cadista, promovido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e Secretaria Municipal de Educação do município de São Mateus. Para isso buscou-se referência em Jacques Rancière, Ole Skovsmose e Paulo Freire, além de outros autores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados obtidos a partir de grupos focais envolvendo estudantes e professores apontam para a ideia de que estudantes jovens e adultos, quando têm suas vivências e conhecimentos valorizados e articulados aos conteúdos escolares, abrem-se a um processo de aprendizagem mais significativo e, portanto, mais duradouro. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1310.36524/dect.v1i01.13Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 1 n. 01 (2011): 2011 - 01; 57-652236-215010.36524/dect.v1i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/13/10Copyright (c) 2011 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta da Silva, Maria Izabelde Oliveira Freitas, Rony Cláudio 2021-02-11T12:23:53Zoai::article/13Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:57.780995Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SABERES DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS: CONHECER PARA VALORIZAR |
title |
SABERES DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS: CONHECER PARA VALORIZAR |
spellingShingle |
SABERES DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS: CONHECER PARA VALORIZAR Costa da Silva, Maria Izabel PROEJA Conhecimento Ensino Aprendizagem |
title_short |
SABERES DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS: CONHECER PARA VALORIZAR |
title_full |
SABERES DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS: CONHECER PARA VALORIZAR |
title_fullStr |
SABERES DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS: CONHECER PARA VALORIZAR |
title_full_unstemmed |
SABERES DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS: CONHECER PARA VALORIZAR |
title_sort |
SABERES DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS: CONHECER PARA VALORIZAR |
author |
Costa da Silva, Maria Izabel |
author_facet |
Costa da Silva, Maria Izabel de Oliveira Freitas, Rony Cláudio |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira Freitas, Rony Cláudio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa da Silva, Maria Izabel de Oliveira Freitas, Rony Cláudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PROEJA Conhecimento Ensino Aprendizagem |
topic |
PROEJA Conhecimento Ensino Aprendizagem |
description |
Este artigo relata o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido no curso de Especialização do Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), que teve como motivação a inquietação em relação à valorização de experiências trazidas por estudantes jovens e adultos no curso Desenhista Auxiliar Cadista, promovido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e Secretaria Municipal de Educação do município de São Mateus. Para isso buscou-se referência em Jacques Rancière, Ole Skovsmose e Paulo Freire, além de outros autores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados obtidos a partir de grupos focais envolvendo estudantes e professores apontam para a ideia de que estudantes jovens e adultos, quando têm suas vivências e conhecimentos valorizados e articulados aos conteúdos escolares, abrem-se a um processo de aprendizagem mais significativo e, portanto, mais duradouro. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/13 10.36524/dect.v1i01.13 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/13 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v1i01.13 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/13/10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 1 n. 01 (2011): 2011 - 01; 57-65 2236-2150 10.36524/dect.v1i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027089551360 |