SABERES DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS: CONHECER PARA VALORIZAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa da Silva, Maria Izabel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Oliveira Freitas, Rony Cláudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/13
Resumo: Este artigo relata o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido no curso de Especialização do Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), que teve como motivação a inquietação em relação à valorização de experiências trazidas por estudantes jovens e adultos no curso Desenhista Auxiliar Cadista, promovido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e Secretaria Municipal de Educação do município de São Mateus. Para isso buscou-se referência em Jacques Rancière, Ole Skovsmose e Paulo Freire, além de outros autores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados obtidos a partir de grupos focais envolvendo estudantes e professores apontam para a ideia de que estudantes jovens e adultos, quando têm suas vivências e conhecimentos valorizados e articulados aos conteúdos escolares, abrem-se a um processo de aprendizagem mais significativo e, portanto, mais duradouro.
id IFES-1_b9dad5386d57ea784fc705ae82f0eb0d
oai_identifier_str oai::article/13
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling SABERES DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS: CONHECER PARA VALORIZAR PROEJAConhecimentoEnsinoAprendizagemEste artigo relata o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido no curso de Especialização do Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), que teve como motivação a inquietação em relação à valorização de experiências trazidas por estudantes jovens e adultos no curso Desenhista Auxiliar Cadista, promovido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e Secretaria Municipal de Educação do município de São Mateus. Para isso buscou-se referência em Jacques Rancière, Ole Skovsmose e Paulo Freire, além de outros autores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados obtidos a partir de grupos focais envolvendo estudantes e professores apontam para a ideia de que estudantes jovens e adultos, quando têm suas vivências e conhecimentos valorizados e articulados aos conteúdos escolares, abrem-se a um processo de aprendizagem mais significativo e, portanto, mais duradouro. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1310.36524/dect.v1i01.13Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 1 n. 01 (2011): 2011 - 01; 57-652236-215010.36524/dect.v1i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/13/10Copyright (c) 2011 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta da Silva, Maria Izabelde Oliveira Freitas, Rony Cláudio 2021-02-11T12:23:53Zoai::article/13Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:57.780995Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS: CONHECER PARA VALORIZAR
title SABERES DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS: CONHECER PARA VALORIZAR
spellingShingle SABERES DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS: CONHECER PARA VALORIZAR
Costa da Silva, Maria Izabel
PROEJA
Conhecimento
Ensino
Aprendizagem
title_short SABERES DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS: CONHECER PARA VALORIZAR
title_full SABERES DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS: CONHECER PARA VALORIZAR
title_fullStr SABERES DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS: CONHECER PARA VALORIZAR
title_full_unstemmed SABERES DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS: CONHECER PARA VALORIZAR
title_sort SABERES DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS: CONHECER PARA VALORIZAR
author Costa da Silva, Maria Izabel
author_facet Costa da Silva, Maria Izabel
de Oliveira Freitas, Rony Cláudio
author_role author
author2 de Oliveira Freitas, Rony Cláudio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa da Silva, Maria Izabel
de Oliveira Freitas, Rony Cláudio
dc.subject.por.fl_str_mv PROEJA
Conhecimento
Ensino
Aprendizagem
topic PROEJA
Conhecimento
Ensino
Aprendizagem
description Este artigo relata o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido no curso de Especialização do Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), que teve como motivação a inquietação em relação à valorização de experiências trazidas por estudantes jovens e adultos no curso Desenhista Auxiliar Cadista, promovido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e Secretaria Municipal de Educação do município de São Mateus. Para isso buscou-se referência em Jacques Rancière, Ole Skovsmose e Paulo Freire, além de outros autores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados obtidos a partir de grupos focais envolvendo estudantes e professores apontam para a ideia de que estudantes jovens e adultos, quando têm suas vivências e conhecimentos valorizados e articulados aos conteúdos escolares, abrem-se a um processo de aprendizagem mais significativo e, portanto, mais duradouro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/13
10.36524/dect.v1i01.13
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/13
identifier_str_mv 10.36524/dect.v1i01.13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/13/10
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 1 n. 01 (2011): 2011 - 01; 57-65
2236-2150
10.36524/dect.v1i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027089551360