EDUCAÇÃO INFORMAL, MUSEU HISTÓRICO NACIONAL E ZOOLÓGICO: O RELATO DE UMA PROFESSORA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão dos Anjos, Maylta
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/372
Resumo: Este artigo trata de um relato, cujo objetivo foi levantar uma reflexão sobre a educação informal acontecida no Museu Histórico Nacional e no Zoológico do Rio de Janeiro. Parte da experiência de uma professora da formação profissional que vê, no contexto atual, a importância de registrar um momento acontecido no Museu, espaço que foi e ainda é, apesar do recente incêndio que sofreu, guardador de nosso capital histórico e de nossas memórias ancestrais. O que temos aqui se traduz nas dimensões de um processo humanizado que envolve as questões sociais, políticas, culturais, profissionais e territoriais. Evoca a educação informal colocada numa abordagem mais ampla de conhecimento, e ressalta o campo de construção, conceituações e disputa onde ela se situa. A escolha metodológica por um relato se deu por esse permitir diferentes contornos de exposição e análise, colocando, em crédito, a via formadora de laços afetivos e afetuosos, num processo de narrativa que se pretenda laica e democrática. Dessa forma, o relato apresenta uma prática profissional, exercida na docência, como aporte agregador das relações humanas. Enfatiza a importância da existência de espaços abertos e não excludentes para o acesso de todos que queiram visitar, em estudo e lazer,o que foi organizado como acervo do conhecimento formativo da sociedade. Portanto, este trabalho põe em cena algumas definições e pensamentos que tem o ensino e a ciência como protagonistas de um aprendizado que se coaduna ao prazer das descobertas e ao fortalecimento dos vínculos humanos acontecidos na informalidade da construção do saber. Traz uma experiência concreta de quem quis lecionar com quem quis aprender. Ao findar, a proposta que envolveu a análise foi a de contribuir às diferentes alternativas e desenhos em que a educação informal possa acontecer, ampliando sua ação nas possíveisvertentes da formação profissional.
id IFES-1_bbaf55b13f7b537e140f46bfa7b62143
oai_identifier_str oai::article/372
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO INFORMAL, MUSEU HISTÓRICO NACIONAL E ZOOLÓGICO: O RELATO DE UMA PROFESSORA DA FORMAÇÃO PROFISSIONALEducação InformalRelato de experiênciasAprendizagemEste artigo trata de um relato, cujo objetivo foi levantar uma reflexão sobre a educação informal acontecida no Museu Histórico Nacional e no Zoológico do Rio de Janeiro. Parte da experiência de uma professora da formação profissional que vê, no contexto atual, a importância de registrar um momento acontecido no Museu, espaço que foi e ainda é, apesar do recente incêndio que sofreu, guardador de nosso capital histórico e de nossas memórias ancestrais. O que temos aqui se traduz nas dimensões de um processo humanizado que envolve as questões sociais, políticas, culturais, profissionais e territoriais. Evoca a educação informal colocada numa abordagem mais ampla de conhecimento, e ressalta o campo de construção, conceituações e disputa onde ela se situa. A escolha metodológica por um relato se deu por esse permitir diferentes contornos de exposição e análise, colocando, em crédito, a via formadora de laços afetivos e afetuosos, num processo de narrativa que se pretenda laica e democrática. Dessa forma, o relato apresenta uma prática profissional, exercida na docência, como aporte agregador das relações humanas. Enfatiza a importância da existência de espaços abertos e não excludentes para o acesso de todos que queiram visitar, em estudo e lazer,o que foi organizado como acervo do conhecimento formativo da sociedade. Portanto, este trabalho põe em cena algumas definições e pensamentos que tem o ensino e a ciência como protagonistas de um aprendizado que se coaduna ao prazer das descobertas e ao fortalecimento dos vínculos humanos acontecidos na informalidade da construção do saber. Traz uma experiência concreta de quem quis lecionar com quem quis aprender. Ao findar, a proposta que envolveu a análise foi a de contribuir às diferentes alternativas e desenhos em que a educação informal possa acontecer, ampliando sua ação nas possíveisvertentes da formação profissional.EDIFES2018-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/37210.36524/profept.v2i1.372Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 1 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 106-1302594-482710.36524/profept.v2i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/372/333Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandão dos Anjos, Maylta 2019-12-12T14:04:41Zoai::article/372Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:13.935810Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INFORMAL, MUSEU HISTÓRICO NACIONAL E ZOOLÓGICO: O RELATO DE UMA PROFESSORA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
title EDUCAÇÃO INFORMAL, MUSEU HISTÓRICO NACIONAL E ZOOLÓGICO: O RELATO DE UMA PROFESSORA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
spellingShingle EDUCAÇÃO INFORMAL, MUSEU HISTÓRICO NACIONAL E ZOOLÓGICO: O RELATO DE UMA PROFESSORA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Brandão dos Anjos, Maylta
Educação Informal
Relato de experiências
Aprendizagem
title_short EDUCAÇÃO INFORMAL, MUSEU HISTÓRICO NACIONAL E ZOOLÓGICO: O RELATO DE UMA PROFESSORA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
title_full EDUCAÇÃO INFORMAL, MUSEU HISTÓRICO NACIONAL E ZOOLÓGICO: O RELATO DE UMA PROFESSORA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
title_fullStr EDUCAÇÃO INFORMAL, MUSEU HISTÓRICO NACIONAL E ZOOLÓGICO: O RELATO DE UMA PROFESSORA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INFORMAL, MUSEU HISTÓRICO NACIONAL E ZOOLÓGICO: O RELATO DE UMA PROFESSORA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
title_sort EDUCAÇÃO INFORMAL, MUSEU HISTÓRICO NACIONAL E ZOOLÓGICO: O RELATO DE UMA PROFESSORA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
author Brandão dos Anjos, Maylta
author_facet Brandão dos Anjos, Maylta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão dos Anjos, Maylta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Informal
Relato de experiências
Aprendizagem
topic Educação Informal
Relato de experiências
Aprendizagem
description Este artigo trata de um relato, cujo objetivo foi levantar uma reflexão sobre a educação informal acontecida no Museu Histórico Nacional e no Zoológico do Rio de Janeiro. Parte da experiência de uma professora da formação profissional que vê, no contexto atual, a importância de registrar um momento acontecido no Museu, espaço que foi e ainda é, apesar do recente incêndio que sofreu, guardador de nosso capital histórico e de nossas memórias ancestrais. O que temos aqui se traduz nas dimensões de um processo humanizado que envolve as questões sociais, políticas, culturais, profissionais e territoriais. Evoca a educação informal colocada numa abordagem mais ampla de conhecimento, e ressalta o campo de construção, conceituações e disputa onde ela se situa. A escolha metodológica por um relato se deu por esse permitir diferentes contornos de exposição e análise, colocando, em crédito, a via formadora de laços afetivos e afetuosos, num processo de narrativa que se pretenda laica e democrática. Dessa forma, o relato apresenta uma prática profissional, exercida na docência, como aporte agregador das relações humanas. Enfatiza a importância da existência de espaços abertos e não excludentes para o acesso de todos que queiram visitar, em estudo e lazer,o que foi organizado como acervo do conhecimento formativo da sociedade. Portanto, este trabalho põe em cena algumas definições e pensamentos que tem o ensino e a ciência como protagonistas de um aprendizado que se coaduna ao prazer das descobertas e ao fortalecimento dos vínculos humanos acontecidos na informalidade da construção do saber. Traz uma experiência concreta de quem quis lecionar com quem quis aprender. Ao findar, a proposta que envolveu a análise foi a de contribuir às diferentes alternativas e desenhos em que a educação informal possa acontecer, ampliando sua ação nas possíveisvertentes da formação profissional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/372
10.36524/profept.v2i1.372
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/372
identifier_str_mv 10.36524/profept.v2i1.372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/372/333
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 1 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 106-130
2594-4827
10.36524/profept.v2i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029338746880