EDUCAÇÃO INFORMAL, MUSEU HISTÓRICO NACIONAL E ZOOLÓGICO: O RELATO DE UMA PROFESSORA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/372 |
Resumo: | Este artigo trata de um relato, cujo objetivo foi levantar uma reflexão sobre a educação informal acontecida no Museu Histórico Nacional e no Zoológico do Rio de Janeiro. Parte da experiência de uma professora da formação profissional que vê, no contexto atual, a importância de registrar um momento acontecido no Museu, espaço que foi e ainda é, apesar do recente incêndio que sofreu, guardador de nosso capital histórico e de nossas memórias ancestrais. O que temos aqui se traduz nas dimensões de um processo humanizado que envolve as questões sociais, políticas, culturais, profissionais e territoriais. Evoca a educação informal colocada numa abordagem mais ampla de conhecimento, e ressalta o campo de construção, conceituações e disputa onde ela se situa. A escolha metodológica por um relato se deu por esse permitir diferentes contornos de exposição e análise, colocando, em crédito, a via formadora de laços afetivos e afetuosos, num processo de narrativa que se pretenda laica e democrática. Dessa forma, o relato apresenta uma prática profissional, exercida na docência, como aporte agregador das relações humanas. Enfatiza a importância da existência de espaços abertos e não excludentes para o acesso de todos que queiram visitar, em estudo e lazer,o que foi organizado como acervo do conhecimento formativo da sociedade. Portanto, este trabalho põe em cena algumas definições e pensamentos que tem o ensino e a ciência como protagonistas de um aprendizado que se coaduna ao prazer das descobertas e ao fortalecimento dos vínculos humanos acontecidos na informalidade da construção do saber. Traz uma experiência concreta de quem quis lecionar com quem quis aprender. Ao findar, a proposta que envolveu a análise foi a de contribuir às diferentes alternativas e desenhos em que a educação informal possa acontecer, ampliando sua ação nas possíveisvertentes da formação profissional. |
id |
IFES-1_bbaf55b13f7b537e140f46bfa7b62143 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/372 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO INFORMAL, MUSEU HISTÓRICO NACIONAL E ZOOLÓGICO: O RELATO DE UMA PROFESSORA DA FORMAÇÃO PROFISSIONALEducação InformalRelato de experiênciasAprendizagemEste artigo trata de um relato, cujo objetivo foi levantar uma reflexão sobre a educação informal acontecida no Museu Histórico Nacional e no Zoológico do Rio de Janeiro. Parte da experiência de uma professora da formação profissional que vê, no contexto atual, a importância de registrar um momento acontecido no Museu, espaço que foi e ainda é, apesar do recente incêndio que sofreu, guardador de nosso capital histórico e de nossas memórias ancestrais. O que temos aqui se traduz nas dimensões de um processo humanizado que envolve as questões sociais, políticas, culturais, profissionais e territoriais. Evoca a educação informal colocada numa abordagem mais ampla de conhecimento, e ressalta o campo de construção, conceituações e disputa onde ela se situa. A escolha metodológica por um relato se deu por esse permitir diferentes contornos de exposição e análise, colocando, em crédito, a via formadora de laços afetivos e afetuosos, num processo de narrativa que se pretenda laica e democrática. Dessa forma, o relato apresenta uma prática profissional, exercida na docência, como aporte agregador das relações humanas. Enfatiza a importância da existência de espaços abertos e não excludentes para o acesso de todos que queiram visitar, em estudo e lazer,o que foi organizado como acervo do conhecimento formativo da sociedade. Portanto, este trabalho põe em cena algumas definições e pensamentos que tem o ensino e a ciência como protagonistas de um aprendizado que se coaduna ao prazer das descobertas e ao fortalecimento dos vínculos humanos acontecidos na informalidade da construção do saber. Traz uma experiência concreta de quem quis lecionar com quem quis aprender. Ao findar, a proposta que envolveu a análise foi a de contribuir às diferentes alternativas e desenhos em que a educação informal possa acontecer, ampliando sua ação nas possíveisvertentes da formação profissional.EDIFES2018-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/37210.36524/profept.v2i1.372Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 1 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 106-1302594-482710.36524/profept.v2i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/372/333Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandão dos Anjos, Maylta 2019-12-12T14:04:41Zoai::article/372Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:13.935810Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INFORMAL, MUSEU HISTÓRICO NACIONAL E ZOOLÓGICO: O RELATO DE UMA PROFESSORA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
title |
EDUCAÇÃO INFORMAL, MUSEU HISTÓRICO NACIONAL E ZOOLÓGICO: O RELATO DE UMA PROFESSORA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO INFORMAL, MUSEU HISTÓRICO NACIONAL E ZOOLÓGICO: O RELATO DE UMA PROFESSORA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Brandão dos Anjos, Maylta Educação Informal Relato de experiências Aprendizagem |
title_short |
EDUCAÇÃO INFORMAL, MUSEU HISTÓRICO NACIONAL E ZOOLÓGICO: O RELATO DE UMA PROFESSORA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
title_full |
EDUCAÇÃO INFORMAL, MUSEU HISTÓRICO NACIONAL E ZOOLÓGICO: O RELATO DE UMA PROFESSORA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO INFORMAL, MUSEU HISTÓRICO NACIONAL E ZOOLÓGICO: O RELATO DE UMA PROFESSORA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO INFORMAL, MUSEU HISTÓRICO NACIONAL E ZOOLÓGICO: O RELATO DE UMA PROFESSORA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
title_sort |
EDUCAÇÃO INFORMAL, MUSEU HISTÓRICO NACIONAL E ZOOLÓGICO: O RELATO DE UMA PROFESSORA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
author |
Brandão dos Anjos, Maylta |
author_facet |
Brandão dos Anjos, Maylta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão dos Anjos, Maylta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Informal Relato de experiências Aprendizagem |
topic |
Educação Informal Relato de experiências Aprendizagem |
description |
Este artigo trata de um relato, cujo objetivo foi levantar uma reflexão sobre a educação informal acontecida no Museu Histórico Nacional e no Zoológico do Rio de Janeiro. Parte da experiência de uma professora da formação profissional que vê, no contexto atual, a importância de registrar um momento acontecido no Museu, espaço que foi e ainda é, apesar do recente incêndio que sofreu, guardador de nosso capital histórico e de nossas memórias ancestrais. O que temos aqui se traduz nas dimensões de um processo humanizado que envolve as questões sociais, políticas, culturais, profissionais e territoriais. Evoca a educação informal colocada numa abordagem mais ampla de conhecimento, e ressalta o campo de construção, conceituações e disputa onde ela se situa. A escolha metodológica por um relato se deu por esse permitir diferentes contornos de exposição e análise, colocando, em crédito, a via formadora de laços afetivos e afetuosos, num processo de narrativa que se pretenda laica e democrática. Dessa forma, o relato apresenta uma prática profissional, exercida na docência, como aporte agregador das relações humanas. Enfatiza a importância da existência de espaços abertos e não excludentes para o acesso de todos que queiram visitar, em estudo e lazer,o que foi organizado como acervo do conhecimento formativo da sociedade. Portanto, este trabalho põe em cena algumas definições e pensamentos que tem o ensino e a ciência como protagonistas de um aprendizado que se coaduna ao prazer das descobertas e ao fortalecimento dos vínculos humanos acontecidos na informalidade da construção do saber. Traz uma experiência concreta de quem quis lecionar com quem quis aprender. Ao findar, a proposta que envolveu a análise foi a de contribuir às diferentes alternativas e desenhos em que a educação informal possa acontecer, ampliando sua ação nas possíveisvertentes da formação profissional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/372 10.36524/profept.v2i1.372 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/372 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v2i1.372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/372/333 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 1 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 106-130 2594-4827 10.36524/profept.v2i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029338746880 |