INCLUSÃO E EXCLUSÃO: O RETORNO E A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/26 |
Resumo: | Neste trabalho, discutiram-se os motivos que levaram os alunos, jovens e adultos da turma do 8º Período da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Bom Sucesso” São Mateus-ES, a retornarem à escola. Buscou-se também evidenciar o que os professores, pedagogos e gestores dessa escola pensam sobre esse retorno. Foi feita uma discussão na perspectiva da necessidade da garantia do direito à educação, dialogando com Arroyo (2003, 2007), Paiva (2007), entre outros. Empreendeu-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, apresentando um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas aplicados aos alunos, ao corpo docente e aos gestores. Constatou-se que os alunos apresentam histórias similares, possuem famílias numerosas e devido a diversos fatores abandonaram ou foram obrigados a abandonar a escola, mas agora viram a necessidade de retornar. Enxergam a escola como uma possibilidade de ascensão social, de qualificação para alcançarem um bom emprego. Outro ponto a destacar é a necessidade de formação dos professores para lidar com esse público específico, tanto na perspectiva de formação inicial quanto na formação continuada. Os professores se veem como pessoas capazes de influenciar, se não no retorno, na permanência do aluno na escola. |
id |
IFES-1_bfb29ef29c1eb1f0db59b4e8dd171d77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/26 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
INCLUSÃO E EXCLUSÃO: O RETORNO E A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA EJA EJARetorno à escolaEscolarizaçãoNeste trabalho, discutiram-se os motivos que levaram os alunos, jovens e adultos da turma do 8º Período da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Bom Sucesso” São Mateus-ES, a retornarem à escola. Buscou-se também evidenciar o que os professores, pedagogos e gestores dessa escola pensam sobre esse retorno. Foi feita uma discussão na perspectiva da necessidade da garantia do direito à educação, dialogando com Arroyo (2003, 2007), Paiva (2007), entre outros. Empreendeu-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, apresentando um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas aplicados aos alunos, ao corpo docente e aos gestores. Constatou-se que os alunos apresentam histórias similares, possuem famílias numerosas e devido a diversos fatores abandonaram ou foram obrigados a abandonar a escola, mas agora viram a necessidade de retornar. Enxergam a escola como uma possibilidade de ascensão social, de qualificação para alcançarem um bom emprego. Outro ponto a destacar é a necessidade de formação dos professores para lidar com esse público específico, tanto na perspectiva de formação inicial quanto na formação continuada. Os professores se veem como pessoas capazes de influenciar, se não no retorno, na permanência do aluno na escola.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2610.36524/dect.v2i01.26Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 01 (2012): 2012 - 01; 61-762236-215010.36524/dect.v2i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/26/20Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Jaquelinede Resende Ferreira, Maria José2019-10-17T21:39:37Zoai::article/26Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:58.291572Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INCLUSÃO E EXCLUSÃO: O RETORNO E A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA EJA |
title |
INCLUSÃO E EXCLUSÃO: O RETORNO E A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA EJA |
spellingShingle |
INCLUSÃO E EXCLUSÃO: O RETORNO E A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA EJA Cardoso, Jaqueline EJA Retorno à escola Escolarização |
title_short |
INCLUSÃO E EXCLUSÃO: O RETORNO E A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA EJA |
title_full |
INCLUSÃO E EXCLUSÃO: O RETORNO E A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA EJA |
title_fullStr |
INCLUSÃO E EXCLUSÃO: O RETORNO E A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA EJA |
title_full_unstemmed |
INCLUSÃO E EXCLUSÃO: O RETORNO E A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA EJA |
title_sort |
INCLUSÃO E EXCLUSÃO: O RETORNO E A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA EJA |
author |
Cardoso, Jaqueline |
author_facet |
Cardoso, Jaqueline de Resende Ferreira, Maria José |
author_role |
author |
author2 |
de Resende Ferreira, Maria José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Jaqueline de Resende Ferreira, Maria José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA Retorno à escola Escolarização |
topic |
EJA Retorno à escola Escolarização |
description |
Neste trabalho, discutiram-se os motivos que levaram os alunos, jovens e adultos da turma do 8º Período da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Bom Sucesso” São Mateus-ES, a retornarem à escola. Buscou-se também evidenciar o que os professores, pedagogos e gestores dessa escola pensam sobre esse retorno. Foi feita uma discussão na perspectiva da necessidade da garantia do direito à educação, dialogando com Arroyo (2003, 2007), Paiva (2007), entre outros. Empreendeu-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, apresentando um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas aplicados aos alunos, ao corpo docente e aos gestores. Constatou-se que os alunos apresentam histórias similares, possuem famílias numerosas e devido a diversos fatores abandonaram ou foram obrigados a abandonar a escola, mas agora viram a necessidade de retornar. Enxergam a escola como uma possibilidade de ascensão social, de qualificação para alcançarem um bom emprego. Outro ponto a destacar é a necessidade de formação dos professores para lidar com esse público específico, tanto na perspectiva de formação inicial quanto na formação continuada. Os professores se veem como pessoas capazes de influenciar, se não no retorno, na permanência do aluno na escola. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/26 10.36524/dect.v2i01.26 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/26 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v2i01.26 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/26/20 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 01 (2012): 2012 - 01; 61-76 2236-2150 10.36524/dect.v2i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027450261504 |