INCLUSÃO E EXCLUSÃO: O RETORNO E A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Jaqueline
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Resende Ferreira, Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/26
Resumo: Neste trabalho, discutiram-se os motivos que levaram os alunos, jovens e adultos da turma do 8º Período da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Bom Sucesso” São Mateus-ES, a retornarem à escola. Buscou-se também evidenciar o que os professores, pedagogos e gestores dessa escola pensam sobre esse retorno. Foi feita uma discussão na perspectiva da necessidade da garantia do direito à educação, dialogando com Arroyo (2003, 2007), Paiva (2007), entre outros. Empreendeu-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, apresentando um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas aplicados aos alunos, ao corpo docente e aos gestores. Constatou-se que os alunos apresentam histórias similares, possuem famílias numerosas e devido a diversos fatores abandonaram ou foram obrigados a abandonar a escola, mas agora viram a necessidade de retornar. Enxergam a escola como uma possibilidade de ascensão social, de qualificação para alcançarem um bom emprego. Outro ponto a destacar é a necessidade de formação dos professores para lidar com esse público específico, tanto na perspectiva de formação inicial quanto na formação continuada. Os professores se veem como pessoas capazes de influenciar, se não no retorno, na permanência do aluno na escola.
id IFES-1_bfb29ef29c1eb1f0db59b4e8dd171d77
oai_identifier_str oai::article/26
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling INCLUSÃO E EXCLUSÃO: O RETORNO E A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA EJA EJARetorno à escolaEscolarizaçãoNeste trabalho, discutiram-se os motivos que levaram os alunos, jovens e adultos da turma do 8º Período da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Bom Sucesso” São Mateus-ES, a retornarem à escola. Buscou-se também evidenciar o que os professores, pedagogos e gestores dessa escola pensam sobre esse retorno. Foi feita uma discussão na perspectiva da necessidade da garantia do direito à educação, dialogando com Arroyo (2003, 2007), Paiva (2007), entre outros. Empreendeu-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, apresentando um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas aplicados aos alunos, ao corpo docente e aos gestores. Constatou-se que os alunos apresentam histórias similares, possuem famílias numerosas e devido a diversos fatores abandonaram ou foram obrigados a abandonar a escola, mas agora viram a necessidade de retornar. Enxergam a escola como uma possibilidade de ascensão social, de qualificação para alcançarem um bom emprego. Outro ponto a destacar é a necessidade de formação dos professores para lidar com esse público específico, tanto na perspectiva de formação inicial quanto na formação continuada. Os professores se veem como pessoas capazes de influenciar, se não no retorno, na permanência do aluno na escola.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2610.36524/dect.v2i01.26Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 01 (2012): 2012 - 01; 61-762236-215010.36524/dect.v2i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/26/20Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Jaquelinede Resende Ferreira, Maria José2019-10-17T21:39:37Zoai::article/26Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:58.291572Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv INCLUSÃO E EXCLUSÃO: O RETORNO E A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA EJA
title INCLUSÃO E EXCLUSÃO: O RETORNO E A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA EJA
spellingShingle INCLUSÃO E EXCLUSÃO: O RETORNO E A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA EJA
Cardoso, Jaqueline
EJA
Retorno à escola
Escolarização
title_short INCLUSÃO E EXCLUSÃO: O RETORNO E A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA EJA
title_full INCLUSÃO E EXCLUSÃO: O RETORNO E A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA EJA
title_fullStr INCLUSÃO E EXCLUSÃO: O RETORNO E A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA EJA
title_full_unstemmed INCLUSÃO E EXCLUSÃO: O RETORNO E A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA EJA
title_sort INCLUSÃO E EXCLUSÃO: O RETORNO E A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA EJA
author Cardoso, Jaqueline
author_facet Cardoso, Jaqueline
de Resende Ferreira, Maria José
author_role author
author2 de Resende Ferreira, Maria José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Jaqueline
de Resende Ferreira, Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Retorno à escola
Escolarização
topic EJA
Retorno à escola
Escolarização
description Neste trabalho, discutiram-se os motivos que levaram os alunos, jovens e adultos da turma do 8º Período da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Bom Sucesso” São Mateus-ES, a retornarem à escola. Buscou-se também evidenciar o que os professores, pedagogos e gestores dessa escola pensam sobre esse retorno. Foi feita uma discussão na perspectiva da necessidade da garantia do direito à educação, dialogando com Arroyo (2003, 2007), Paiva (2007), entre outros. Empreendeu-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, apresentando um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas aplicados aos alunos, ao corpo docente e aos gestores. Constatou-se que os alunos apresentam histórias similares, possuem famílias numerosas e devido a diversos fatores abandonaram ou foram obrigados a abandonar a escola, mas agora viram a necessidade de retornar. Enxergam a escola como uma possibilidade de ascensão social, de qualificação para alcançarem um bom emprego. Outro ponto a destacar é a necessidade de formação dos professores para lidar com esse público específico, tanto na perspectiva de formação inicial quanto na formação continuada. Os professores se veem como pessoas capazes de influenciar, se não no retorno, na permanência do aluno na escola.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/26
10.36524/dect.v2i01.26
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/26
identifier_str_mv 10.36524/dect.v2i01.26
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/26/20
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 01 (2012): 2012 - 01; 61-76
2236-2150
10.36524/dect.v2i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027450261504