O POTENCIAL DOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO DE HUMANIDADES: UMA EXPERIÊNCIA NA REGIÃO DO CAPARAÓ CAPIXABA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2499 |
Resumo: | O objetivo deste artigo foi considerar o potencial pedagógico de uma saída a campo, ocorrida no segundo semestre de 2022, em um curso de mestrado profissional em ensino de humanidades em espaços de educação não formal na região do Caparaó Capixaba, Espírito Santo. Trata-se de um estudo qualitativo, que contou com aplicação de um questionário como instrumento de coleta de dados para analisar, por meio das percepções e apontamentos de pontos fortes e pontos a melhorar, a potencialidade dessa saída a campo no processo de construção de conhecimento contextualizado e reflexivo. Os resultados demonstraram que a saída a campo se configurou como uma prática pedagógica que possibilitou o exame de questões históricas, políticas, ambientais e socioculturais, a partir do território vivido e de experiências com a realidade e a natureza, revelando campos para adequações, os quais serão avaliados para não comprometerem a eficácia da experiência no caso de novas saídas. |
id |
IFES-1_c4825ce4cf61c808cc333d669a27edcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/2499 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
O POTENCIAL DOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO DE HUMANIDADES: UMA EXPERIÊNCIA NA REGIÃO DO CAPARAÓ CAPIXABAEspaços de educação não formalEnsino de humanidadesSaída a campoCaparaó capixabaO objetivo deste artigo foi considerar o potencial pedagógico de uma saída a campo, ocorrida no segundo semestre de 2022, em um curso de mestrado profissional em ensino de humanidades em espaços de educação não formal na região do Caparaó Capixaba, Espírito Santo. Trata-se de um estudo qualitativo, que contou com aplicação de um questionário como instrumento de coleta de dados para analisar, por meio das percepções e apontamentos de pontos fortes e pontos a melhorar, a potencialidade dessa saída a campo no processo de construção de conhecimento contextualizado e reflexivo. Os resultados demonstraram que a saída a campo se configurou como uma prática pedagógica que possibilitou o exame de questões históricas, políticas, ambientais e socioculturais, a partir do território vivido e de experiências com a realidade e a natureza, revelando campos para adequações, os quais serão avaliados para não comprometerem a eficácia da experiência no caso de novas saídas.EDIFES2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/249910.36524/saladeaula.v12i2.2499Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 12 n. 2 (2023): Edição Especial do I Congresso Capixaba de História e Filosofia da Ciência na Educação (I COHFIC); 38-532316-729710.36524/saladeaula.v12i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2499/1116Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLino Pinto, SabrineKuster Cid, Eduardo Fausto Cortes de Araujo Junior, AramisHolzmeister Valentim, Carolina2023-12-21T19:25:03Zoai::article/2499Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:56.767824Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O POTENCIAL DOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO DE HUMANIDADES: UMA EXPERIÊNCIA NA REGIÃO DO CAPARAÓ CAPIXABA |
title |
O POTENCIAL DOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO DE HUMANIDADES: UMA EXPERIÊNCIA NA REGIÃO DO CAPARAÓ CAPIXABA |
spellingShingle |
O POTENCIAL DOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO DE HUMANIDADES: UMA EXPERIÊNCIA NA REGIÃO DO CAPARAÓ CAPIXABA Lino Pinto, Sabrine Espaços de educação não formal Ensino de humanidades Saída a campo Caparaó capixaba |
title_short |
O POTENCIAL DOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO DE HUMANIDADES: UMA EXPERIÊNCIA NA REGIÃO DO CAPARAÓ CAPIXABA |
title_full |
O POTENCIAL DOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO DE HUMANIDADES: UMA EXPERIÊNCIA NA REGIÃO DO CAPARAÓ CAPIXABA |
title_fullStr |
O POTENCIAL DOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO DE HUMANIDADES: UMA EXPERIÊNCIA NA REGIÃO DO CAPARAÓ CAPIXABA |
title_full_unstemmed |
O POTENCIAL DOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO DE HUMANIDADES: UMA EXPERIÊNCIA NA REGIÃO DO CAPARAÓ CAPIXABA |
title_sort |
O POTENCIAL DOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO DE HUMANIDADES: UMA EXPERIÊNCIA NA REGIÃO DO CAPARAÓ CAPIXABA |
author |
Lino Pinto, Sabrine |
author_facet |
Lino Pinto, Sabrine Kuster Cid, Eduardo Fausto Cortes de Araujo Junior, Aramis Holzmeister Valentim, Carolina |
author_role |
author |
author2 |
Kuster Cid, Eduardo Fausto Cortes de Araujo Junior, Aramis Holzmeister Valentim, Carolina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lino Pinto, Sabrine Kuster Cid, Eduardo Fausto Cortes de Araujo Junior, Aramis Holzmeister Valentim, Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaços de educação não formal Ensino de humanidades Saída a campo Caparaó capixaba |
topic |
Espaços de educação não formal Ensino de humanidades Saída a campo Caparaó capixaba |
description |
O objetivo deste artigo foi considerar o potencial pedagógico de uma saída a campo, ocorrida no segundo semestre de 2022, em um curso de mestrado profissional em ensino de humanidades em espaços de educação não formal na região do Caparaó Capixaba, Espírito Santo. Trata-se de um estudo qualitativo, que contou com aplicação de um questionário como instrumento de coleta de dados para analisar, por meio das percepções e apontamentos de pontos fortes e pontos a melhorar, a potencialidade dessa saída a campo no processo de construção de conhecimento contextualizado e reflexivo. Os resultados demonstraram que a saída a campo se configurou como uma prática pedagógica que possibilitou o exame de questões históricas, políticas, ambientais e socioculturais, a partir do território vivido e de experiências com a realidade e a natureza, revelando campos para adequações, os quais serão avaliados para não comprometerem a eficácia da experiência no caso de novas saídas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2499 10.36524/saladeaula.v12i2.2499 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2499 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v12i2.2499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2499/1116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 12 n. 2 (2023): Edição Especial do I Congresso Capixaba de História e Filosofia da Ciência na Educação (I COHFIC); 38-53 2316-7297 10.36524/saladeaula.v12i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027061239808 |