O POTENCIAL DOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO DE HUMANIDADES: UMA EXPERIÊNCIA NA REGIÃO DO CAPARAÓ CAPIXABA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lino Pinto, Sabrine
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Kuster Cid, Eduardo Fausto, Cortes de Araujo Junior, Aramis, Holzmeister Valentim, Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2499
Resumo: O objetivo deste artigo foi considerar o potencial pedagógico de uma saída a campo, ocorrida no segundo semestre de 2022, em um curso de mestrado profissional em ensino de humanidades em espaços de educação não formal na região do Caparaó Capixaba, Espírito Santo. Trata-se de um estudo qualitativo, que contou com aplicação de um questionário como instrumento de coleta de dados para analisar, por meio das percepções e apontamentos de pontos fortes e pontos a melhorar, a potencialidade dessa saída a campo no processo de construção de conhecimento contextualizado e reflexivo. Os resultados demonstraram que a saída a campo se configurou como uma prática pedagógica que possibilitou o exame de questões históricas, políticas, ambientais e socioculturais, a partir do território vivido e de experiências com a realidade e a natureza, revelando campos para adequações, os quais serão avaliados para não comprometerem a eficácia da experiência no caso de novas saídas.
id IFES-1_c4825ce4cf61c808cc333d669a27edcc
oai_identifier_str oai::article/2499
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling O POTENCIAL DOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO DE HUMANIDADES: UMA EXPERIÊNCIA NA REGIÃO DO CAPARAÓ CAPIXABAEspaços de educação não formalEnsino de humanidadesSaída a campoCaparaó capixabaO objetivo deste artigo foi considerar o potencial pedagógico de uma saída a campo, ocorrida no segundo semestre de 2022, em um curso de mestrado profissional em ensino de humanidades em espaços de educação não formal na região do Caparaó Capixaba, Espírito Santo. Trata-se de um estudo qualitativo, que contou com aplicação de um questionário como instrumento de coleta de dados para analisar, por meio das percepções e apontamentos de pontos fortes e pontos a melhorar, a potencialidade dessa saída a campo no processo de construção de conhecimento contextualizado e reflexivo. Os resultados demonstraram que a saída a campo se configurou como uma prática pedagógica que possibilitou o exame de questões históricas, políticas, ambientais e socioculturais, a partir do território vivido e de experiências com a realidade e a natureza, revelando campos para adequações, os quais serão avaliados para não comprometerem a eficácia da experiência no caso de novas saídas.EDIFES2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/249910.36524/saladeaula.v12i2.2499Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 12 n. 2 (2023): Edição Especial do I Congresso Capixaba de História e Filosofia da Ciência na Educação (I COHFIC); 38-532316-729710.36524/saladeaula.v12i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2499/1116Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLino Pinto, SabrineKuster Cid, Eduardo Fausto Cortes de Araujo Junior, AramisHolzmeister Valentim, Carolina2023-12-21T19:25:03Zoai::article/2499Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:56.767824Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O POTENCIAL DOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO DE HUMANIDADES: UMA EXPERIÊNCIA NA REGIÃO DO CAPARAÓ CAPIXABA
title O POTENCIAL DOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO DE HUMANIDADES: UMA EXPERIÊNCIA NA REGIÃO DO CAPARAÓ CAPIXABA
spellingShingle O POTENCIAL DOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO DE HUMANIDADES: UMA EXPERIÊNCIA NA REGIÃO DO CAPARAÓ CAPIXABA
Lino Pinto, Sabrine
Espaços de educação não formal
Ensino de humanidades
Saída a campo
Caparaó capixaba
title_short O POTENCIAL DOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO DE HUMANIDADES: UMA EXPERIÊNCIA NA REGIÃO DO CAPARAÓ CAPIXABA
title_full O POTENCIAL DOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO DE HUMANIDADES: UMA EXPERIÊNCIA NA REGIÃO DO CAPARAÓ CAPIXABA
title_fullStr O POTENCIAL DOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO DE HUMANIDADES: UMA EXPERIÊNCIA NA REGIÃO DO CAPARAÓ CAPIXABA
title_full_unstemmed O POTENCIAL DOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO DE HUMANIDADES: UMA EXPERIÊNCIA NA REGIÃO DO CAPARAÓ CAPIXABA
title_sort O POTENCIAL DOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO DE HUMANIDADES: UMA EXPERIÊNCIA NA REGIÃO DO CAPARAÓ CAPIXABA
author Lino Pinto, Sabrine
author_facet Lino Pinto, Sabrine
Kuster Cid, Eduardo Fausto
Cortes de Araujo Junior, Aramis
Holzmeister Valentim, Carolina
author_role author
author2 Kuster Cid, Eduardo Fausto
Cortes de Araujo Junior, Aramis
Holzmeister Valentim, Carolina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lino Pinto, Sabrine
Kuster Cid, Eduardo Fausto
Cortes de Araujo Junior, Aramis
Holzmeister Valentim, Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Espaços de educação não formal
Ensino de humanidades
Saída a campo
Caparaó capixaba
topic Espaços de educação não formal
Ensino de humanidades
Saída a campo
Caparaó capixaba
description O objetivo deste artigo foi considerar o potencial pedagógico de uma saída a campo, ocorrida no segundo semestre de 2022, em um curso de mestrado profissional em ensino de humanidades em espaços de educação não formal na região do Caparaó Capixaba, Espírito Santo. Trata-se de um estudo qualitativo, que contou com aplicação de um questionário como instrumento de coleta de dados para analisar, por meio das percepções e apontamentos de pontos fortes e pontos a melhorar, a potencialidade dessa saída a campo no processo de construção de conhecimento contextualizado e reflexivo. Os resultados demonstraram que a saída a campo se configurou como uma prática pedagógica que possibilitou o exame de questões históricas, políticas, ambientais e socioculturais, a partir do território vivido e de experiências com a realidade e a natureza, revelando campos para adequações, os quais serão avaliados para não comprometerem a eficácia da experiência no caso de novas saídas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2499
10.36524/saladeaula.v12i2.2499
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2499
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v12i2.2499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2499/1116
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 12 n. 2 (2023): Edição Especial do I Congresso Capixaba de História e Filosofia da Ciência na Educação (I COHFIC); 38-53
2316-7297
10.36524/saladeaula.v12i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027061239808