DEBATENDO OS TEMAS AGROINDUSTRIA E AGROTURISMO POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL NO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/44 |
Resumo: | Uma sequência didática abordando os temas agroindústria e agroturismo, perpassando pelas disciplinas de História, Geografia e Sociologia, foi planejada e aplicada em turmas de 2º e 3º anos de uma escola pública de Ensino Médio, localizada em Viana-ES. A SD foi planejada com base em Demétrio Delizoicov, José Angotti e Martha Pernambuco usando os Três Momentos Pedagógicos: problematização, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. A organização da sequência didática permitiu abordar questões científicas e socioambientais articuladas aos conteúdos programáticos de geografia do Ensino Médio. |
id |
IFES-1_c4ba3ae024e3d3a5d6f3121b07a868e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/44 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
DEBATENDO OS TEMAS AGROINDUSTRIA E AGROTURISMO POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL NO ENSINO MÉDIOSequência didáticaEnsino de geografiaTrês momentos pedagógicosEducação científicaUma sequência didática abordando os temas agroindústria e agroturismo, perpassando pelas disciplinas de História, Geografia e Sociologia, foi planejada e aplicada em turmas de 2º e 3º anos de uma escola pública de Ensino Médio, localizada em Viana-ES. A SD foi planejada com base em Demétrio Delizoicov, José Angotti e Martha Pernambuco usando os Três Momentos Pedagógicos: problematização, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. A organização da sequência didática permitiu abordar questões científicas e socioambientais articuladas aos conteúdos programáticos de geografia do Ensino Médio. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/4410.36524/dect.v3i01.44Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 3 n. 01 (2013): 2013 - 01; 3-142236-215010.36524/dect.v3i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/44/38Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRossi, Elaine CristinaMoscon Oliveira, Eduardo AugustoQuezada Meireles Leite, Sidnei2019-10-17T21:38:52Zoai::article/44Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:59.277854Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DEBATENDO OS TEMAS AGROINDUSTRIA E AGROTURISMO POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL NO ENSINO MÉDIO |
title |
DEBATENDO OS TEMAS AGROINDUSTRIA E AGROTURISMO POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL NO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
DEBATENDO OS TEMAS AGROINDUSTRIA E AGROTURISMO POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL NO ENSINO MÉDIO Rossi, Elaine Cristina Sequência didática Ensino de geografia Três momentos pedagógicos Educação científica |
title_short |
DEBATENDO OS TEMAS AGROINDUSTRIA E AGROTURISMO POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL NO ENSINO MÉDIO |
title_full |
DEBATENDO OS TEMAS AGROINDUSTRIA E AGROTURISMO POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL NO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
DEBATENDO OS TEMAS AGROINDUSTRIA E AGROTURISMO POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL NO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
DEBATENDO OS TEMAS AGROINDUSTRIA E AGROTURISMO POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL NO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
DEBATENDO OS TEMAS AGROINDUSTRIA E AGROTURISMO POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL NO ENSINO MÉDIO |
author |
Rossi, Elaine Cristina |
author_facet |
Rossi, Elaine Cristina Moscon Oliveira, Eduardo Augusto Quezada Meireles Leite, Sidnei |
author_role |
author |
author2 |
Moscon Oliveira, Eduardo Augusto Quezada Meireles Leite, Sidnei |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi, Elaine Cristina Moscon Oliveira, Eduardo Augusto Quezada Meireles Leite, Sidnei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência didática Ensino de geografia Três momentos pedagógicos Educação científica |
topic |
Sequência didática Ensino de geografia Três momentos pedagógicos Educação científica |
description |
Uma sequência didática abordando os temas agroindústria e agroturismo, perpassando pelas disciplinas de História, Geografia e Sociologia, foi planejada e aplicada em turmas de 2º e 3º anos de uma escola pública de Ensino Médio, localizada em Viana-ES. A SD foi planejada com base em Demétrio Delizoicov, José Angotti e Martha Pernambuco usando os Três Momentos Pedagógicos: problematização, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. A organização da sequência didática permitiu abordar questões científicas e socioambientais articuladas aos conteúdos programáticos de geografia do Ensino Médio. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/44 10.36524/dect.v3i01.44 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/44 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v3i01.44 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/44/38 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 3 n. 01 (2013): 2013 - 01; 3-14 2236-2150 10.36524/dect.v3i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027478573056 |