DEBATENDO OS TEMAS AGROINDUSTRIA E AGROTURISMO POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Elaine Cristina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moscon Oliveira, Eduardo Augusto, Quezada Meireles Leite, Sidnei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/44
Resumo: Uma sequência didática abordando os temas agroindústria e agroturismo, perpassando pelas disciplinas de História, Geografia e Sociologia, foi planejada e aplicada em turmas de 2º e 3º anos de uma escola pública de Ensino Médio, localizada em Viana-ES. A SD foi planejada com base em Demétrio Delizoicov, José Angotti e Martha Pernambuco usando os Três Momentos Pedagógicos: problematização, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. A organização da sequência didática permitiu abordar questões científicas e socioambientais articuladas aos conteúdos programáticos de geografia do Ensino Médio. 
id IFES-1_c4ba3ae024e3d3a5d6f3121b07a868e1
oai_identifier_str oai::article/44
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling DEBATENDO OS TEMAS AGROINDUSTRIA E AGROTURISMO POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL NO ENSINO MÉDIOSequência didáticaEnsino de geografiaTrês momentos pedagógicosEducação científicaUma sequência didática abordando os temas agroindústria e agroturismo, perpassando pelas disciplinas de História, Geografia e Sociologia, foi planejada e aplicada em turmas de 2º e 3º anos de uma escola pública de Ensino Médio, localizada em Viana-ES. A SD foi planejada com base em Demétrio Delizoicov, José Angotti e Martha Pernambuco usando os Três Momentos Pedagógicos: problematização, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. A organização da sequência didática permitiu abordar questões científicas e socioambientais articuladas aos conteúdos programáticos de geografia do Ensino Médio. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/4410.36524/dect.v3i01.44Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 3 n. 01 (2013): 2013 - 01; 3-142236-215010.36524/dect.v3i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/44/38Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRossi, Elaine CristinaMoscon Oliveira, Eduardo AugustoQuezada Meireles Leite, Sidnei2019-10-17T21:38:52Zoai::article/44Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:59.277854Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv DEBATENDO OS TEMAS AGROINDUSTRIA E AGROTURISMO POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL NO ENSINO MÉDIO
title DEBATENDO OS TEMAS AGROINDUSTRIA E AGROTURISMO POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle DEBATENDO OS TEMAS AGROINDUSTRIA E AGROTURISMO POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL NO ENSINO MÉDIO
Rossi, Elaine Cristina
Sequência didática
Ensino de geografia
Três momentos pedagógicos
Educação científica
title_short DEBATENDO OS TEMAS AGROINDUSTRIA E AGROTURISMO POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL NO ENSINO MÉDIO
title_full DEBATENDO OS TEMAS AGROINDUSTRIA E AGROTURISMO POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr DEBATENDO OS TEMAS AGROINDUSTRIA E AGROTURISMO POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed DEBATENDO OS TEMAS AGROINDUSTRIA E AGROTURISMO POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL NO ENSINO MÉDIO
title_sort DEBATENDO OS TEMAS AGROINDUSTRIA E AGROTURISMO POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL NO ENSINO MÉDIO
author Rossi, Elaine Cristina
author_facet Rossi, Elaine Cristina
Moscon Oliveira, Eduardo Augusto
Quezada Meireles Leite, Sidnei
author_role author
author2 Moscon Oliveira, Eduardo Augusto
Quezada Meireles Leite, Sidnei
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Elaine Cristina
Moscon Oliveira, Eduardo Augusto
Quezada Meireles Leite, Sidnei
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didática
Ensino de geografia
Três momentos pedagógicos
Educação científica
topic Sequência didática
Ensino de geografia
Três momentos pedagógicos
Educação científica
description Uma sequência didática abordando os temas agroindústria e agroturismo, perpassando pelas disciplinas de História, Geografia e Sociologia, foi planejada e aplicada em turmas de 2º e 3º anos de uma escola pública de Ensino Médio, localizada em Viana-ES. A SD foi planejada com base em Demétrio Delizoicov, José Angotti e Martha Pernambuco usando os Três Momentos Pedagógicos: problematização, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. A organização da sequência didática permitiu abordar questões científicas e socioambientais articuladas aos conteúdos programáticos de geografia do Ensino Médio. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/44
10.36524/dect.v3i01.44
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/44
identifier_str_mv 10.36524/dect.v3i01.44
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/44/38
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 3 n. 01 (2013): 2013 - 01; 3-14
2236-2150
10.36524/dect.v3i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027478573056