A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO DE UM CURSO TÉCNICO DE AGROPECUÁRIA DE UM CAMPUS DE UM INSTITUTO FEDERAL DO BRASIL NA PERMANÊNCIA DOS JOVENS NO CAMPO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Arrevabeni, Monica
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dalmazo Melotti, Letícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/545
Resumo: This qualitative study aimed to verify the possible influences of the curriculum of the Technical Course in Agriculture Integrated to High School of a Federal Institute of the country on the permanence of young people in the field. The justification for the research is focused on the fact that family farming is often undeserved, with the prevalence of the agribusiness approach as the central content in the technical course studied. This focus can contribute to the exodus of students from the rural area, as well as the demotivation to use the knowledge acquired in the course to modify their surroundings in the field. From the data obtained, proposals were made to assist in the change of this reality from curricular changes in order to contribute to professional and technological education to help change the reality of the communities of the field in which those subjects are inserted.
id IFES-1_c736c7e1676a1f4c2ff10b929b7f88db
oai_identifier_str oai::article/545
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO DE UM CURSO TÉCNICO DE AGROPECUÁRIA DE UM CAMPUS DE UM INSTITUTO FEDERAL DO BRASIL NA PERMANÊNCIA DOS JOVENS NO CAMPOCurrículo. Agricultura Familiar. Permanência No Campo.This qualitative study aimed to verify the possible influences of the curriculum of the Technical Course in Agriculture Integrated to High School of a Federal Institute of the country on the permanence of young people in the field. The justification for the research is focused on the fact that family farming is often undeserved, with the prevalence of the agribusiness approach as the central content in the technical course studied. This focus can contribute to the exodus of students from the rural area, as well as the demotivation to use the knowledge acquired in the course to modify their surroundings in the field. From the data obtained, proposals were made to assist in the change of this reality from curricular changes in order to contribute to professional and technological education to help change the reality of the communities of the field in which those subjects are inserted.O presente estudo, de cunho qualitativo, teve como objetivo verificar as possíveis influências do currículo do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio de um Instituto Federal do país na permanência dos jovens no campo. A justificativa para a pesquisa se volta para o fato de que a agricultura familiar é, muitas vezes, desmerecida, havendo prevalência da abordagem do agronegócio como conteúdo central no curso técnico estudado. Esse foco pode contribuir para o êxodo dos alunos da área rural, bem como a desmotivação quanto a utilizarem os conhecimentos adquiridos no curso para modificarem o seu entorno no campo. A partir dos dados obtidos, foram feitas propostas para auxiliar na mudança desta realidade a partir de alterações curriculares a fim de contribuir para que a educação profissional e tecnológica auxilie na mudança da realidade das comunidades do campo nas quais aqueles sujeitos estão inseridos.Instituto Federal do Espírito Santo2020-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/54510.36524/ric.v6i2.545Revista Ifes Ciência ; v. 6 n. 2 (2020): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799 ; 85-1002359-479910.36524/ric.v6i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/545/526Copyright (c) 2020 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta Arrevabeni, MonicaDalmazo Melotti, Letícia2020-10-20T19:02:42Zoai::article/545Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:41.106259Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO DE UM CURSO TÉCNICO DE AGROPECUÁRIA DE UM CAMPUS DE UM INSTITUTO FEDERAL DO BRASIL NA PERMANÊNCIA DOS JOVENS NO CAMPO
title A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO DE UM CURSO TÉCNICO DE AGROPECUÁRIA DE UM CAMPUS DE UM INSTITUTO FEDERAL DO BRASIL NA PERMANÊNCIA DOS JOVENS NO CAMPO
spellingShingle A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO DE UM CURSO TÉCNICO DE AGROPECUÁRIA DE UM CAMPUS DE UM INSTITUTO FEDERAL DO BRASIL NA PERMANÊNCIA DOS JOVENS NO CAMPO
Costa Arrevabeni, Monica
Currículo. Agricultura Familiar. Permanência No Campo.
title_short A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO DE UM CURSO TÉCNICO DE AGROPECUÁRIA DE UM CAMPUS DE UM INSTITUTO FEDERAL DO BRASIL NA PERMANÊNCIA DOS JOVENS NO CAMPO
title_full A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO DE UM CURSO TÉCNICO DE AGROPECUÁRIA DE UM CAMPUS DE UM INSTITUTO FEDERAL DO BRASIL NA PERMANÊNCIA DOS JOVENS NO CAMPO
title_fullStr A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO DE UM CURSO TÉCNICO DE AGROPECUÁRIA DE UM CAMPUS DE UM INSTITUTO FEDERAL DO BRASIL NA PERMANÊNCIA DOS JOVENS NO CAMPO
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO DE UM CURSO TÉCNICO DE AGROPECUÁRIA DE UM CAMPUS DE UM INSTITUTO FEDERAL DO BRASIL NA PERMANÊNCIA DOS JOVENS NO CAMPO
title_sort A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO DE UM CURSO TÉCNICO DE AGROPECUÁRIA DE UM CAMPUS DE UM INSTITUTO FEDERAL DO BRASIL NA PERMANÊNCIA DOS JOVENS NO CAMPO
author Costa Arrevabeni, Monica
author_facet Costa Arrevabeni, Monica
Dalmazo Melotti, Letícia
author_role author
author2 Dalmazo Melotti, Letícia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Arrevabeni, Monica
Dalmazo Melotti, Letícia
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo. Agricultura Familiar. Permanência No Campo.
topic Currículo. Agricultura Familiar. Permanência No Campo.
description This qualitative study aimed to verify the possible influences of the curriculum of the Technical Course in Agriculture Integrated to High School of a Federal Institute of the country on the permanence of young people in the field. The justification for the research is focused on the fact that family farming is often undeserved, with the prevalence of the agribusiness approach as the central content in the technical course studied. This focus can contribute to the exodus of students from the rural area, as well as the demotivation to use the knowledge acquired in the course to modify their surroundings in the field. From the data obtained, proposals were made to assist in the change of this reality from curricular changes in order to contribute to professional and technological education to help change the reality of the communities of the field in which those subjects are inserted.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/545
10.36524/ric.v6i2.545
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/545
identifier_str_mv 10.36524/ric.v6i2.545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/545/526
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Ifes Ciência
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Ifes Ciência
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 6 n. 2 (2020): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799 ; 85-100
2359-4799
10.36524/ric.v6i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948024942067712