METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA EM DISCIPLINAS PROJETUAIS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TÊXTIL E MODA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicentini, Cláudia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira Pires, Beatriz, Avelar, Suzana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/537
Resumo: Nas disciplinas que envolvem o fazer projetual em cursos de graduação tais como: design, engenharia e arquitetura, há uma constante preocupação do aluno em relação às atividades que envolvem criatividade e inovação. Isso se deve em parte à crença originada do senso comum de que há algumas pessoas que são gênios e outras, simplesmente não são e nunca alcançarão um nível de excelência satisfatório. Essa crença generalizada acaba por prejudicar o desempenho de estudantes nas disciplinas em que é necessário que o aluno se coloque como protagonista na construção de seu conhecimento, assumindo riscos e aventurando-se. Mas, além disso, corroboram para este estado de coisas os métodos tradicionais de ensino a que os alunos são submetidos desde a pré-escola até o ensino médio que não os preparam para estes tipos de desafios, uma vez que são formados para receber os conteúdos e não para discuti-los e problematizá-los contextualizando-os na realidade. Porém, o cerne destas profissões é o ato de projetar, está é a finalidade de sua formação. Quer sejam sistemas, produtos, veículos, vestuário ou calçados, se pretende que haja inovação, pois hoje, mais do que nunca é preciso rever conceitos de produção e consumo, face as questões relativas à desigualdade social, sustentabilidade, inclusão, entre outros que são assuntos que requerem novas visões de mundo. Refletindo sobre essa problemática experimentamos na disciplina de Design de Acessórios de Têxtil e Moda da graduação em Têxtil e Moda a utilização da metodologia ativa centrada no Aprendizado Baseado em Projeto.  O resultado mostrou-se muito satisfatório gerando 4 (quatro) patentes de produto desenvolvidos em conjunto com um grupo de alunas do curso.
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