MOSTRA CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA MANEIRA DE SUPERAÇÃO DA NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/54 |
Resumo: | A presente pesquisa qualitativa, do tipo etnografia escolar, teve como objetivo analisar o potencial pedagógico de uma Mostra Cultural realizada em 2011 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marieta Escobar, localizada no município de Vitória, do Estado do Espírito Santo. Na coleta de dados, adotamos uma postura de observação participante e sistemática dos procedimentos, durante a apresentação dos trabalhos e na fase de sua confecção. Vale destacar que a investigação discute o papel social dentro do contexto escolar, não ignorando as múltiplas implicações que tal processo desencadeia. Acreditamos que, a partir da Mostra Cultural, é possível superar o paradigma de que a ciência é para poucos e que o cientista é aquele indivíduo inatingível, cuja formação poucos conseguirão atingir. |
id |
IFES-1_cb32f700c10c71b66268edb27f73b80d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/54 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
MOSTRA CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA MANEIRA DE SUPERAÇÃO DA NEUTRALIDADE DA CIÊNCIAMostra culturalDivulgação científicaEnsino de ciênciasA presente pesquisa qualitativa, do tipo etnografia escolar, teve como objetivo analisar o potencial pedagógico de uma Mostra Cultural realizada em 2011 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marieta Escobar, localizada no município de Vitória, do Estado do Espírito Santo. Na coleta de dados, adotamos uma postura de observação participante e sistemática dos procedimentos, durante a apresentação dos trabalhos e na fase de sua confecção. Vale destacar que a investigação discute o papel social dentro do contexto escolar, não ignorando as múltiplas implicações que tal processo desencadeia. Acreditamos que, a partir da Mostra Cultural, é possível superar o paradigma de que a ciência é para poucos e que o cientista é aquele indivíduo inatingível, cuja formação poucos conseguirão atingir.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/5410.36524/dect.v3i02.54Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 3 n. 02 (2013): 2013 - 02; 3-132236-215010.36524/dect.v3i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/54/48Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSalvalaio Muline, LeonardoGonçalves Gomes, AdrianePires Campos, Carlos Roberto2019-10-17T21:38:34Zoai::article/54Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:59.795675Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MOSTRA CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA MANEIRA DE SUPERAÇÃO DA NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA |
title |
MOSTRA CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA MANEIRA DE SUPERAÇÃO DA NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA |
spellingShingle |
MOSTRA CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA MANEIRA DE SUPERAÇÃO DA NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA Salvalaio Muline, Leonardo Mostra cultural Divulgação científica Ensino de ciências |
title_short |
MOSTRA CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA MANEIRA DE SUPERAÇÃO DA NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA |
title_full |
MOSTRA CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA MANEIRA DE SUPERAÇÃO DA NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA |
title_fullStr |
MOSTRA CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA MANEIRA DE SUPERAÇÃO DA NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
MOSTRA CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA MANEIRA DE SUPERAÇÃO DA NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA |
title_sort |
MOSTRA CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA MANEIRA DE SUPERAÇÃO DA NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA |
author |
Salvalaio Muline, Leonardo |
author_facet |
Salvalaio Muline, Leonardo Gonçalves Gomes, Adriane Pires Campos, Carlos Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves Gomes, Adriane Pires Campos, Carlos Roberto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salvalaio Muline, Leonardo Gonçalves Gomes, Adriane Pires Campos, Carlos Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mostra cultural Divulgação científica Ensino de ciências |
topic |
Mostra cultural Divulgação científica Ensino de ciências |
description |
A presente pesquisa qualitativa, do tipo etnografia escolar, teve como objetivo analisar o potencial pedagógico de uma Mostra Cultural realizada em 2011 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marieta Escobar, localizada no município de Vitória, do Estado do Espírito Santo. Na coleta de dados, adotamos uma postura de observação participante e sistemática dos procedimentos, durante a apresentação dos trabalhos e na fase de sua confecção. Vale destacar que a investigação discute o papel social dentro do contexto escolar, não ignorando as múltiplas implicações que tal processo desencadeia. Acreditamos que, a partir da Mostra Cultural, é possível superar o paradigma de que a ciência é para poucos e que o cientista é aquele indivíduo inatingível, cuja formação poucos conseguirão atingir. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/54 10.36524/dect.v3i02.54 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/54 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v3i02.54 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/54/48 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 3 n. 02 (2013): 2013 - 02; 3-13 2236-2150 10.36524/dect.v3i02 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027494301696 |