MOSTRA CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA MANEIRA DE SUPERAÇÃO DA NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvalaio Muline, Leonardo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gonçalves Gomes, Adriane, Pires Campos, Carlos Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/54
Resumo: A presente pesquisa qualitativa, do tipo etnografia escolar, teve como objetivo analisar o potencial pedagógico de uma Mostra Cultural realizada em 2011 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marieta Escobar, localizada no município de Vitória, do Estado do Espírito Santo. Na coleta de dados, adotamos uma postura de observação participante e sistemática dos procedimentos, durante a apresentação dos trabalhos e na fase de sua confecção. Vale destacar que a investigação discute o papel social dentro do contexto escolar, não ignorando as múltiplas implicações que tal processo desencadeia. Acreditamos que, a partir da Mostra Cultural, é possível superar o paradigma de que a ciência é para poucos e que o cientista é aquele indivíduo inatingível, cuja formação poucos conseguirão atingir.
id IFES-1_cb32f700c10c71b66268edb27f73b80d
oai_identifier_str oai::article/54
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling MOSTRA CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA MANEIRA DE SUPERAÇÃO DA NEUTRALIDADE DA CIÊNCIAMostra culturalDivulgação científicaEnsino de ciênciasA presente pesquisa qualitativa, do tipo etnografia escolar, teve como objetivo analisar o potencial pedagógico de uma Mostra Cultural realizada em 2011 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marieta Escobar, localizada no município de Vitória, do Estado do Espírito Santo. Na coleta de dados, adotamos uma postura de observação participante e sistemática dos procedimentos, durante a apresentação dos trabalhos e na fase de sua confecção. Vale destacar que a investigação discute o papel social dentro do contexto escolar, não ignorando as múltiplas implicações que tal processo desencadeia. Acreditamos que, a partir da Mostra Cultural, é possível superar o paradigma de que a ciência é para poucos e que o cientista é aquele indivíduo inatingível, cuja formação poucos conseguirão atingir.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/5410.36524/dect.v3i02.54Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 3 n. 02 (2013): 2013 - 02; 3-132236-215010.36524/dect.v3i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/54/48Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSalvalaio Muline, LeonardoGonçalves Gomes, AdrianePires Campos, Carlos Roberto2019-10-17T21:38:34Zoai::article/54Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:59.795675Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv MOSTRA CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA MANEIRA DE SUPERAÇÃO DA NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA
title MOSTRA CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA MANEIRA DE SUPERAÇÃO DA NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA
spellingShingle MOSTRA CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA MANEIRA DE SUPERAÇÃO DA NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA
Salvalaio Muline, Leonardo
Mostra cultural
Divulgação científica
Ensino de ciências
title_short MOSTRA CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA MANEIRA DE SUPERAÇÃO DA NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA
title_full MOSTRA CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA MANEIRA DE SUPERAÇÃO DA NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA
title_fullStr MOSTRA CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA MANEIRA DE SUPERAÇÃO DA NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA
title_full_unstemmed MOSTRA CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA MANEIRA DE SUPERAÇÃO DA NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA
title_sort MOSTRA CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA MANEIRA DE SUPERAÇÃO DA NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA
author Salvalaio Muline, Leonardo
author_facet Salvalaio Muline, Leonardo
Gonçalves Gomes, Adriane
Pires Campos, Carlos Roberto
author_role author
author2 Gonçalves Gomes, Adriane
Pires Campos, Carlos Roberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvalaio Muline, Leonardo
Gonçalves Gomes, Adriane
Pires Campos, Carlos Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Mostra cultural
Divulgação científica
Ensino de ciências
topic Mostra cultural
Divulgação científica
Ensino de ciências
description A presente pesquisa qualitativa, do tipo etnografia escolar, teve como objetivo analisar o potencial pedagógico de uma Mostra Cultural realizada em 2011 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marieta Escobar, localizada no município de Vitória, do Estado do Espírito Santo. Na coleta de dados, adotamos uma postura de observação participante e sistemática dos procedimentos, durante a apresentação dos trabalhos e na fase de sua confecção. Vale destacar que a investigação discute o papel social dentro do contexto escolar, não ignorando as múltiplas implicações que tal processo desencadeia. Acreditamos que, a partir da Mostra Cultural, é possível superar o paradigma de que a ciência é para poucos e que o cientista é aquele indivíduo inatingível, cuja formação poucos conseguirão atingir.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/54
10.36524/dect.v3i02.54
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/54
identifier_str_mv 10.36524/dect.v3i02.54
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/54/48
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 3 n. 02 (2013): 2013 - 02; 3-13
2236-2150
10.36524/dect.v3i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027494301696