EDITORIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quezada Meireles Leite, Sidnei
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/203
Resumo: Em 2017, a Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica (DECT) foi reorganizada assumindo 3 artigos regulares por ano. A repaginação do periódico agregou a perspectiva ampla da Educação Científica e Tecnológica, o que antes se concentrava na Educação Básica, passou-se a publicar também artigos com discussões sobre práticas pedagógicas, formação de professores, diversidades e inclusão, educação profissional e estudos sobre tecnologias educacionais, no contexto da educação científica e tecnológica como todo. Vale lembrar que há um bom número de trabalhos realizados em estudos de programas de pós-graduação stricto sensu da área de Ensino e da Educação, no âmbito nacional e internacional. Vale também recordar que o quadriênio 2013 - 2016 da Capes revelou um Qualis nas seguintes áreas: Administração - B4; Ciências Ambientais - B2; Engenharia III - B5; Engenharia IV - B5; Ensino - B1; Interdisciplinar – B2; Linguística e Literatura - B5; Serviço Social - B5; Enfermagem – B5; Educação – B5; Biotecnologia – C; e Química - C. O número 03 de 2017 (Volume 7, Número 03) da Revista Eletrônica DECT reúne estudos da área da Educação, a saber: (a) Ensino de Ciências e Matemática; (b) Ensino de Humanidades; (c) Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica; (d) Tecnologias Educacionais e Recursos Didáticos; (e) Educação Profissional e Tecnológica; e (f) Diversidades e Inclusão Social. O periódico compreende estudos sobre metodologias educacionais, teorias de aprendizagem, formação de professores, uso de espaços de educação não formal, práticas para a sustentabilidade, diversidades e inclusão social no campo da educação científica e do ensino de humanidades. A presença de investigadores das áreas de Ensino e da Educação, e de outras áreas de conhecimento como Engenharia, Ciências Ambientais, Biotecnologia, Linguística e Literatura, Enfermagem, Saúde Coletiva, entre outras, confere ao periódico uma situação peculiar de escoamento do conhecimento científico no âmbito do Ifes, no âmbito do Estado do Espírito Santo, no Brasil, e, sobretudo, nos países ibero-americanos. Agradecemos a colaboração do Comitê Científico e dos Consultores ad hoc que dedicaram um pouco de seu tempo na avaliação dos artigos. Esperamos que os leitores aproveitem o número 03 da Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica de 2017.
id IFES-1_d3958c9ae7f3473ebb1b051714fa65e4
oai_identifier_str oai::article/203
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling EDITORIALEducaçãoEducação científicaEducação tecnológicaEm 2017, a Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica (DECT) foi reorganizada assumindo 3 artigos regulares por ano. A repaginação do periódico agregou a perspectiva ampla da Educação Científica e Tecnológica, o que antes se concentrava na Educação Básica, passou-se a publicar também artigos com discussões sobre práticas pedagógicas, formação de professores, diversidades e inclusão, educação profissional e estudos sobre tecnologias educacionais, no contexto da educação científica e tecnológica como todo. Vale lembrar que há um bom número de trabalhos realizados em estudos de programas de pós-graduação stricto sensu da área de Ensino e da Educação, no âmbito nacional e internacional. Vale também recordar que o quadriênio 2013 - 2016 da Capes revelou um Qualis nas seguintes áreas: Administração - B4; Ciências Ambientais - B2; Engenharia III - B5; Engenharia IV - B5; Ensino - B1; Interdisciplinar – B2; Linguística e Literatura - B5; Serviço Social - B5; Enfermagem – B5; Educação – B5; Biotecnologia – C; e Química - C. O número 03 de 2017 (Volume 7, Número 03) da Revista Eletrônica DECT reúne estudos da área da Educação, a saber: (a) Ensino de Ciências e Matemática; (b) Ensino de Humanidades; (c) Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica; (d) Tecnologias Educacionais e Recursos Didáticos; (e) Educação Profissional e Tecnológica; e (f) Diversidades e Inclusão Social. O periódico compreende estudos sobre metodologias educacionais, teorias de aprendizagem, formação de professores, uso de espaços de educação não formal, práticas para a sustentabilidade, diversidades e inclusão social no campo da educação científica e do ensino de humanidades. A presença de investigadores das áreas de Ensino e da Educação, e de outras áreas de conhecimento como Engenharia, Ciências Ambientais, Biotecnologia, Linguística e Literatura, Enfermagem, Saúde Coletiva, entre outras, confere ao periódico uma situação peculiar de escoamento do conhecimento científico no âmbito do Ifes, no âmbito do Estado do Espírito Santo, no Brasil, e, sobretudo, nos países ibero-americanos. Agradecemos a colaboração do Comitê Científico e dos Consultores ad hoc que dedicaram um pouco de seu tempo na avaliação dos artigos. Esperamos que os leitores aproveitem o número 03 da Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica de 2017.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/20310.36524/dect.v7i03.203Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 03 (2017): 2017 - 03; 1-32236-215010.36524/dect.v7i03reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/203/198Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessQuezada Meireles Leite, Sidnei2019-12-06T13:50:21Zoai::article/203Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:07.336836Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv EDITORIAL
title EDITORIAL
spellingShingle EDITORIAL
Quezada Meireles Leite, Sidnei
Educação
Educação científica
Educação tecnológica
title_short EDITORIAL
title_full EDITORIAL
title_fullStr EDITORIAL
title_full_unstemmed EDITORIAL
title_sort EDITORIAL
author Quezada Meireles Leite, Sidnei
author_facet Quezada Meireles Leite, Sidnei
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quezada Meireles Leite, Sidnei
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica
Educação tecnológica
topic Educação
Educação científica
Educação tecnológica
description Em 2017, a Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica (DECT) foi reorganizada assumindo 3 artigos regulares por ano. A repaginação do periódico agregou a perspectiva ampla da Educação Científica e Tecnológica, o que antes se concentrava na Educação Básica, passou-se a publicar também artigos com discussões sobre práticas pedagógicas, formação de professores, diversidades e inclusão, educação profissional e estudos sobre tecnologias educacionais, no contexto da educação científica e tecnológica como todo. Vale lembrar que há um bom número de trabalhos realizados em estudos de programas de pós-graduação stricto sensu da área de Ensino e da Educação, no âmbito nacional e internacional. Vale também recordar que o quadriênio 2013 - 2016 da Capes revelou um Qualis nas seguintes áreas: Administração - B4; Ciências Ambientais - B2; Engenharia III - B5; Engenharia IV - B5; Ensino - B1; Interdisciplinar – B2; Linguística e Literatura - B5; Serviço Social - B5; Enfermagem – B5; Educação – B5; Biotecnologia – C; e Química - C. O número 03 de 2017 (Volume 7, Número 03) da Revista Eletrônica DECT reúne estudos da área da Educação, a saber: (a) Ensino de Ciências e Matemática; (b) Ensino de Humanidades; (c) Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica; (d) Tecnologias Educacionais e Recursos Didáticos; (e) Educação Profissional e Tecnológica; e (f) Diversidades e Inclusão Social. O periódico compreende estudos sobre metodologias educacionais, teorias de aprendizagem, formação de professores, uso de espaços de educação não formal, práticas para a sustentabilidade, diversidades e inclusão social no campo da educação científica e do ensino de humanidades. A presença de investigadores das áreas de Ensino e da Educação, e de outras áreas de conhecimento como Engenharia, Ciências Ambientais, Biotecnologia, Linguística e Literatura, Enfermagem, Saúde Coletiva, entre outras, confere ao periódico uma situação peculiar de escoamento do conhecimento científico no âmbito do Ifes, no âmbito do Estado do Espírito Santo, no Brasil, e, sobretudo, nos países ibero-americanos. Agradecemos a colaboração do Comitê Científico e dos Consultores ad hoc que dedicaram um pouco de seu tempo na avaliação dos artigos. Esperamos que os leitores aproveitem o número 03 da Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica de 2017.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/203
10.36524/dect.v7i03.203
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/203
identifier_str_mv 10.36524/dect.v7i03.203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/203/198
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 03 (2017): 2017 - 03; 1-3
2236-2150
10.36524/dect.v7i03
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028215721984