DISCURSO COLETIVO EM UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Paniago, Maria Cristina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Godoi e Silva, Katia Alexandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/119
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o discurso coletivo dos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED) sobre a sua participação e implicações. Para atingir tal objetivo utilizamos uma abordagem metodológica quantitativa e qualitativa. Para a análise qualitativa utilizamos a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A fundamentação teórica que pauta este estudo provém da tessitura dos conceitos de participação e participação periférica legítima. De modo geral, os resultados apontam para a falta de tempo desses integrantes em relação à participação no grupo, além de mostrar a importância de aprofundar e vislumbrar outros estudos sobre a participação desses integrantes do grupo de pesquisa e estudo.
id IFES-1_e067d0e5754699622bab2b8b60d9f41e
oai_identifier_str oai::article/119
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling DISCURSO COLETIVO EM UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕESGrupo de pesquisaDiscurso do sujeito coletivoParticipação periférica legítimaEste trabalho tem por objetivo analisar o discurso coletivo dos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED) sobre a sua participação e implicações. Para atingir tal objetivo utilizamos uma abordagem metodológica quantitativa e qualitativa. Para a análise qualitativa utilizamos a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A fundamentação teórica que pauta este estudo provém da tessitura dos conceitos de participação e participação periférica legítima. De modo geral, os resultados apontam para a falta de tempo desses integrantes em relação à participação no grupo, além de mostrar a importância de aprofundar e vislumbrar outros estudos sobre a participação desses integrantes do grupo de pesquisa e estudo.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/11910.36524/dect.v5i03.119Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 03 (2015): 2015 - Extra; 3-252236-215010.36524/dect.v5i03reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/119/116Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima Paniago, Maria Cristinade Godoi e Silva, Katia Alexandra2019-12-06T16:37:53Zoai::article/119Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:03.235770Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv DISCURSO COLETIVO EM UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES
title DISCURSO COLETIVO EM UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES
spellingShingle DISCURSO COLETIVO EM UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES
Lima Paniago, Maria Cristina
Grupo de pesquisa
Discurso do sujeito coletivo
Participação periférica legítima
title_short DISCURSO COLETIVO EM UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES
title_full DISCURSO COLETIVO EM UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES
title_fullStr DISCURSO COLETIVO EM UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES
title_full_unstemmed DISCURSO COLETIVO EM UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES
title_sort DISCURSO COLETIVO EM UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES
author Lima Paniago, Maria Cristina
author_facet Lima Paniago, Maria Cristina
de Godoi e Silva, Katia Alexandra
author_role author
author2 de Godoi e Silva, Katia Alexandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Paniago, Maria Cristina
de Godoi e Silva, Katia Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Grupo de pesquisa
Discurso do sujeito coletivo
Participação periférica legítima
topic Grupo de pesquisa
Discurso do sujeito coletivo
Participação periférica legítima
description Este trabalho tem por objetivo analisar o discurso coletivo dos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED) sobre a sua participação e implicações. Para atingir tal objetivo utilizamos uma abordagem metodológica quantitativa e qualitativa. Para a análise qualitativa utilizamos a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A fundamentação teórica que pauta este estudo provém da tessitura dos conceitos de participação e participação periférica legítima. De modo geral, os resultados apontam para a falta de tempo desses integrantes em relação à participação no grupo, além de mostrar a importância de aprofundar e vislumbrar outros estudos sobre a participação desses integrantes do grupo de pesquisa e estudo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/119
10.36524/dect.v5i03.119
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/119
identifier_str_mv 10.36524/dect.v5i03.119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/119/116
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 03 (2015): 2015 - Extra; 3-25
2236-2150
10.36524/dect.v5i03
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027592867840