RELATOS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: AS COLETÂNEAS DE TEXTO E O TRABALHO COM LEITURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidon, Luciano Novaes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rocha, Isadora Cássia Lúcio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/410
Resumo: O ensino de texto nas escolas brasileiras nos últimos anos, sobretudo no Ensino Médio, tem se pautado nos pressupostos da Prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. A principal motivação para esse movimento se encontra no fato do exame funcionar como forma de entrada para grande parte das universidades no Brasil, influenciando, assim, nas concepções de texto que predominam no discurso de professores e alunos, bem como na elaboração de materiais didáticos. Com isso, houve um recrudescimento em torno de um único gênero discursivo, o dissertativo-argumentativo, o que faz com que nas escolas, e principalmente, nos “cursinhos” seja reforçada a prática mecânica de redação, em que há o incentivo para a memorização de fórmulas e “receitas” para se obter um texto “Nota Mil”. Por outro lado, textos de diversas esferas discursivas são apresentados aos candidatos na Prova de Redação, o que constitui a chamada Coletânea de Textos, que apresenta o tema e busca fomentar o diálogo entre as diversas vozes que predominam na sociedade. No entanto, diante das práticas adotadas nas aulas de redação, o trabalho com a leitura dessas coletâneas, incentivando uma prática de leitura dialógica e interativa, parece ficar comprometido. Para analisar essa questão, entrevistamos três professores de redação que atuam em turmas finalistas do Ensino Médio. O corpus foi analisado indiciariamente, conforme Carlo Ginzburg (1986), e dialogicamente, de acordo com os pressupostos acerca da linguagem do Círculo de Bakhtin.
id IFES-1_e54eb5d7dcf99c9df40c9020b87e9091
oai_identifier_str oai::article/410
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling RELATOS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: AS COLETÂNEAS DE TEXTO E O TRABALHO COM LEITURA LeituraColetânea de TextosFormação de ProfessoresO ensino de texto nas escolas brasileiras nos últimos anos, sobretudo no Ensino Médio, tem se pautado nos pressupostos da Prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. A principal motivação para esse movimento se encontra no fato do exame funcionar como forma de entrada para grande parte das universidades no Brasil, influenciando, assim, nas concepções de texto que predominam no discurso de professores e alunos, bem como na elaboração de materiais didáticos. Com isso, houve um recrudescimento em torno de um único gênero discursivo, o dissertativo-argumentativo, o que faz com que nas escolas, e principalmente, nos “cursinhos” seja reforçada a prática mecânica de redação, em que há o incentivo para a memorização de fórmulas e “receitas” para se obter um texto “Nota Mil”. Por outro lado, textos de diversas esferas discursivas são apresentados aos candidatos na Prova de Redação, o que constitui a chamada Coletânea de Textos, que apresenta o tema e busca fomentar o diálogo entre as diversas vozes que predominam na sociedade. No entanto, diante das práticas adotadas nas aulas de redação, o trabalho com a leitura dessas coletâneas, incentivando uma prática de leitura dialógica e interativa, parece ficar comprometido. Para analisar essa questão, entrevistamos três professores de redação que atuam em turmas finalistas do Ensino Médio. O corpus foi analisado indiciariamente, conforme Carlo Ginzburg (1986), e dialogicamente, de acordo com os pressupostos acerca da linguagem do Círculo de Bakhtin.Instituto Federal do Espírito Santo2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/410Revista Ifes Ciência ; v. 1 n. 1 (2019): Edição Especial de Letras; 16-272359-479910.36524/ric.v1i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/410/363Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessVidon, Luciano NovaesRocha, Isadora Cássia Lúcio da2020-07-08T17:26:46Zoai::article/410Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:39.026792Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv RELATOS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: AS COLETÂNEAS DE TEXTO E O TRABALHO COM LEITURA
title RELATOS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: AS COLETÂNEAS DE TEXTO E O TRABALHO COM LEITURA
spellingShingle RELATOS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: AS COLETÂNEAS DE TEXTO E O TRABALHO COM LEITURA
Vidon, Luciano Novaes
Leitura
Coletânea de Textos
Formação de Professores
title_short RELATOS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: AS COLETÂNEAS DE TEXTO E O TRABALHO COM LEITURA
title_full RELATOS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: AS COLETÂNEAS DE TEXTO E O TRABALHO COM LEITURA
title_fullStr RELATOS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: AS COLETÂNEAS DE TEXTO E O TRABALHO COM LEITURA
title_full_unstemmed RELATOS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: AS COLETÂNEAS DE TEXTO E O TRABALHO COM LEITURA
title_sort RELATOS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: AS COLETÂNEAS DE TEXTO E O TRABALHO COM LEITURA
author Vidon, Luciano Novaes
author_facet Vidon, Luciano Novaes
Rocha, Isadora Cássia Lúcio da
author_role author
author2 Rocha, Isadora Cássia Lúcio da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidon, Luciano Novaes
Rocha, Isadora Cássia Lúcio da
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Coletânea de Textos
Formação de Professores
topic Leitura
Coletânea de Textos
Formação de Professores
description O ensino de texto nas escolas brasileiras nos últimos anos, sobretudo no Ensino Médio, tem se pautado nos pressupostos da Prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. A principal motivação para esse movimento se encontra no fato do exame funcionar como forma de entrada para grande parte das universidades no Brasil, influenciando, assim, nas concepções de texto que predominam no discurso de professores e alunos, bem como na elaboração de materiais didáticos. Com isso, houve um recrudescimento em torno de um único gênero discursivo, o dissertativo-argumentativo, o que faz com que nas escolas, e principalmente, nos “cursinhos” seja reforçada a prática mecânica de redação, em que há o incentivo para a memorização de fórmulas e “receitas” para se obter um texto “Nota Mil”. Por outro lado, textos de diversas esferas discursivas são apresentados aos candidatos na Prova de Redação, o que constitui a chamada Coletânea de Textos, que apresenta o tema e busca fomentar o diálogo entre as diversas vozes que predominam na sociedade. No entanto, diante das práticas adotadas nas aulas de redação, o trabalho com a leitura dessas coletâneas, incentivando uma prática de leitura dialógica e interativa, parece ficar comprometido. Para analisar essa questão, entrevistamos três professores de redação que atuam em turmas finalistas do Ensino Médio. O corpus foi analisado indiciariamente, conforme Carlo Ginzburg (1986), e dialogicamente, de acordo com os pressupostos acerca da linguagem do Círculo de Bakhtin.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/410
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/410/363
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 1 n. 1 (2019): Edição Especial de Letras; 16-27
2359-4799
10.36524/ric.v1i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948024872861696