REFLEXÕES ACERCA DA PRÁXIS DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: José de Resende Ferreira, Maria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: dos Santos Prado Moura, Bruno, Rezende, Aldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/371
Resumo: O artigo explicita os desafios da práxis docente evidenciadano Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica de Nível Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Vitória. Contextualiza o momento atual marcado pela imposição da contrarreformado ensino médio, materializada na Lei nº 13.415 de 16/02/2017 epor meio da apropriação dos aportes da pesquisa documental (HELDER, 2006), explora, pontualmente, as experiências do Proeja, em específico, do Curso Técnico em Guia de Turismo Integrado ao Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos.Além da pesquisa bibliográfica e virtual, foram utilizados relatórios de atividades desenvolvidas junto aos estudantes do Proeja e que serviram de instrumentos para as análises e referências para a devida compreensão acerca da práxis docente. São experiências articuladas no campo do ensino, pesquisa e extensão que estreitam as relações comunidade, mundo do trabalho, práticas políticas e culturais. Essas dimensões interligadas,indicam a perspectiva da consolidação da relação indissociável escola-sociedade, promovem o protagonismo estudantil e ressignificam o movimento de resistência e de compromisso histórico com a luta pelo ensino público e de qualidade para aqueles que vivem do trabalho.
id IFES-1_e715c081bc67ae5b2f09076737101571
oai_identifier_str oai::article/371
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling REFLEXÕES ACERCA DA PRÁXIS DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSPráxisProejaResistênciaO artigo explicita os desafios da práxis docente evidenciadano Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica de Nível Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Vitória. Contextualiza o momento atual marcado pela imposição da contrarreformado ensino médio, materializada na Lei nº 13.415 de 16/02/2017 epor meio da apropriação dos aportes da pesquisa documental (HELDER, 2006), explora, pontualmente, as experiências do Proeja, em específico, do Curso Técnico em Guia de Turismo Integrado ao Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos.Além da pesquisa bibliográfica e virtual, foram utilizados relatórios de atividades desenvolvidas junto aos estudantes do Proeja e que serviram de instrumentos para as análises e referências para a devida compreensão acerca da práxis docente. São experiências articuladas no campo do ensino, pesquisa e extensão que estreitam as relações comunidade, mundo do trabalho, práticas políticas e culturais. Essas dimensões interligadas,indicam a perspectiva da consolidação da relação indissociável escola-sociedade, promovem o protagonismo estudantil e ressignificam o movimento de resistência e de compromisso histórico com a luta pelo ensino público e de qualidade para aqueles que vivem do trabalho.EDIFES2018-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/37110.36524/profept.v2i1.371Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 1 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 84-1052594-482710.36524/profept.v2i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/371/332Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessJosé de Resende Ferreira, Maria dos Santos Prado Moura, Bruno Rezende, Aldo 2019-12-12T14:05:24Zoai::article/371Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:13.873692Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES ACERCA DA PRÁXIS DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title REFLEXÕES ACERCA DA PRÁXIS DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
spellingShingle REFLEXÕES ACERCA DA PRÁXIS DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
José de Resende Ferreira, Maria
Práxis
Proeja
Resistência
title_short REFLEXÕES ACERCA DA PRÁXIS DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full REFLEXÕES ACERCA DA PRÁXIS DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_fullStr REFLEXÕES ACERCA DA PRÁXIS DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full_unstemmed REFLEXÕES ACERCA DA PRÁXIS DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_sort REFLEXÕES ACERCA DA PRÁXIS DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
author José de Resende Ferreira, Maria
author_facet José de Resende Ferreira, Maria
dos Santos Prado Moura, Bruno
Rezende, Aldo
author_role author
author2 dos Santos Prado Moura, Bruno
Rezende, Aldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv José de Resende Ferreira, Maria
dos Santos Prado Moura, Bruno
Rezende, Aldo
dc.subject.por.fl_str_mv Práxis
Proeja
Resistência
topic Práxis
Proeja
Resistência
description O artigo explicita os desafios da práxis docente evidenciadano Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica de Nível Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Vitória. Contextualiza o momento atual marcado pela imposição da contrarreformado ensino médio, materializada na Lei nº 13.415 de 16/02/2017 epor meio da apropriação dos aportes da pesquisa documental (HELDER, 2006), explora, pontualmente, as experiências do Proeja, em específico, do Curso Técnico em Guia de Turismo Integrado ao Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos.Além da pesquisa bibliográfica e virtual, foram utilizados relatórios de atividades desenvolvidas junto aos estudantes do Proeja e que serviram de instrumentos para as análises e referências para a devida compreensão acerca da práxis docente. São experiências articuladas no campo do ensino, pesquisa e extensão que estreitam as relações comunidade, mundo do trabalho, práticas políticas e culturais. Essas dimensões interligadas,indicam a perspectiva da consolidação da relação indissociável escola-sociedade, promovem o protagonismo estudantil e ressignificam o movimento de resistência e de compromisso histórico com a luta pelo ensino público e de qualidade para aqueles que vivem do trabalho.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/371
10.36524/profept.v2i1.371
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/371
identifier_str_mv 10.36524/profept.v2i1.371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/371/332
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 1 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 84-105
2594-4827
10.36524/profept.v2i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029336649728