REFLEXÕES ACERCA DA PRÁXIS DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/371 |
Resumo: | O artigo explicita os desafios da práxis docente evidenciadano Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica de Nível Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Vitória. Contextualiza o momento atual marcado pela imposição da contrarreformado ensino médio, materializada na Lei nº 13.415 de 16/02/2017 epor meio da apropriação dos aportes da pesquisa documental (HELDER, 2006), explora, pontualmente, as experiências do Proeja, em específico, do Curso Técnico em Guia de Turismo Integrado ao Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos.Além da pesquisa bibliográfica e virtual, foram utilizados relatórios de atividades desenvolvidas junto aos estudantes do Proeja e que serviram de instrumentos para as análises e referências para a devida compreensão acerca da práxis docente. São experiências articuladas no campo do ensino, pesquisa e extensão que estreitam as relações comunidade, mundo do trabalho, práticas políticas e culturais. Essas dimensões interligadas,indicam a perspectiva da consolidação da relação indissociável escola-sociedade, promovem o protagonismo estudantil e ressignificam o movimento de resistência e de compromisso histórico com a luta pelo ensino público e de qualidade para aqueles que vivem do trabalho. |
id |
IFES-1_e715c081bc67ae5b2f09076737101571 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/371 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES ACERCA DA PRÁXIS DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSPráxisProejaResistênciaO artigo explicita os desafios da práxis docente evidenciadano Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica de Nível Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Vitória. Contextualiza o momento atual marcado pela imposição da contrarreformado ensino médio, materializada na Lei nº 13.415 de 16/02/2017 epor meio da apropriação dos aportes da pesquisa documental (HELDER, 2006), explora, pontualmente, as experiências do Proeja, em específico, do Curso Técnico em Guia de Turismo Integrado ao Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos.Além da pesquisa bibliográfica e virtual, foram utilizados relatórios de atividades desenvolvidas junto aos estudantes do Proeja e que serviram de instrumentos para as análises e referências para a devida compreensão acerca da práxis docente. São experiências articuladas no campo do ensino, pesquisa e extensão que estreitam as relações comunidade, mundo do trabalho, práticas políticas e culturais. Essas dimensões interligadas,indicam a perspectiva da consolidação da relação indissociável escola-sociedade, promovem o protagonismo estudantil e ressignificam o movimento de resistência e de compromisso histórico com a luta pelo ensino público e de qualidade para aqueles que vivem do trabalho.EDIFES2018-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/37110.36524/profept.v2i1.371Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 1 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 84-1052594-482710.36524/profept.v2i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/371/332Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessJosé de Resende Ferreira, Maria dos Santos Prado Moura, Bruno Rezende, Aldo 2019-12-12T14:05:24Zoai::article/371Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:13.873692Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES ACERCA DA PRÁXIS DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title |
REFLEXÕES ACERCA DA PRÁXIS DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
spellingShingle |
REFLEXÕES ACERCA DA PRÁXIS DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS José de Resende Ferreira, Maria Práxis Proeja Resistência |
title_short |
REFLEXÕES ACERCA DA PRÁXIS DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_full |
REFLEXÕES ACERCA DA PRÁXIS DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_fullStr |
REFLEXÕES ACERCA DA PRÁXIS DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES ACERCA DA PRÁXIS DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_sort |
REFLEXÕES ACERCA DA PRÁXIS DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
author |
José de Resende Ferreira, Maria |
author_facet |
José de Resende Ferreira, Maria dos Santos Prado Moura, Bruno Rezende, Aldo |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos Prado Moura, Bruno Rezende, Aldo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
José de Resende Ferreira, Maria dos Santos Prado Moura, Bruno Rezende, Aldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práxis Proeja Resistência |
topic |
Práxis Proeja Resistência |
description |
O artigo explicita os desafios da práxis docente evidenciadano Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica de Nível Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Vitória. Contextualiza o momento atual marcado pela imposição da contrarreformado ensino médio, materializada na Lei nº 13.415 de 16/02/2017 epor meio da apropriação dos aportes da pesquisa documental (HELDER, 2006), explora, pontualmente, as experiências do Proeja, em específico, do Curso Técnico em Guia de Turismo Integrado ao Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos.Além da pesquisa bibliográfica e virtual, foram utilizados relatórios de atividades desenvolvidas junto aos estudantes do Proeja e que serviram de instrumentos para as análises e referências para a devida compreensão acerca da práxis docente. São experiências articuladas no campo do ensino, pesquisa e extensão que estreitam as relações comunidade, mundo do trabalho, práticas políticas e culturais. Essas dimensões interligadas,indicam a perspectiva da consolidação da relação indissociável escola-sociedade, promovem o protagonismo estudantil e ressignificam o movimento de resistência e de compromisso histórico com a luta pelo ensino público e de qualidade para aqueles que vivem do trabalho. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/371 10.36524/profept.v2i1.371 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/371 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v2i1.371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/371/332 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 1 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 84-105 2594-4827 10.36524/profept.v2i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029336649728 |