COMPUTATIONAL THINKING: THE CONSTRUCTION OF THE PAC-MAN GAME IN SCRATCH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha, Luan
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pereira do Prado, Suzana, Teresinha de Almeida, Noeli, Maria de Souza, Suely, Carrazedo Dantas, Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2455
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar uma construção do jogo Pac-Man no Scratch com base nos pilares do Pensamento Computacional. O Scratch é uma plataforma que utiliza uma linguagem de programação simplificada baseada em blocos que se encaixam, formando algoritmos. Com ele, é possível criar histórias, jogos e animações com scripts que se conectam. O Scratch pode propiciar diversas maneiras de raciocínio lógico, tomada de decisões, descoberta e correções dos erros, aprendendo a elaborar hipóteses para buscar resoluções e chegar ao resultado. Como aporte teórico, este trabalho baseia-se na definição de Pensamento Computacional elaborada pelo grupo de pesquisa Autômato. A motivação deste estudo surgiu a partir de um curso oferecido para professores pelo Núcleo Regional de Educação de Apucarana - PR, e a construção do jogo analisado foi proposta em um dos cinco módulos do curso. Dentre os processos do Pensamento Computacional, destaca-se a depuração. Esse processo se fez presente entre uma ação e outra durante toda a construção do jogo, nos momentos em que foram realizados testes para verificação de seu funcionamento. Nesse processo, foram percebidos equívocos e repensada a programação do jogo.
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spelling COMPUTATIONAL THINKING: THE CONSTRUCTION OF THE PAC-MAN GAME IN SCRATCHPENSAMENTO COMPUTACIONAL: A CONSTRUÇÃO DO JOGO PAC-MAN NO SCRATCHEducação MatemáticaLinguagem de programaçãoAutômatoMathematics EducationProgramming languageAutômatoEste trabalho tem por objetivo analisar uma construção do jogo Pac-Man no Scratch com base nos pilares do Pensamento Computacional. O Scratch é uma plataforma que utiliza uma linguagem de programação simplificada baseada em blocos que se encaixam, formando algoritmos. Com ele, é possível criar histórias, jogos e animações com scripts que se conectam. O Scratch pode propiciar diversas maneiras de raciocínio lógico, tomada de decisões, descoberta e correções dos erros, aprendendo a elaborar hipóteses para buscar resoluções e chegar ao resultado. Como aporte teórico, este trabalho baseia-se na definição de Pensamento Computacional elaborada pelo grupo de pesquisa Autômato. A motivação deste estudo surgiu a partir de um curso oferecido para professores pelo Núcleo Regional de Educação de Apucarana - PR, e a construção do jogo analisado foi proposta em um dos cinco módulos do curso. Dentre os processos do Pensamento Computacional, destaca-se a depuração. Esse processo se fez presente entre uma ação e outra durante toda a construção do jogo, nos momentos em que foram realizados testes para verificação de seu funcionamento. Nesse processo, foram percebidos equívocos e repensada a programação do jogo.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2023-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2455Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 13 n. 1 (2023): Debates na educação contemporânea2236-215010.36524/dect.v13i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2455/1106Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPadilha, LuanPereira do Prado, SuzanaTeresinha de Almeida, NoeliMaria de Souza, SuelyCarrazedo Dantas, Sérgio2023-12-16T12:07:17Zoai::article/2455Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:13.048678Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
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