A OFICINA DE COMPOSTAGEM COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2169 |
Resumo: | O presente artigo consiste em um relato de experiência a respeito da realização de uma oficina de compostagem com estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação - UFS durante os meses de março e abril de 2023. Essa oficina teve como objetivo construir composteiras feitas de garrafas plásticas pelos discentes para serem utilizadas, posteriormente, na horta do colégio, contribuindo, assim, para a construção de práticas ambientais sustentáveis, tendo em vista o crescente aumento dos impactos causados pela ação humana ao meio ambiente. Os estudantes mostraram-se bastante interessados na realização da dinâmica e, ao final do projeto, conseguiram assimilar informações e aprendizados que servirão para o desenvolvimento de valores sociais importantes para o mundo atual. |
id |
IFES-1_e82d351e436e90a77490181d504126c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/2169 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
A OFICINA DE COMPOSTAGEM COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTECompostagemEnsinoMeio ambienteSustentabilidadeO presente artigo consiste em um relato de experiência a respeito da realização de uma oficina de compostagem com estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação - UFS durante os meses de março e abril de 2023. Essa oficina teve como objetivo construir composteiras feitas de garrafas plásticas pelos discentes para serem utilizadas, posteriormente, na horta do colégio, contribuindo, assim, para a construção de práticas ambientais sustentáveis, tendo em vista o crescente aumento dos impactos causados pela ação humana ao meio ambiente. Os estudantes mostraram-se bastante interessados na realização da dinâmica e, ao final do projeto, conseguiram assimilar informações e aprendizados que servirão para o desenvolvimento de valores sociais importantes para o mundo atual.EDIFES2024-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/216910.36524/xjvbaj65Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 13 n. 1 (2024): Práticas Pedagógicas Inovadoras e Inclusivas; 44-552316-729710.36524/saladeaula.v13i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2169/1179Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos Silva, João GabrielNascimento de Oliveira, Emilly VictóriaRamos Donato, Christiane2024-05-08T13:14:17Zoai::article/2169Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-05-08T13:14:17Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A OFICINA DE COMPOSTAGEM COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE |
title |
A OFICINA DE COMPOSTAGEM COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE |
spellingShingle |
A OFICINA DE COMPOSTAGEM COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE Santos Silva, João Gabriel Compostagem Ensino Meio ambiente Sustentabilidade |
title_short |
A OFICINA DE COMPOSTAGEM COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE |
title_full |
A OFICINA DE COMPOSTAGEM COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE |
title_fullStr |
A OFICINA DE COMPOSTAGEM COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE |
title_full_unstemmed |
A OFICINA DE COMPOSTAGEM COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE |
title_sort |
A OFICINA DE COMPOSTAGEM COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE |
author |
Santos Silva, João Gabriel |
author_facet |
Santos Silva, João Gabriel Nascimento de Oliveira, Emilly Victória Ramos Donato, Christiane |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento de Oliveira, Emilly Victória Ramos Donato, Christiane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Silva, João Gabriel Nascimento de Oliveira, Emilly Victória Ramos Donato, Christiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compostagem Ensino Meio ambiente Sustentabilidade |
topic |
Compostagem Ensino Meio ambiente Sustentabilidade |
description |
O presente artigo consiste em um relato de experiência a respeito da realização de uma oficina de compostagem com estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação - UFS durante os meses de março e abril de 2023. Essa oficina teve como objetivo construir composteiras feitas de garrafas plásticas pelos discentes para serem utilizadas, posteriormente, na horta do colégio, contribuindo, assim, para a construção de práticas ambientais sustentáveis, tendo em vista o crescente aumento dos impactos causados pela ação humana ao meio ambiente. Os estudantes mostraram-se bastante interessados na realização da dinâmica e, ao final do projeto, conseguiram assimilar informações e aprendizados que servirão para o desenvolvimento de valores sociais importantes para o mundo atual. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2169 10.36524/xjvbaj65 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2169 |
identifier_str_mv |
10.36524/xjvbaj65 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2169/1179 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 13 n. 1 (2024): Práticas Pedagógicas Inovadoras e Inclusivas; 44-55 2316-7297 10.36524/saladeaula.v13i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948024316067840 |