AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SEUS IMPACTOS NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DO IFES – CAMPUS COLATINA: OLHARES DE ONTEM E DE HOJE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1059 |
Resumo: | A contemporaneidade é marcada por profundas transformações que impactam o ser e o fazer dos indivíduos. Diante desse contexto, este trabalho busca investigar as percepções dos professores sobre as reformas da educação profissional por que passou o Ifes – Campus Colatina. O problema de pesquisa surge da necessidade de identificar o impacto dessas mudanças para os professores no seu cotidiano de trabalho e de que forma essa questão produziu seus pensamentos e suas práticas. Como metodologia adotou-se a abordagem qualitativa, na qual foram analisadas as narrativas dos professores através das quais relatam suas experiências. Os resultados apontam que o pensamento hegemônico atravessa os discursos e as práticas dos professores ao mesmo tempo em que des(constroem) a realidade por meio de incessantes lutas. |
id |
IFES-1_ec86972c77cdcde83323c6ab3c5878a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1059 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SEUS IMPACTOS NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DO IFES – CAMPUS COLATINA: OLHARES DE ONTEM E DE HOJEEducaçãoReforma do ensinoProfessoresGlobalizaçãoA contemporaneidade é marcada por profundas transformações que impactam o ser e o fazer dos indivíduos. Diante desse contexto, este trabalho busca investigar as percepções dos professores sobre as reformas da educação profissional por que passou o Ifes – Campus Colatina. O problema de pesquisa surge da necessidade de identificar o impacto dessas mudanças para os professores no seu cotidiano de trabalho e de que forma essa questão produziu seus pensamentos e suas práticas. Como metodologia adotou-se a abordagem qualitativa, na qual foram analisadas as narrativas dos professores através das quais relatam suas experiências. Os resultados apontam que o pensamento hegemônico atravessa os discursos e as práticas dos professores ao mesmo tempo em que des(constroem) a realidade por meio de incessantes lutas.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/105910.36524/dect.v8i01.1059Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 01 (2018): 2018 - 012236-215010.36524/dect.v8i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1059/653Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbani, Míriam2021-02-12T14:13:57Zoai::article/1059Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:08.389660Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SEUS IMPACTOS NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DO IFES – CAMPUS COLATINA: OLHARES DE ONTEM E DE HOJE |
title |
AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SEUS IMPACTOS NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DO IFES – CAMPUS COLATINA: OLHARES DE ONTEM E DE HOJE |
spellingShingle |
AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SEUS IMPACTOS NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DO IFES – CAMPUS COLATINA: OLHARES DE ONTEM E DE HOJE Albani, Míriam Educação Reforma do ensino Professores Globalização |
title_short |
AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SEUS IMPACTOS NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DO IFES – CAMPUS COLATINA: OLHARES DE ONTEM E DE HOJE |
title_full |
AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SEUS IMPACTOS NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DO IFES – CAMPUS COLATINA: OLHARES DE ONTEM E DE HOJE |
title_fullStr |
AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SEUS IMPACTOS NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DO IFES – CAMPUS COLATINA: OLHARES DE ONTEM E DE HOJE |
title_full_unstemmed |
AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SEUS IMPACTOS NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DO IFES – CAMPUS COLATINA: OLHARES DE ONTEM E DE HOJE |
title_sort |
AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SEUS IMPACTOS NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DO IFES – CAMPUS COLATINA: OLHARES DE ONTEM E DE HOJE |
author |
Albani, Míriam |
author_facet |
Albani, Míriam |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albani, Míriam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Reforma do ensino Professores Globalização |
topic |
Educação Reforma do ensino Professores Globalização |
description |
A contemporaneidade é marcada por profundas transformações que impactam o ser e o fazer dos indivíduos. Diante desse contexto, este trabalho busca investigar as percepções dos professores sobre as reformas da educação profissional por que passou o Ifes – Campus Colatina. O problema de pesquisa surge da necessidade de identificar o impacto dessas mudanças para os professores no seu cotidiano de trabalho e de que forma essa questão produziu seus pensamentos e suas práticas. Como metodologia adotou-se a abordagem qualitativa, na qual foram analisadas as narrativas dos professores através das quais relatam suas experiências. Os resultados apontam que o pensamento hegemônico atravessa os discursos e as práticas dos professores ao mesmo tempo em que des(constroem) a realidade por meio de incessantes lutas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1059 10.36524/dect.v8i01.1059 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1059 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v8i01.1059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1059/653 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 01 (2018): 2018 - 01 2236-2150 10.36524/dect.v8i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028819701760 |