AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SEUS IMPACTOS NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DO IFES – CAMPUS COLATINA: OLHARES DE ONTEM E DE HOJE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albani, Míriam
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1059
Resumo: A contemporaneidade é marcada por profundas transformações que impactam o ser e o fazer dos indivíduos. Diante desse contexto, este trabalho busca investigar as percepções dos professores sobre as reformas da educação profissional por que passou o Ifes – Campus Colatina. O problema de pesquisa surge da necessidade de identificar o impacto dessas mudanças para os professores no seu cotidiano de trabalho e de que forma essa questão produziu seus pensamentos e suas práticas. Como metodologia adotou-se a abordagem qualitativa, na qual foram analisadas as narrativas dos professores através das quais relatam suas experiências. Os resultados apontam que o pensamento hegemônico atravessa os discursos e as práticas dos professores ao mesmo tempo em que des(constroem) a realidade por meio de incessantes lutas.
id IFES-1_ec86972c77cdcde83323c6ab3c5878a9
oai_identifier_str oai::article/1059
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SEUS IMPACTOS NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DO IFES – CAMPUS COLATINA: OLHARES DE ONTEM E DE HOJEEducaçãoReforma do ensinoProfessoresGlobalizaçãoA contemporaneidade é marcada por profundas transformações que impactam o ser e o fazer dos indivíduos. Diante desse contexto, este trabalho busca investigar as percepções dos professores sobre as reformas da educação profissional por que passou o Ifes – Campus Colatina. O problema de pesquisa surge da necessidade de identificar o impacto dessas mudanças para os professores no seu cotidiano de trabalho e de que forma essa questão produziu seus pensamentos e suas práticas. Como metodologia adotou-se a abordagem qualitativa, na qual foram analisadas as narrativas dos professores através das quais relatam suas experiências. Os resultados apontam que o pensamento hegemônico atravessa os discursos e as práticas dos professores ao mesmo tempo em que des(constroem) a realidade por meio de incessantes lutas.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/105910.36524/dect.v8i01.1059Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 01 (2018): 2018 - 012236-215010.36524/dect.v8i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1059/653Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbani, Míriam2021-02-12T14:13:57Zoai::article/1059Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:08.389660Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SEUS IMPACTOS NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DO IFES – CAMPUS COLATINA: OLHARES DE ONTEM E DE HOJE
title AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SEUS IMPACTOS NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DO IFES – CAMPUS COLATINA: OLHARES DE ONTEM E DE HOJE
spellingShingle AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SEUS IMPACTOS NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DO IFES – CAMPUS COLATINA: OLHARES DE ONTEM E DE HOJE
Albani, Míriam
Educação
Reforma do ensino
Professores
Globalização
title_short AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SEUS IMPACTOS NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DO IFES – CAMPUS COLATINA: OLHARES DE ONTEM E DE HOJE
title_full AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SEUS IMPACTOS NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DO IFES – CAMPUS COLATINA: OLHARES DE ONTEM E DE HOJE
title_fullStr AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SEUS IMPACTOS NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DO IFES – CAMPUS COLATINA: OLHARES DE ONTEM E DE HOJE
title_full_unstemmed AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SEUS IMPACTOS NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DO IFES – CAMPUS COLATINA: OLHARES DE ONTEM E DE HOJE
title_sort AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SEUS IMPACTOS NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DO IFES – CAMPUS COLATINA: OLHARES DE ONTEM E DE HOJE
author Albani, Míriam
author_facet Albani, Míriam
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albani, Míriam
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Reforma do ensino
Professores
Globalização
topic Educação
Reforma do ensino
Professores
Globalização
description A contemporaneidade é marcada por profundas transformações que impactam o ser e o fazer dos indivíduos. Diante desse contexto, este trabalho busca investigar as percepções dos professores sobre as reformas da educação profissional por que passou o Ifes – Campus Colatina. O problema de pesquisa surge da necessidade de identificar o impacto dessas mudanças para os professores no seu cotidiano de trabalho e de que forma essa questão produziu seus pensamentos e suas práticas. Como metodologia adotou-se a abordagem qualitativa, na qual foram analisadas as narrativas dos professores através das quais relatam suas experiências. Os resultados apontam que o pensamento hegemônico atravessa os discursos e as práticas dos professores ao mesmo tempo em que des(constroem) a realidade por meio de incessantes lutas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1059
10.36524/dect.v8i01.1059
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1059
identifier_str_mv 10.36524/dect.v8i01.1059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1059/653
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 01 (2018): 2018 - 01
2236-2150
10.36524/dect.v8i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028819701760