CONTRIBUIÇÃO DA DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo Severo, Thiago Emmanuel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Schulz, Luciane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/135
Resumo: O presente artigo relata os resultados do projeto Essa Semana na Ciência, realizando entre os semestres de 2014.1 a 2015.1, utilizado como ferramenta para o Ensino de Ciências no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Natal. Semanalmente os alunos publicaram em forma de vídeo, resumos dos acontecimentos do mundo científico, após visitarem e pesquisarem cerca de 9 portais de divulgação científica, totalizando 148 matérias. Por meio desse projeto, evidenciou-se que o envolvimento dos alunos com atividades associadas a produção, disseminação e uso da narrativa científica, são componentes indispensáveis para a construção do conhecimento científico e ampliação do diálogo destes com a sociedade.
id IFES-1_ecaa68f45b23a7a2786348e4328a8bcd
oai_identifier_str oai::article/135
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÃO DA DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIASEnsino de ciênciasFormação inicialPopularização da ciênciaO presente artigo relata os resultados do projeto Essa Semana na Ciência, realizando entre os semestres de 2014.1 a 2015.1, utilizado como ferramenta para o Ensino de Ciências no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Natal. Semanalmente os alunos publicaram em forma de vídeo, resumos dos acontecimentos do mundo científico, após visitarem e pesquisarem cerca de 9 portais de divulgação científica, totalizando 148 matérias. Por meio desse projeto, evidenciou-se que o envolvimento dos alunos com atividades associadas a produção, disseminação e uso da narrativa científica, são componentes indispensáveis para a construção do conhecimento científico e ampliação do diálogo destes com a sociedade.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/13510.36524/dect.v5i04.135Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 04 (2015): 2015 - 03; 115-1272236-215010.36524/dect.v5i04reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/135/130Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo Severo, Thiago EmmanuelSchulz, Luciane2019-12-06T16:18:44Zoai::article/135Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:03.907646Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÃO DA DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title CONTRIBUIÇÃO DA DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
spellingShingle CONTRIBUIÇÃO DA DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Araújo Severo, Thiago Emmanuel
Ensino de ciências
Formação inicial
Popularização da ciência
title_short CONTRIBUIÇÃO DA DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full CONTRIBUIÇÃO DA DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_fullStr CONTRIBUIÇÃO DA DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÃO DA DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_sort CONTRIBUIÇÃO DA DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
author Araújo Severo, Thiago Emmanuel
author_facet Araújo Severo, Thiago Emmanuel
Schulz, Luciane
author_role author
author2 Schulz, Luciane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo Severo, Thiago Emmanuel
Schulz, Luciane
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Formação inicial
Popularização da ciência
topic Ensino de ciências
Formação inicial
Popularização da ciência
description O presente artigo relata os resultados do projeto Essa Semana na Ciência, realizando entre os semestres de 2014.1 a 2015.1, utilizado como ferramenta para o Ensino de Ciências no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Natal. Semanalmente os alunos publicaram em forma de vídeo, resumos dos acontecimentos do mundo científico, após visitarem e pesquisarem cerca de 9 portais de divulgação científica, totalizando 148 matérias. Por meio desse projeto, evidenciou-se que o envolvimento dos alunos com atividades associadas a produção, disseminação e uso da narrativa científica, são componentes indispensáveis para a construção do conhecimento científico e ampliação do diálogo destes com a sociedade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/135
10.36524/dect.v5i04.135
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/135
identifier_str_mv 10.36524/dect.v5i04.135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/135/130
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 04 (2015): 2015 - 03; 115-127
2236-2150
10.36524/dect.v5i04
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028088844288